Led Zeppelin: ação acusa banda de plágio em "Stairway To Heaven"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 17/05/14. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

E eis que mais uma vez o LED ZEPPELIN tem que se defender de uma ação civil, desta vez uma que alega que eles teriam roubado um de seus clássicos da obra de outro músico. Só que desta vez não se trata de um nome do folk ou do blues, mas e sim do rock.

795 acessosBanda dos sonhos: qual seria a sua?5000 acessosAC/DC: setlist, fotos e vídeos do show arrasador com Axl Rose

O site Business Week afirma que Mark Andes, o baixista fundador da banda SPIRIT, deu entrada em um processo contra a banda, citando que a introdução de ‘Stairway To Heaven’ é muito similar à de uma faixa sua, ‘Taurus’ [decida por si próprio abaixo].

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Andes visa uma ordem judicial que impeça o relançamento do quarto álbum do Led Zeppelin, no qual ‘Stairway To Heaven’ aparece, na esperança de que o guitarrista Randy California, que compôs ‘Taurus’, obtenha crédito como co-compositor da música. Caifornia faleceu em 1997, mas não antes de revelar a um repórter que achava que “foi uma cópia descarada. E os caras fizeram milhões de dólares com isso e nunca disseram um ‘obrigado’, nunca disseram ’podemos te pagar um pouco de dinheiro?’ Essa é uma ferida aberta em mim. Talvez um dia a consciência deles faça com que eles tomem alguma atitude em relação a isso.”

Para provar uma infração ao direito autoral em um tribunal dos EUA, o reclamante tem que provar que não somente as duas faixas são virtualmente idênticas, mas também que o acusado tenha tido acesso ao material da fonte. O primeiro show do Led Zeppelin nos EUA foi como banda de abertura do Spirit em 1968, ano em que ‘Taurus’ foi lançada em seu álbum autointitulado. As duas bandas também apareceram juntas em vários festivais de 1969.

2594 acessosLed Zeppelin: baixista do Spirit acusa banda de plágio2245 acessosLed Zeppelin: advogado em plágio questionado por juiz5000 acessosLed Zeppelin: Page diz que a ação contra "Stairway" é ridícula3355 acessosLed Zeppelin: Jimmy Page rebate acusações de plágio2261 acessosLed Zeppelin: advogada famosa defenderá banda em caso de plágio5000 acessosLed Zeppelin: primeira batalha perdida no processo de plágio em "Stairway to Heaven"2881 acessosLed Zeppelin: juiz dá continuidade a processo de plágio de "Stairway to Heaven"2713 acessosLed Zeppelin: Eles são talentosos e não precisam plagiar ninguém?5000 acessosLed Zeppelin: processo contra "Stairway To Heaven" continua3695 acessosLed Zeppelin: em processo de plágio, Page diz que não lembra de nada3271 acessosLed Zeppelin: Page diz nunca ter ouvido Taurus antes do processo5000 acessosLed Zeppelin: Plágio de "Stairway To Heaven" pode ser resolvido com US$1?5000 acessosLed Zeppelin: Tom Jobim citado em defesa do caso de plágio de Stairway5000 acessosLed Zeppelin: Banda vence julgamento sobre acusações de plágio em "Stairway To Heaven"4098 acessosKiss: Paul Stanley fala sobre processo envolvendo o Led Zeppelin3679 acessosLed Zeppelin: gastaram 2 milhões com advogados e querem a grana de volta5000 acessosOzzy Osbourne: o veredito do madman sobre plágio do Led Zeppelin4535 acessosLed Zeppelin: os depoimentos de Page e Plant no julgamento por plágio895 acessosLed Zeppelin: advogados exigem que reclamantes paguem as custas judiciais do processo

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 17 de maio de 2014
Post de 18 de maio de 2014

Fatos DesconhecidosFatos Desconhecidos
Personalidades que supostamente fizeram pacto com o diabo

795 acessosBanda dos sonhos: qual seria a sua?3600 acessosEm 07/07/1980: O último show de John Bonham445 acessosLoudwire: em vídeo, 10 maiores riffs de metal dos anos setenta0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Em 25/09/1980Em 25/09/1980
John Bonham, do Led Zeppelin, morre após intoxicação

Led ZeppelinLed Zeppelin
A inspiração por trás de "Kashmir"

Capas de discosCapas de discos
Agora com ícones da cultura pop

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Led Zeppelin"0 acessosTodas as matérias sobre "Spirit"

AC/DCAC/DC
Setlist, fotos e vídeos do show arrasador com Axl Rose

PsicografiaPsicografia
Uma suposta carta do espírito de Cássia Eller

MetallicaMetallica
Os fantasticos carros de James Hetfield

5000 acessosMusas do Metal: confira as 10 mais lindas atualmente5000 acessosDoors - Perguntas e Respostas5000 acessosOut: os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revista4176 acessosPower Ballads: as 10 maiores de todos os tempos5000 acessosLista: 15 covers de Iron Maiden por bandas famosas5000 acessosSkank: muitos que vestem camiseta preta e se tatuam têm pouco de rock

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online