Lou Reed: mais um verdadeiro artista dá adeus
Por Fábio Gudolle
Fonte: Cogumelo do Zebu
Postado em 01 de novembro de 2013
LOU REED morreu. Infelizmente. Aos 71 anos um dos mais geniais músicos e poetas do século XX se despediu tranquilo e consciente, no último domingo em sua casa em Long Island, Nova York. A causa foi por complicações decorrentes de um transplante de fígado feito em maio.
Guitarrista, letrista e compositor, Lou Reed nasceu no Brooklyn e quando grande tornou-se um exímio observador. Longe da cena pacífica e colorida de paz e amor dos hippies, Reed era mais realista. Sua alma de legítimo artista caminhava ao contrário da beleza. Pelas ruas cinzentas de Nova York foi imbuído pelas mazelas da sociedade americana. E nessa perspectiva caótica de miséria, violência, drogas e prostituição fundou o THE VELVET UNDERGROUND na metade da década de 1960 com o baixista John Cale, o guitarrista Sterling Morrison e o baterista Angus MacAlise, para retratar e dar voz aos marginalizados.
Com uma proposta extremamente experimental, mesclando poesia, melodia e ruído tornaram-se uma banda de vanguarda. Inovadora e eternamente influente para o rock mundial. O Velvet foi uma referencia de rebeldia criativa e estilística. Sem eles é difícil imaginar o surgimento de correntes como o Glam, o Punk, o Gótico, o Industrial e o Pós-Punk. Tudo isso Lou Reed pode ser considerado progenitor. Além da noção de independência, que o Underground do nome da banda já sugeria, de não ter a pretensão de ser puramente comercial e de agir ao pegar os instrumentos e fazer sua música autoral. Se a cena independente existe em todo canto do mundo, certamente tem um pouco de Lou Reed e do Velvet Underground ali.
O artista pop Andy Warhol foi um dos poucos que pressentiu que eles poderiam ser grandes e contribuiu para a importância do grupo ao assinar uma das artes mais icônicas de um álbum de rock, a simples banana, e trazer a cantora alemã Nico e seus vocais fortes e graves para a banda. Registro de estreia de 1967, que é coberta de clássicos, como: "Sunday Morning" (sobre a ressaca mental de uma noite de excessos), "I'm Waiting for the Man" (o dependente à espera do traficante), "Venus In Furs" e "Heroin". Uma obra capital perene do rock.
Depois vieram White Light/White Heat (1968), o homônimo The Velvet Underground (1969) e Loaded (1970). Todos estes com a maioria das letras e canções escritas por Lou Reed. Após a dissolução do grupo, em 1970, Reed continua sua missão sozinho: pintar o lado atroz das ruas através da poesia. Com Transformer (1972) e Berlin (1973) chega à tradução de sua sensibilidade. "Walk on the Wild Side" (apelo a uma existência abusiva e um tributo aos travestis e homossexuais) e "Perfect Day" (uma lira comovente) são seus épicos.
A música de Lou Reed, tanto nos Velvets como nos seus trabalhos solos, possuem uma sonoridade impecável e entusiasmante. E por conta disso e a despeito das suas muitas poesias duras, elas trazem uma sensação de esperança por trás.
Se Bukowski fosse roqueiro seria o Lou Reed...? O fato é que ele foi uma espécie de porta-voz de uma geração descrente e confusa e seu discurso sempre será atual. E pessoas iluminadas e corajosas assim sempre farão muita falta.
Morte de Lou Reed
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
A clássica banda prog que Dave Grohl nunca curtiu; "hippie demais pra mim"
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
O grave problema que uniu Raul Seixas, Tim Maia e Jorge Ben Jor no final dos anos 1980
John Bonham usou o filho de 12 anos para provar que Phil Collins não era um bom baterista
A banda que tocou antes e empolgou tanto que fãs deixaram festival na vez de Tarja

Viúva confessa "vício" em usar inteligência artificial para "manter contato" com Lou Reed

A época em que Regis Tadeu ganhava a vida fazendo covers de The Doors e Lou Reed
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"



