Tom Jobim é citado em defesa do caso de plágio de "Stairway to Heaven"
Por João Paulo Andrade
Fonte: Tribuna Online
Postado em 22 de junho de 2016
O Led Zeppelin é alvo de uma ação que se arrasta por alguns anos que pretende provar que o clássico Stairway To Heaven contem trechos plagiados da faixa Taurus da banda Spirit. A ação foi movida por Michael Skidmore, representante de Randy Wolfe, autor da faixa original do Spirit, já morto. No momento o julgamento está em fase adiantada, e entre outras testemunhas, incluindo o próprio Plant, especialistas foram convocados para dar opiniões técnicas sobre a acusação de plágio.
Um destes especialistas foi Lawrence Ferrara, professor de música da Universidade de Nova York, que defendeu o Led Zeppelin das acusações: "Trata-se de um bloco de construção musical que não pode ser considerado uma propriedade intelectual de alguém, mas algo comum."
Citando que muitos compositores usam a mesma construção, Ferrara citou "Insensatez", de Tom Jobin, além de "My Michelle" dos Beatles entre faixas anteriores à música do Spirit que trariam a mesma progressão musical. Ouça alguns áudios abaixo.
O trecho da faixa do Spirit porém é muito mais semelhante à intro de "Stairway to Heaven" conforme pode ser ouvido abaixo a partir dos 40s.
Qual você espera que seja o resultado do julgamento?
Leia mais sobre as acusações de plágio nos links abaixo.
Led Zeppelin - O plágio de Stairway To Heaven
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps