O que significa "Painkiller" no universo do Judas Priest? (não é analgésico)
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de março de 2025
Uma rápida olhada no dicionário nos diz que o significado literal de painkiller do inglês para português é curioso: analgésico. Ou seja, os medicamentos destinados ao controle e alívio da dor. Mas será que Rob Halford está cantando como louco "Esse é o Analgésico" no refrão da clássica música do Judas que saiu no álbum homônimo de 1990?
Judas Priest - Mais Novidades
Na verdade, para entender o que a lendária banda de metal inglesa quis dizer com "Painkiller" não é preciso ir muito longe. Basta dar uma olhada na própria letra, que é bastante clara e descritiva. Afinal, o refrão diz "este é o painkiller" enquanto os versos literalmente descrevem o que é essa tal entidade.
No site Letras.mus, o título da música é traduzido como "Exterminador" e realmente uma análise por associação faz lembrar uma figura desse tipo:
"Mais rápido do que uma bala/ Com um rugido aterrorizador / Enfurecido e cheio de ira / Ele é metade homem e metade máquina / Pilota o Monstro de Metal / Exalando fumaça e fogo / Aproximando-se com a vingança / Impondo-se sobre tudo".
Essa descrição, aliás, bate 100% com a figura metálica que é apresentada na arte da capa do álbum "Painkiller". Ou seja, longe de ser um analgésico, o Painkiller do Judas Priest é uma figura mais parecida com um super herói – nos moldes do Iron Man do Black Sabbath, que se relaciona com a humanidade no sentido ambíguo de tentar salvar ou destruir.
Segundo a Rádio Cidade, trata-se de uma entidade com um propósito claro: "Ao pé da letra, a música conta a história de um anjo de metal enviado à Terra para vingar a humanidade dos malfeitores".
Já de acordo com a Loudersound, o videoclipe entrega que se trata de um herói cibernético: "É o quarto da banda, dirigido por Wayne Isham, recém-saído de trabalhos com Pink Floyd, The Stones, Ozzy, Bon Jovi e Def Leppard – foi filmado em monocromático austero, num cenário que lembrava uma fundição de ferro. O efeito de luzes estroboscópicas, cortes rápidos e lavagens de luz brilhante enfatizam a dureza insistente da canção, talvez optando sabiamente por não encenar a narrativa lírica do super-herói cibernético que ressuscita a humanidade após o Armagedom, algo que soaria muito caro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
Ricardo Confessori quebra senso comum e diz que clima no Angra no "Fireworks" era bom
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
A contundente (e ríspida) opinião de Kerry King sobre o Korn
Megadeth fará, ao menos, mais uma turnê pela América Latina antes do fim
Deep Purple confirma retorno ao Brasil no final do ano
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
A opinião de Mike Portnoy e Dave Lombardo sobre Clive Burr do Iron Maiden
Com Lemmy nos vocais, Headcat lançará tributo a Buddy Holly
Accept anuncia "Teutonic Titans 1976-2026", álbum que comemora seus 50 anos
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
Elegant Weapons, banda de guitarrista do Judas Priest, lança segundo disco de estúdio
Os álbuns do Judas Priest que Richie Faulkner gostaria de celebrar em turnê
O que motivou Rob Halford a aceitar abrir turnê do Kiss com o Judas Priest
Judas Priest anuncia coletânea "The Best of", que será lançada em junho
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
O disco de power metal perfeito, na opinião de Corey Taylor
A banda de metal clássico que Robert Plant se arrepende profundamente de ter inspirado


