Metal sinfônico: os 10 melhores segundo o TeamRock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

Durante anos, o metal sinfônico foi um gênero que não ousou honrar seu nome. Com suas letras temáticas de fantasia e orquestrações, o estilo era uma espécie de trilha para Dungeons & Dragons com narração de Andrew Lloyd Weber.

1362 acessosRio Rock City: O Power Metal morreu?5000 acessosMetallica: Lars Ulrich quase saiu no tapa com Lou Reed

Mas nos últimos anos o symphonic metal tem passado por uma reabilitação radical aos olhos do mainstream, ao ponto de um dos ícones do estilo, o Nightwish, explorar as teorias de um cientista do nível de Richard Dawkins em seu disco mais recente.

Abaixo estão os melhores álbuns pra você mergulhar no gênero, em ordem cronológica.

Blind Guardian
Nightfall in Middle-Earth (1998)

Embora alguns possam afirmar que os alemães tem mais em comum com o power metal, o Blind Guardian também merece um lugar de destaque quando falamos de metal sinfônico, graças, em grande parte, à forma como compõe e organiza suas músicas. O universo criado por Tolkien fornece um banquete medieval intercalado por sonoridades folk, com interlúdios encaixados sob medida para ilustrar o enredo. Uma grande ópera do metal!

Rhapsody
Symphony of Enchanted Lands (1998)

Poucos álbuns foram capazes de alcançar uma união tão limpa e afinada de sons orquestrais e heavy metal quanto "Symphony of Enchanted Lands". O impacto foi tamanho que a banda acabou ganhando um fã famoso, Christopher Lee. O disco equilibra em partes iguais influências de Conan O Bárbaro e peças clássicas emblemáticas. Os italianos nunca soaram melhor!

Haggard
Awaking the Centuries (2000)

O Haggard pode ser desconhecido para os fãs casuais de metal sinfônico, mas os alemães estão na ativa desde a década de 1990, embora no início a banda trilhasse pelo caminho do death metal. Enquanto a grande maioria das bandas tende a utilizar os teclados para conseguir o efeito orquestral, o Haggard prefere manter a coisa real, com um line-up que é praticamente uma porta giratória de músicos empunhando instrumentos medievais tradicionais como se fossem armas.

Symphony X
V: The New Mythology Suite (2000)

Vindo de New Jersey, o Symphony X tem misturado música sinfônica, neoclássica e power metal com elementos progressivos por mais de duas décadas, criando algumas das músicas mais marcantes do gênero. Este disco é uma peça conceitual que lida com a história do continente perdido de Atlântida, mitologia egípcia antiga e possibilidades antropológicas, tudo embalado por influências de Verdi, Mozart e Bach, entre outros.

Therion
Secret of the Runes (2001)

O Therion segue soando original e - os puristas querem que você acredite nisso - o melhor de todos os nomes do metal sinfônico. Nomeado em homenagem ao segundo disco do Celtic Frost, "To Mega Therion", os suecos seguem as diretrizes do multi-instrumentista Christofer Johnsson desde 1987. Enquanto alguns exploram determinadas nuances específicas do gênero, o Therion segue fiel ao estilo em sua essência - e isso, acredite, é lindo!

After Forever
Decipher (2001)

Segundo álbum deste pioneiro e muito comentado grupo holandês que existiu entre 1995 e 2009, que em sua turnê contou com instrumentos clássicos ao vivo e um coro completo para complementar a voz da soprano Floor Jansen (hoje, como você sabe, no Nightwish). Pouco tempo depois, o guitarrista Mark Jansen saiu fora e levou seus vocais guturais para a sua próxima banda, o Epica. Passados 15 anos, os arranjos grandiosos do disco ainda soam magistrais.

Within Temptation
The Silent Force (2004)

Três discos e os holandeses do Within Temptation começaram a se destacar logo no início de sua carreira, estabelecendo um estilo sinfônico que se tornou ainda mais atraente com a voz irresistível e a presença de palco de Sharon den Abel. Mais tarde a banda iria incluir elementos góticos em sua sonoridade, até chegar a uma lamentável associação com o rapper Xzibit. O Within Temptation lançou discos que venderam mais que "The Silent Force", embora seja de se duvidar que a banda tenha composto uma música melhor que “Stand My Ground”.

Kamelot
The Black Halo (2005)

"The Black Halo" foi o sétimo disco desses norte-americanos. O álbum é a conclusão de duas peças conceituais inspiradas em Fausto, obra emblemática de Goethe, e retoma o caminho onde o predecessor Epica havia parado dois anos antes. Faixas como “The March of Mephisto”, “When the Lights Are Down” e “The Haunting (Somewhere in Time)” estão entre os melhores momentos da carreira da banda.

Nightwish
Dark Passion Play (2007)

O debate sobre os méritos das três vocalistas que passaram pelo Nightwish provavelmente irá levar às reações raivosas de sempre, embora a atual frontwoman Floor Jansen seja provavelmente a melhor. "Dark Passion Play" pode trazer a cantora menos popular do grupo finlandês, Anette Olzon, mas é o seu melhor conjunto de músicas, com a abordagem melódica da sueca soando perfeitamente adequada ao material. Na verdade, de “Bye Bye Beautiful” até os 14 minutos de “The Poet and the Pendulum”, o disco é quase perfeito.

Epica
The Quantum Enigma (2014)

Este banda finlandesa tem desenvolvido um papel crucial na evolução do metal sinfônico através de uma série de lançamentos consistentemente impressionantes, mas com "The Quantum Enigma" - seu sexto álbum de estúdio - o Epica elevou tudo a um nível diferente, contratando um coro de câmera e uma orquestra de cordas para melhorar as belas faixas, que já eram uniformemente fortes. Coloque a mezzo soprano ruiva Simone Simons na jogada, e o resultado beira um abalo sísmico.

Por Dave Ling, do TeamRock
Tradução de Ricardo Seelig

Comente: Quais os melhores álbuns do Metal Sinfônico?

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

TarjaTarja
Cantora fará show de graça em Piedade (SP)

1362 acessosRio Rock City: O Power Metal morreu?375 acessosBrother Firetribe: banda de Emppu Vuorinen completa 15 anos5000 acessosNightwish: nasce a filha de Floor Jansen e Hannes Van Dahl772 acessosNightwish: inseto que vive nas sombras ganha nome de Tuomas0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nightwish"

NightwishNightwish
Anette conta como foi a seleção para cantar na banda

Musos do Rock e Heavy MetalMusos do Rock e Heavy Metal
Agora é a vez das garotas!

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Tuomas Holopainen e Johnny Depp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 04 de novembro de 2016

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "After Forever"0 acessosTodas as matérias sobre "Blind Guardian"0 acessosTodas as matérias sobre "Epica"0 acessosTodas as matérias sobre "Haggard"0 acessosTodas as matérias sobre "Kamelot"0 acessosTodas as matérias sobre "Nightwish"0 acessosTodas as matérias sobre "Rhapsody of Fire"0 acessosTodas as matérias sobre "Symphony X"0 acessosTodas as matérias sobre "Therion"0 acessosTodas as matérias sobre "Within Temptation"

MetallicaMetallica
Lars Ulrich quase saiu no tapa com Lou Reed

Slayer:Slayer:
As dez melhores músicas segundo o site Loudwire

Iron MaidenIron Maiden
A brincadeira de gato e rato nas capas da banda

5000 acessosJack Black: "Nirvana foi a última grande banda do rock"5000 acessosSteve Grimmett: o quinto colocado para substituir Bruce5000 acessosJason Newsted: revelando porque ele deixou o Metallica5000 acessosSlipknot: Os conselhos de Corey Taylor a jovens em depressão5000 acessosAngra: uma sincera homenagem aos mestres Chimbinha e Joelma5000 acessosKiss: guia completo de suas mudanças de formação

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online