Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de maio de 2023
Uma das melhores coisas da vida do headbanger é ver a sua banda do coração ao vivo. Assistir um show de heavy metal costuma ser uma experiência inesquecível (por boas razões) do início ao fim. Porém, como todos nós sabemos, um show da nossa banda preferida no Brasil é um evento que não acontece com muita frequência. E os álbuns ao vivo estão aí para quebrar esse galho e matar a nossa saudade.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Os discos "live" costumam apresentar versões matadoras de clássicos que já são excelentes em suas versões de estúdio. Alguns desses trabalhos merecem atenção especial. A lista a seguir, elaborada pelo redator Mateus Ribeiro, apresenta cinco casos de discos ao vivo que você, caro headbanger, deveria ouvir ao menos uma vez na vida. Aperte o play e boa diversão!
"Live After Death" - Iron Maiden (1985)
O primeiro ao vivo do Iron Maiden foi gravado durante a "World Slavery Tour", longa turnê de divulgação de "Powerslave", que percorreu muitos lugares do Planeta Terra e passou pelo Brasil. Na época, o Maiden vivia uma das melhores fases de sua carreira e os músicos do então quinteto estavam mandando muito bem.
"Live After Death" capta toda a essência do Maiden e apresenta grandes clássicos da banda liderada por Steve Harris, como "The Number Of The Beast", "Iron Maiden", "Aces High", "Powerslave" e "Flight Of Icarus".
"Priest…Live!" - Judas Priest (1987)
Se algum dia alguém completamente leigo no assunto te perguntar o que é heavy metal, a resposta mais certeira está presente em um disco do Judas Priest. Se esse álbum for "Priest…Live!", melhor ainda. Lançado em 1987, o segundo ao vivo do grupo britânico é uma aula completa sobre metal ministrada por uma banda muito afiada, cheia de sangue nos olhos e com a faca nos dentes.
Tudo o que o que representa o heavy metal se faz presente em "Priest…Live!": riffs cortantes, batidas marcantes e muita energia. Tudo isso comandado pela voz de Rob Halford, um dos maiores vocalistas da história da música pesada.
"Decade Of Aggression" - Slayer (1991)
O Slayer é um poço de agressividade e isso pode ser conferido em seu primeiro disco ao vivo, "Decade Of Aggression". Gravado pela formação original da banda, o álbum explica as razões pelas quais o Slayer é venerado por dez entre dez fãs de thrash metal.
Repleto de clássicos do Slayer, "Decade Of Aggression" reúne tudo o que transformou o Slayer em um titã do metal: peso, velocidade, brutalidade, violência e doses cavalares de ódio.
"Reunion" - Black Sabbath (1998)
A formação clássica do Black Sabbath é o maior time da história do heavy metal e gravou alguns dos discos mais influentes do estilo. O único erro cometido por Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward foi a ausência de um álbum ao vivo. Felizmente, o equívoco foi reparado em 1998, com o lançamento de "Reunion".
Embora não tenha sido gravado na fase áurea do Sabbath, "Reunion" é um registro histórico e obrigatório, que traz alguns dos maiores hinos da música pesada.
"Live Scenes From New York" - Dream Theater (2001)
"Live Scenes From New York" é um ao vivo TRIPLO (!!!) gravado na cidade de origem do Dream Theater. O disco abre com o conceitual (e excelente) "Metropolis Pt. 2: Scenes From A Memory" na íntegra e a sua segunda metade é composta por clássicos imortais da maior banda da história do metal progressivo.
É claro, óbvio e evidente que "Live Scenes From New York" é um show de técnica, habilidade e bom gosto, características que agradam não somente os fãs de prog metal, mas toda pessoa que gosta de música bem feita.
E aí, gostou da lista? Caso queira ouvir cinco músicas de cada disco, ouça a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps