RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A música que integrantes do Black Sabbath gravaram chapados e pelados

O álbum do Metallica que Lars Ulrich achou "duro demais" até para os padrões da banda

"Last Rites", as derradeiras memórias de Ozzy Osbourne

O clássico do Floyd que Roger Waters temia que David Gilmour tivesse roubado de outra pessoa

Nikki Sixx explica ausência do Mötley Crüe na despedida de Ozzy e do Black Sabbath

Mark Knopfler revela o guitarrista que ele sempre almejou ser; "Era tudo o que eu queria"

Vivian Campbell revela opinião de Dio sobre seu solo em "Holy Diver": "Fiquei intimidado"

Dois astros do rock aparecem em lista de homens mais atraentes de todos os tempos

Os dois colossais eventos que ninguém deu bola por causa da despedida do Black Sabbath

Lars Ulrich achava que metal estava "sonolento" e "entediante" no fim dos anos 80

Os 10 maiores riffs de guitarra do rock nacional de todos os tempos

Baixistas com pegada rocker que todo iniciante ou iniciado deveria conhecer

O guitarrista favorito de Yngwie Malmsteen que ele manteve em segredo a admiração

Cinco bandas que chegaram ao fim e deixaram muitas saudades

As impressões que o público deixou em Lars Ulrich na primeira turnê do Metallica no Brasil


Stamp

Régis Tadeu: Começou a III Guerra Mundial. E ela é digital!

Por Carlos Alberto de Oliveira
Fonte: Na Mira do Régis
Postado em 24 de janeiro de 2012

Regis Tadeu, editor das revistas Cover Guitarra, Cover Baixo, Batera, Teclado & Piano e Studio, escreveu em sua coluna no Yahoo! Na Mira do Régis sobre os recentes episódios envolvendo o SOPA e o fechamendo do Megaupload, confira alguns trechos:

Eu sei que você pode pensar que meus miolos estão submersos por conta da grande quantidade de chuva que anda caindo em São Paulo para que eu tenha escrito o título deste texto. Não me importo. Você pode pensar o que quiser. E é justamente por defender a sua liberdade que resolvi escrever este artigo, baseado em tudo o que vi, li e ouvi na semana passada a respeito da verdadeira batalha que está em ação não apenas na internet, mas também nos corredores do Congresso americano. Uma batalha que pode mudar a sua vida para pior.

Calma, eu explico...

É claro que você sabe a respeito do fechamento do Megaupload (leia ). Fundado pelo alemão Kim Schmitz em 2005 e com sede em Hong Kong, este sistema de compartilhamento de arquivos tinha expandido seus tentáculos ao criar uma série de serviços de armazenamento específico. Já tinha chegado ao incrível número de 82 milhões de visitantes únicos e 440 milhões de visualizações em todo o planeta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Só que o encerramento de suas atividades por conta da ação do FBI provocou a mais incrível retaliação digital já vista, capitaneada por um enorme grupo de hackers autodenominado "Anonymous", do qual fazem parte mais de seis mil especialistas em derrubar e contaminar de maneira on line qualquer coisa que vejam pela frente. O que se viu a seguir foram sites até então inexpugnáveis serem derrubados como moscas por uma raquete elétrica. Entidades governamentais — incluindo o Departamento de Justiça americano e o próprio FBI -, da indústria da música e do cinema foram bombardeadas com tal intensidade que cada site foi "bloqueado" e tirado do ar.

Mas a coisa toda tomou uma proporção exponencialmente mundial porque isto aconteceu exatamente quando dois projetos de lei americanos estavam prestes a serem votados no Congresso Americano. O "Stop Online Piracy Act" (SOPA), do senador republicano Lamar Smith, do Texas, tinha como proposta principal endurecer — e muito — a batalha contra a pirataria e atingir os sites que compartilhavam "materiais pirateados", tudo em conluio com o segundo projeto, "Protect IP Act" (PIPA), que corre no Senado americano. A pressão foi tamanha que ambos os projetos tiveram suas votações adiadas e foram retirados da pauta na semanada passada em vista dos "últimos acontecimentos", um eufemismo para "se não pararmos com isto, vai dar uma merda histórica".

(...)

Ok, vamos falar a verdade e parar com este falso puritanismo: todo mundo já baixou música, vídeos, filmes e o escambau a quatro pela internet. Então, vamos todos deixar de ser hipócritas.

O que a indústria e os governos parecem não entender é que não é mais possível criar um projeto que consiga proteger os direitos autorais. Não dá mais para enfrentar a pirataria na internet. Outra coisa: ninguém está pedindo para os artistas ou criadores trabalharem de graça, mas sim que as indústrias que os empregam passem a entender de uma vez por todas que seus antigos modelos de negócios estão completamente defasados, que não dá para fazer o mundo inteiro regredir trinta anos para que voltem a lucrar como antigamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Vamos abordar o mercado musical? Ok. Sei que isto vai deixar os mais incautos de boca aberta, mas é a verdade: 90% dos artistas internacionais ultramega famosos colocam seus próprios discos na internet para download! É isto mesmo.

(...)

Agora, vamos encarar outra verdade? Este papo de "a pirataria faz o artista não conseguir viver de sua música" é pura cascata para enganar otários. Todo artista esperto já percebeu que o lance hoje é ganhar grana com os shows. Aliás, hoje não. Sempre foi assim. Nenhum artista do planeta realmente ganhou dinheiro com vendas de discos. Perto do faturamento com os shows, a grana advinda da venda de discos sempre foi irrisória, já que os royalties sempre foram muito baixos. Quem ganhava era a gravadora. Hoje isto acabou.

O que acontecia é que a maioria destes mesmos artistas recebia de suas gravadoras "adiantamento em dinheiro" para gravar seus discos, grana esta que era descontada da banda conforme as vendas do disco iam sendo atualizadas. E isto também era regra aqui no Brasil. Acabou esta mamata, né?

Hoje, todo artista ganha indiretamente muito mais dinheiro com o "roubo" de suas ideias do que com a execução e/ou vendas das mesmas. Se para ganhar MUITO DINHEIRO com shows, barraquinha de "merchandise" e o caralho a quatro o artista tiver que dar de ombros caso o seu disco seja "downloadeado", ele vai fazer isto. Na verdade, ele já faz isto. Ao postar propositalmente os seus discos para download, o artista sabe que vai despertar a curiosidade do fã em relação ao seu show, o que significa mais ingressos, camisetas e mesmo CDs e DVDs vendidos nas barraquinhas de badulaques que são montadas em cada apresentação. Como o artista sabe que mais de 90% do dinheiro da venda dos CDs nas lojas vai para a gravadora, enquanto que no show a empresa não "morde" nada, adivinhe quem ele prefere agradar?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Veja o caso deste modestíssimo escriba aqui. Os textos que escrevo aqui no Yahoo são reproduzidos em centenas de outros sites, blogs e o escambau a quatro espalhados pela internet, sempre citando a fonte. Você acha que vamos brigar com cada um deles por causa dos "direitos de publicação" se o que eles estão fazendo é justamente divulgar o nosso trabalho? Claro que não, né?

Leia o artigo completo neste link.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS