Led Zeppelin: os depoimentos de Page e Plant no julgamento por plágio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

A Rolling Stone publicou a transcrição completa dos depoimentos de Jimmy Page e Robert Plant no julgamento por plágio de “Stairway to Heaven”, movido pelos representantes do guitarrista Randy California, do Spirit. A alegação é que a canção do Led foi chupada de “Taurus”, música do Spirit.

1339 acessosRobert Plant: Aston Martin DB5 que foi do cantor está à venda5000 acessosBruce Dickinson: ouça o alcance vocal do vocalista

Page admitiu em seu depoimento que comprou dois discos do Spirit, The Family That Plays Together e Clear, ambos lançados em 1969. No entanto, Jimmy declarou que não tinha o disco da estreia do Spirit, lançado em 1968 e que contém a faixa “Taurus”, ainda que hoje em dia possua o LP em sua coleção. Perguntado porque e quando comprou o primeiro álbum Spirit, Page respondeu: “Foi depois que as comparações entre as duas faixas começaram a surgir na internet. Meu genro me contou que as pessoas estavam comparando ‘Stairway' com uma música do Spirit, e eu disse que queria ouvir o disco. Então, fui até a minha coleção e procurei quais discos do Spirit eu tinha. O que encontrei foram o segundo e terceiro álbum da banda, bem como o Twelve Dreams of Dr. Sardonicus e um duplo ao vivo deles”. Jimmy Page informou também que, antes da associação entre “Stairway to Heaven” e “Taurus”, ele nunca tinha ouvido a música do Spirit antes.

Já Robert Plant declarou que não lembra de ter escutado “Taurus" antes de compor “Stairway to Heaven”. O vocalista contou que a única música que conhecia do Spirit na época era “Fresh Garbage”, presente em uma compilação lançada em 1968. Perguntado se havia assistido a banda tocar ao vivo no Mother’s Club de Birmingham, local que o Led Zeppelin frequentava com frequência e onde o Spirit se apresentou, Plant respondeu que não recorda de nenhuma banda que viu no palco do local. “Eu sei que eles tocaram lá, e foi em uma noite em que eu e minha esposa nos envolvemos em um acidente de carro. Ela teve uma fratura no crânio e eu parti o parabrisa com a cabeça. Eu estava hospitalizado no dia em que eles tocaram, não lembro de nada, não”.

Para ler os depoimentos completos de Jimmy Page e Robert Plant, ambos em inglês, clique aqui e aqui.

Comente: Page e Plant conheciam o Spirit antes de compor Stairway?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosLed Zeppelin: ação acusa banda de plágio em "Stairway To Heaven"2615 acessosLed Zeppelin: baixista do Spirit acusa banda de plágio2260 acessosLed Zeppelin: advogado em plágio questionado por juiz5000 acessosLed Zeppelin: Page diz que a ação contra "Stairway" é ridícula3377 acessosLed Zeppelin: Jimmy Page rebate acusações de plágio2265 acessosLed Zeppelin: advogada famosa defenderá banda em caso de plágio5000 acessosLed Zeppelin: primeira batalha perdida no processo de plágio em "Stairway to Heaven"2883 acessosLed Zeppelin: juiz dá continuidade a processo de plágio de "Stairway to Heaven"2735 acessosLed Zeppelin: Eles são talentosos e não precisam plagiar ninguém?5000 acessosLed Zeppelin: processo contra "Stairway To Heaven" continua3728 acessosLed Zeppelin: em processo de plágio, Page diz que não lembra de nada3282 acessosLed Zeppelin: Page diz nunca ter ouvido Taurus antes do processo5000 acessosLed Zeppelin: Plágio de "Stairway To Heaven" pode ser resolvido com US$1?5000 acessosLed Zeppelin: Tom Jobim citado em defesa do caso de plágio de Stairway5000 acessosLed Zeppelin: Banda vence julgamento sobre acusações de plágio em "Stairway To Heaven"4151 acessosKiss: Paul Stanley fala sobre processo envolvendo o Led Zeppelin3700 acessosLed Zeppelin: gastaram 2 milhões com advogados e querem a grana de volta5000 acessosOzzy Osbourne: o veredito do madman sobre plágio do Led Zeppelin947 acessosLed Zeppelin: advogados exigem que reclamantes paguem as custas judiciais do processo

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Robert PlantRobert Plant
Parem de viver no passado, existe muita coisa boa nova

1339 acessosRobert Plant: Aston Martin DB5 que foi do cantor está à venda547 acessosRodrigo Y Gabriela: influência do Metal e Led no Danilo Gentili1436 acessosRobert Plant: no "Vozes Extraordinárias" do Marcio Guerra Canto0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Hard RockHard Rock
De Vanilla Fudge a Led, dez álbuns seminais do gênero

Iron MaidenIron Maiden
Jimmy Page relembra Rock in Rio de 2001

Ozzy atordoadoOzzy atordoado
Não achou o gato, e mandou mensagem para Robert Plant

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Spirit"


Bruce DickinsonBruce Dickinson
Ouça o alcance de quatro oitavas do vocalista

Duff McKaganDuff McKagan
"Justin Bieber é um roqueiro de verdade!"

MegadethMegadeth
Voz em uma música de 2004 previa a entrada de Kiko?

5000 acessosVH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora5000 acessosIron Maiden: em 1985, show "secreto" com Adrian no vocal5000 acessosJim Carrey: batendo cabeça ao som de Cannibal Corpse5000 acessosIron Maiden: Bruce não se contém e critica a China durante show5000 acessosLoudwire: as melhores músicas de rock de 20125000 acessosEdu Falaschi: Deus, ex-colegas do Angra e 25 anos de carreira

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 17 de agosto de 2016


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online