Metaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico
Fonte: O Globo
Postado em 20 de setembro de 2013
Matéria do O Globo fala sobre o uso da expressão "metaleiro", popularizada em uma reportagem de quase três décadas atrás feita pela jornalista Leilane Neubarth, durante a primeira edição do Rock in Rio, mas que continua polêmica até os dias atuais, sendo rejeitada por muitos por achá-la pejorativa.
"Entre os fãs de heavy metal, ninguém é chamado de metaleiro. A palavra 'rock' não tem tradução, ninguém no Brasil escreve "rock" com q u e, porque ela não precisa ser traduzida. Assim como 'headbanger' poderia muito bem ser utilizada em inglês por aqui", diz de um lado o jornalista Marcos Bragatto, do Rock em Geral.
Já Leilane tem outro ponto de vista: "Ando de moto há 30 anos e para mim não há diferença nenhuma entre um e outro, pode me chamar de motoqueira que eu não me ofendo. Mas tem gente que acha que falar 'motoqueiro' é uma forma de inferiorizar e isso não tem nada a ver.(...) Jamais poderíamos falar 'headbanger' numa reportagem da Rede Globo, que é um canal de TV aberto. Faz parte das normas de mídia de massa evitar jargões ou palavras em outros idiomas e não há nada de pejorativo nisso".
Leia a matéria completa no link abaixo:
Rock In Rio 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps