Led Zeppelin: os depoimentos de Page e Plant no julgamento por plágio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

A Rolling Stone publicou a transcrição completa dos depoimentos de Jimmy Page e Robert Plant no julgamento por plágio de “Stairway to Heaven”, movido pelos representantes do guitarrista Randy California, do Spirit. A alegação é que a canção do Led foi chupada de “Taurus”, música do Spirit.

1808 acessosLed Zeppelin: 24 curiosidades sobre "Stairway to Heaven"5000 acessosMusic Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos

Page admitiu em seu depoimento que comprou dois discos do Spirit, The Family That Plays Together e Clear, ambos lançados em 1969. No entanto, Jimmy declarou que não tinha o disco da estreia do Spirit, lançado em 1968 e que contém a faixa “Taurus”, ainda que hoje em dia possua o LP em sua coleção. Perguntado porque e quando comprou o primeiro álbum Spirit, Page respondeu: “Foi depois que as comparações entre as duas faixas começaram a surgir na internet. Meu genro me contou que as pessoas estavam comparando ‘Stairway' com uma música do Spirit, e eu disse que queria ouvir o disco. Então, fui até a minha coleção e procurei quais discos do Spirit eu tinha. O que encontrei foram o segundo e terceiro álbum da banda, bem como o Twelve Dreams of Dr. Sardonicus e um duplo ao vivo deles”. Jimmy Page informou também que, antes da associação entre “Stairway to Heaven” e “Taurus”, ele nunca tinha ouvido a música do Spirit antes.

Já Robert Plant declarou que não lembra de ter escutado “Taurus" antes de compor “Stairway to Heaven”. O vocalista contou que a única música que conhecia do Spirit na época era “Fresh Garbage”, presente em uma compilação lançada em 1968. Perguntado se havia assistido a banda tocar ao vivo no Mother’s Club de Birmingham, local que o Led Zeppelin frequentava com frequência e onde o Spirit se apresentou, Plant respondeu que não recorda de nenhuma banda que viu no palco do local. “Eu sei que eles tocaram lá, e foi em uma noite em que eu e minha esposa nos envolvemos em um acidente de carro. Ela teve uma fratura no crânio e eu parti o parabrisa com a cabeça. Eu estava hospitalizado no dia em que eles tocaram, não lembro de nada, não”.

Para ler os depoimentos completos de Jimmy Page e Robert Plant, ambos em inglês, clique aqui e aqui.

Comente: Page e Plant conheciam o Spirit antes de compor Stairway?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosLed Zeppelin: ação acusa banda de plágio em "Stairway To Heaven"2570 acessosLed Zeppelin: baixista do Spirit acusa banda de plágio2221 acessosLed Zeppelin: advogado em plágio questionado por juiz5000 acessosLed Zeppelin: Page diz que a ação contra "Stairway" é ridícula3331 acessosLed Zeppelin: Jimmy Page rebate acusações de plágio2251 acessosLed Zeppelin: advogada famosa defenderá banda em caso de plágio5000 acessosLed Zeppelin: primeira batalha perdida no processo de plágio em "Stairway to Heaven"2869 acessosLed Zeppelin: juiz dá continuidade a processo de plágio de "Stairway to Heaven"2700 acessosLed Zeppelin: Eles são talentosos e não precisam plagiar ninguém?5000 acessosLed Zeppelin: processo contra "Stairway To Heaven" continua3659 acessosLed Zeppelin: em processo de plágio, Page diz que não lembra de nada3256 acessosLed Zeppelin: Page diz nunca ter ouvido Taurus antes do processo5000 acessosLed Zeppelin: Plágio de "Stairway To Heaven" pode ser resolvido com US$1?5000 acessosLed Zeppelin: Tom Jobim citado em defesa do caso de plágio de Stairway5000 acessosLed Zeppelin: Banda vence julgamento sobre acusações de plágio em "Stairway To Heaven"4015 acessosKiss: Paul Stanley fala sobre processo envolvendo o Led Zeppelin3654 acessosLed Zeppelin: gastaram 2 milhões com advogados e querem a grana de volta5000 acessosOzzy Osbourne: o veredito do madman sobre plágio do Led Zeppelin

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Led ZeppelinLed Zeppelin
24 curiosidades sobre "Stairway to Heaven"

161 acessosDanilo Vicari: Top 10 Riffs do Led Zeppelin2453 acessosLed Zeppelin: Dando peso ao trailer de Thor Ragnarok0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Led ZeppelinLed Zeppelin
Page ignorou pedidos de Clinton e Obama para reunião

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Robert Plant e Patrícia Pillar

VocalistasVocalistas
Algumas das grandes vozes do rock

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 17 de agosto de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Spirit"

Music RadarMusic Radar
Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos

Filhos de RockstarsFilhos de Rockstars
Qualquer coincidência é mera semelhança

MetallicaMetallica
Integrantes andaram ouvindo Exaltasamba?

5000 acessosSlash: guitarrista conta como foi sua audição para o Poison5000 acessosDerek Riggs: "O Iron Maiden é muito ciumento"5000 acessosAjustes e Consertos em Baixos e Guitarras4231 acessosHair Metal: Os 10 maiores hits do gênero em 19854692 acessosO Exorcista: a relação de músicas do Purple e Ozzy com o filme5000 acessosEurope: a história por trás da música "The Final Countdown"

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online