Consultoria do Rock: 30 anos de "Killers" e "Maiden Japan"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Pablo Ribeiro, Fonte: Consultoria do Rock
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 23/06/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Trinta anos atrás a Donzela de Ferro lançava o segundo (e último) full-length com seu primeiro vocalista oficial: Paul Di'Anno. Gravado entre novembro de 1980 e janeiro de 1981, "Killers" foi lançado no dia 2 de fevereiro de 1981 no Reino Unido, com 10 faixas. O mercado norte-americano só viu o lançamento doméstico do disco quatro meses depois, em 6 de junho de 1981, incluindo uma canção extra: "Twilight Zone".

1 acessosIron Maiden: Quadrinhos e action figures na Comic-Con de San Diego5000 acessosConfissões de uma groupie - a autobiografia de Pamela Miller

Curiosamente, todas as músicas, com exceção de "Murders in the Rue Morgue" e "Prodigal Son", foram escritas ainda na época do primeiro álbum da banda, o também seminal "Iron Maiden", embora tenham sido profissionalmente registradas somente nas sessões para Killers - com exceção de "Wrathchild", que, em uma versão um pouco diferente, havia sido gravada para a coletânea "Metal For Muthas", lançada em 1980.

Ainda antes do disco, em outubro de 1980, a Donzela soltou o single para "Women in Uniform", cover da banda glam australiana Skyhooks, originalmente editda dois anos antes. No lado B, uma inédita de Harris, "Invasion", e uma versão ao vivo de "Phantom of the Opera" gravada ao vivo no Marquee Club de Londres, no mesmo ano. Detalhe para a capa da bolachinha: O monstrengo/mascote Eddie agarrado em duas moças de olhar apaixonado, enquanto a "dama de ferro" Margareth Thatcher (primeira-ministra britânica na época) espreita em uma viela logo à frente, munida de uma metranca de respeito, devidamente fardada com uma improvável vestimenta militar - com direito a quepe, inclusive. Nenhuma das faixas do single foi incluída originalmente em "Killers", mas foram acrescentadas a um CD bônus das edições especiais duplas do Iron Maiden, lançadas em 1995.

Quatro meses depois da prévia com o single supracitado, e com o novo guitarrista Adrian Smith no lugar de Dennis Stratton, chegou às lojas britânicas o petardo completo: "Killers". Na capa, um Eddie com um semblante muito mais cínico que no primeiro disco segura uma machadinha ensanguentada tendo como pano de fundo uma Londres decadente. Uma vítima ainda agonizante (Thatcher?) usa de suas últimas forças para puxar a camiseta do mascote. A edição original em LP do álbum, e reedições do mesmo formato, traziam na contracapa uma foto de toda a banda ao vivo, e miniaturas individuais de cada um dos responsáveis pelo disco e suas respectivas funções. A saber: Paul Di'Anno nos vocais, o "chefão" Steve Harris no baixo, Dave Murray e o novato Adrian Smith nas guitarras, e Clive Burr na bateria. Já as edições em CD contavam apenas com um fundo azul escuro, com o nome das faixas e sua respectiva duração em branco. A imagem da contracapa do LP original, no entanto, passou a ser parte interna do encarte. Em 1998, juntamente com a maior parte do catálogo da donzela, "Killers" foi novamente relançado, com as 11 faixas da versão original norte-americana, sem CD bônus, e com sua contracapa contando com um fundo predominantemente vermelho, com uma foto da banda e as informações impressas em preto. Essa edição conta ainda com vídeos multimídia para "Wrathchild" e "Killers". Essa é a edição que ainda se encontra em catálogo no mercado.

Continue lendo no blog Consultoria do Rock (link abaixo).

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

1 acessosIron Maiden: Quadrinhos e action figures na Comic-Con de San Diego839 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1266 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?

TraduçãoTradução
O clássico Number Of The Beast, do Iron Maiden

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

Pamela MillerPamela Miller
Uma controversa personagem dos bastidores do rock

MetallicaMetallica
Ulrich comenta os motivos da saída de Jason Newsted

Alfabeto do RockAlfabeto do Rock
As 15 melhores músicas de Metal

5000 acessosSlipknot: Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreira5000 acessosArnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao Metallica5000 acessosEm 10/08/1993: Euronymous é assassinado por Varg Vikernes5000 acessosMemoráveis como a música: os 25 melhores logos de bandas5000 acessosSlayer: as dez melhores músicas segundo o site Loudwire5000 acessosMegadeth: Marty Friedman explica porque não quer voltar

Sobre Pablo Ribeiro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online