Led Zeppelin: Tom Jobim citado em defesa do caso de plágio de Stairway

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por João Paulo Andrade, Fonte: Tribuna Online
Enviar correções  |  Comentários  | 

O Led Zeppelin é alvo de uma ação que se arrasta por alguns anos que pretende provar que o clássico Stairway To Heaven contem trechos plagiados da faixa Taurus da banda Spirit. A ação foi movida por Michael Skidmore, representante de Randy Wolfe, autor da faixa original do Spirit, já morto. No momento o julgamento está em fase adiantada, e entre outras testemunhas, incluindo o próprio Plant, especialistas foram convocados para dar opiniões técnicas sobre a acusação de plágio.

Um destes especialistas foi Lawrence Ferrara, professor de música da Universidade de Nova York, que defendeu o Led Zeppelin das acusações: "Trata-se de um bloco de construção musical que não pode ser considerado uma propriedade intelectual de alguém, mas algo comum."

Citando que muitos compositores usam a mesma construção, Ferrara citou “Insensatez”, de Tom Jobin, além de "My Michelle" dos Beatles entre faixas anteriores à música do Spirit que trariam a mesma progressão musical. Ouça alguns áudios abaixo.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O trecho da faixa do Spirit porém é muito mais semelhante à intro de "Stairway to Heaven" conforme pode ser ouvido abaixo a partir dos 40s.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Qual você espera que seja o resultado do julgamento?

Leia mais sobre as acusações de plágio nos links abaixo.

5000 acessosLed Zeppelin: ação acusa banda de plágio em "Stairway To Heaven"2586 acessosLed Zeppelin: baixista do Spirit acusa banda de plágio2241 acessosLed Zeppelin: advogado em plágio questionado por juiz5000 acessosLed Zeppelin: Page diz que a ação contra "Stairway" é ridícula3349 acessosLed Zeppelin: Jimmy Page rebate acusações de plágio2259 acessosLed Zeppelin: advogada famosa defenderá banda em caso de plágio5000 acessosLed Zeppelin: primeira batalha perdida no processo de plágio2877 acessosLed Zeppelin: juiz americano dá continuidade a processo de plágio2709 acessosLed Zeppelin: Eles são talentosos e não precisam plagiar ninguém?5000 acessosLed Zeppelin: processo contra "Stairway To Heaven" continua3682 acessosLed Zeppelin: em processo de plágio, Page diz que não se lembra3269 acessosLed Zeppelin: Page diz nunca ter ouvido Taurus antes do processo5000 acessosLed Zeppelin: Plágio de "Stairway" pode ser resolvido com US$1?5000 acessosLed Zeppelin: Banda vence julgamento sobre plágio em "Stairway"4076 acessosKiss: Paul Stanley fala sobre processo envolvendo o Led Zeppelin3669 acessosLed: gastaram 2 milhões com advogados e querem a grana de volta5000 acessosOzzy Osbourne: o veredito do madman sobre plágio do Led Zeppelin4514 acessosLed Zeppelin: os depoimentos de Page e Plant no julgamento764 acessosLed Zeppelin: advogados exigem que reclamantes paguem as custas

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+
0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

Sociedade AlternativaSociedade Alternativa
Fama proporcional à escassez teórica

DoentioDoentio
Black Metal composto apenas com gritos de pacientes loucos

AnthraxAnthrax
Scott Ian apresenta a solução para o Phil Anselmo

5000 acessosMetallica: Ulrich comenta sobre seu maior erro5000 acessosMetal: nomes do gênero que assumiram ser cristãos5000 acessosMetallica: gosto musical impediu que se tornassem um Maiden4338 acessosIron Maiden: a controvérsia causada por "The Number Of The Beast"5000 acessosLed Zeppelin: plágios, homenagens ou mera coincidência?5000 acessosSlash: como ele começou a gostar de rock?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 22 de junho de 2016

Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)

Mais matérias de João Paulo Andrade no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online