Led Zeppelin: juiz dá continuidade a processo de plágio de "Stairway to Heaven"
Por Fernando Portelada
Fonte: BraveWords
Postado em 07 de maio de 2015
Um processo que afirmava que "Stairway To Heaven" tinha sido plagiada de uma música da banda SPIRIT, sobreviveu ao seu primeiro desafio. Um juiz americano decretou ontem que o caso de quebra de direitos autorais contra o LED ZEPPELIN não deve ser arquivado, e o transferiu para a corte federal de Los Angeles.
Para muitos ouvidos, as notas de abertura de "Stairway To Heaven" são bem parecidas com as de "Taurus", uma peça instrumental lançada no álbum de estreia do SPIRIT em 1968.
No final de 1969, as duas bandas participaram da mesma turnê, dividindo vários palcos.
Advogados dos membros sobreviventes da banda, assim como da Warner Music Group, pediram para o juiz Juan Sanchez que o caso fosse arquivado ou movido para a Califórnia, citando a presença de diversas testemunhas e documentos nesta localidade. O SPIRIT assinou o contrato para seu primeiro disco na Califórnia. O advogado dos representantes do guitarrista do grupo, Randy California, que trouxe o processo há um ano, disse que ele deve ficar na Pensilvânia, em parte porque os três músicos tocaram a clássica faixa no Live Aid de 1985 na Filadélfia.
Leia mais, em inglês, no link a seguir:
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-05-07/led-zeppelin-judge-declines-to-dismiss-stairway-to-heaven-copyright-suit
Led Zeppelin - O plágio de Stairway To Heaven
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps