Tutorial: aprenda a entender e apreciar Death Metal
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 20 de julho de 2015
Baseado em texto original do site alemão WIKIHOW.
A maioria das pessoas associa o termo Death Metal a uma horda de caras gritando e bufando e espancando seus instrumentos. Mas eis boas razões pelas quais esse gênero tem fãs leais por todo o mundo. Nós lhes diremos o porquê.
METODOLOGIA
Ouça não apenas às guitarras ululantes e aos vocais incomuns, mas aprofunde-se no som. Pode levar um pouco te tempo até que você se acostume com as guitarras altas e vocais guturais, e há muito mais ao fundo do som. Preste atenção às melodias, padrões, à complexidade das músicas. Invista seu tempo e absorva tudo, e um dia você entenderá.
Tente ir a um show. Veja como as bandas empunham seus instrumentos. Essa pode ser uma experiência acachapante, especialmente porque os shows são geralmente em locais muito pequenos, o que lhe dá a possibilidade de observar tudo de perto. Se você já sequer tentou tocar ou aprender a um instrumento, você ficará impressionado com as habilidades dos músicos. Leva muita prática e paixão para fazer isso, então dispa-se do preconceito de que fãs de metal são todos preguiçosos e burros.
Lembre-se que as bandas geralmente compõem todo seu material, o que você raramente acha em outros gêneros. Isso inclui os riffs, a bateria, solos e todas as letras. É preciso muito mais do que entendimento musical e habilidade para tocar para poder tocar música. Aquilo é pessoal e não uma mercadoria barata produzida em massa como tantas faixas pop.
Não leve as letras e a temática tão a sério e/ou a nível pessoal. As letras no Death Metal são, a seu modo, metáforas poéticas. Elas documentam os extremos da experiência e pensamentos humanos de uma maneira que os demais gêneros não ousam abordar; as razões de um serial killer, zumbis, a morte em si, isolamento e solidão. Nem sempre se trata de morte. Mitologia é bastante difundida, e muitas bandas também lidam com temas políticos, religiosos ou históricos.
Lembre-se que alguns subgêneros do Death Metal, especialmente o Gore e o Brutal, nem sempre, mas por muitas vezes, tratam de questões bastante extremas como mutilações, amputações, estupro e necrofilia – o que para muitas pessoas é bastante obtuso e repulsivo – e também o são para muitos fãs de Metal. Decida por você mesmo, talvez com a ajuda de resenhas independentes postadas online ou em revistas, se determinada banda lhe agrada ou não rola. Se você estiver particularmente preocupado, você também pode ler as letras de um CD online antes de comprar ao disco em si.
Avalie uma música não somente pela leta. Se a letra não lhe cativar de cara, a música ainda pode ser boa. As lojas virtuais normalmente oferecem a oportunidade de ouvir a pequenos trechos das faixas. Talvez você goste da faixa musicalmente a ponto de suportar a letra desagradável.
Leia a letra. É um erro comum apontar para as letras de Metal como vulgares e de linguagem infantil. Você provavelmente ficará surpreso como o quão complexas e inteligentes algumas dessas letras são quando lidas objetivamente.
Aprenda os subgêneros. O Death Metal não é apenas Death Metal. O gênero tem vários subgêneros que flertam um com o outro. Portanto, muitas bandas podem ser difíceis de se classificar ou categorizar como sendo de um subgênero em particular.
Respeite os artistas. Até as bandas mais conhecidas raramente vivem apenas da música, e ainda assim, seguem em frente, porque elas amam o que fazem. O Death Metal não tem lugar no mainstream, e você tem que trabalhar extremamente duro para ser comercialmente viável. Muitos dos músicos são pessoas muito inteligentes e educadas com uma educação musical gabaritada.
URL do texto original:
http://de.wikihow.com/Death-Metal-zu-sch%C3%A4tzen-lernen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps