A música que era "pior faixa do disco" e se tornou um dos maiores hits do rock
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de junho de 2023
A banda canadense Rush é uma das instituições mais respeitadas e influentes do rock and roll. Ao longo de sua brilhante trajetória, o trio escreveu grandes músicas, caso da clássica "Tom Sawyer", faixa que abre o magnífico "Moving Pictures", lançado em 1981.
"‘Tom Sawyer’ é uma verdadeira marca registrada para nós. Musicalmente é muito poderosa e liricamente tem um espírito que ressoa em muitas pessoas. É uma espécie de hino", afirmou à Classic Rock o guitarrista Alex Lifeson.
Considerada uma das melhores músicas do Rush, "Tom Sawyer" foi escrita pelos integrantes do trio em parceria com Pye Dubois, que também co-escreveu as canções "Force Ten", "Between Sun And Moon" e "Test For Echo".
"Pye era um pouco misterioso, uma espécie de sujeito estranho! Ele era muito peculiar, um pouco maluco, mas escrevia ótimas letras. E por volta de 1980, ele enviou um poema para Neil [Peart, baterista] com a ideia de colaborar em uma música. O rascunho original se chamava ‘Louie The Warrior’. Neil pegou essa ideia e a moldou, tirou algumas das falas de Pye e acrescentou o que ele tinha", disse Lifeson.
O poema acabou virando "Tom Sawyer", que segundo o baixista/vocalista Geddy Lee, foi por muito tempo o patinho feio de "Moving Pictures".
"Quando estávamos trabalhando em Tom Sawyer, na verdade, por muito tempo, foi a pior música do disco", disse Lee, a Philip Wilding, da revista Prog.
"Tivemos mais problemas com essa música do que com qualquer outra. Eu tinha dúvidas reais sobre se a música estava funcionando. Lembro-me de quando viemos fazer o solo e estávamos tendo muitos problemas para conseguir um som que deixasse Alex feliz. De repente, [o engenheiro do álbum] Paul Northfield meio que entrou em ação e teve a ideia de microfonar os alto-falantes estéreo e fazer o solo em uma propagação estéreo. Isso deu aquele tipo de som tubular. E então, finalmente ganhou vida.
Mas quando terminamos e estávamos mixando a música, tivemos problemas com o computador que estava executando a mixagem, então todos nós tínhamos nossas mãos em diferentes partes do console operando manualmente porque não confiávamos naquela maldita coisa (...). Mas mesmo assim, lembro-me de ter dúvidas sobre essa música. Então, quando ouvimos na íntegra, foi como, ‘Puta merda!’, quando aqueles pedais de baixo entraram. Foi como, ‘Ok, isso funciona’. Mas até aquele ponto, havia muitas dúvidas sobre essa canção", concluiu o frontman do Rush.
No fim das contas, "Tom Sawyer" foi gravada e se tornou um dos maiores hits da história do rock, mesmo sendo a pior faixa de "Moving Pictures".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps