Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, lamenta a indústria musical, haters e trolls
Por Bruce William
Fonte: Blabbermouth
Postado em 01 de setembro de 2015
Durante participação no talk show Opie Radio em 31 de agosto, Bruce Dickinson falou sobre a atual situação da indústria musical, onde a música tem valor muito baixo - ou nenhum valor - vista como um produto de consumo.
Bruce Dickinson - Mais Novidades
"Sim, os artistas são furtados" respondeu, ao ser perguntado se serviços como Spotify são prejudiciais, mas esclareceu que é o tipo de coisa que tem de ser vista sob o ponto de vista do consumidor, pois os garotos amam música mais que no passado, e a culpa de tudo é das gravadoras que não compreenderam a mudança no processo, e que na verdade estes serviços de streaming são muito bons para artistas já estabelecidos e uma lástima para quem está chegando agora ao mercado.
"Como eles vão fazer pra viver?", pergunta. "Pois, basicamente, eles estão sendo lesados pelo download não exatamente ilegal" complementa, explicando que o valor atribuído à criatividade das pessoas hoje em dia está despencando ladeira abaixo, se dá mais valor atualmente ao culto de personalidades que não tem talento para nada a não ser explorar o fato de ser famoso e fazer coisas idiotas, e que parece ser mais importante que valorizar quem realmente tem talento".
Parte do discurso de Dickinson é relacionado ao fato de ver a situação de seus dois filhos - Austin e Griffin - que tocam em bandas que dependem basicamente dos serviços de streaming e das gravadoras que jogam as regras da situação atual de mercado, como fica claro no trecho a seguir:
"Meus dois garotos estão fazendo seu trabalho e assinaram com gravadoras e tudo mais, então estão passando por todo este processo. E as situações com o qual eles lidam... é assim, vou para o pub com eles, e eles me perguntam 'Pai, quer dar uma olhada no contrato que assinamos pra ver se não estamos sendo passados pra trás?'. E eu respondo 'Bem, não sou especialista mas vamos ver'. E tem coisas que me soam muito estranho, me parece que eles precisam pesquisar o motivo daquilo. Por exemplo, em um contrato, havia uma cláusula que dizia 'Vamos te dar uma quantia X de adiantamento - e é somente um adiantamento, nada de muito valor. A quantia é algo tipo 20% do que recebia uma banda iniciante há 15 anos. E eles querem vender camisetas por você, e querem ter uma participação de tudo. E neste contrato tinha um trecho que dizia 'Te daremos todo o apoio na turnê'. Ok, eu pensei, mas em seguida constava 'O auxílio para a turnê lhe será pago após as turnê, quando você nos repassar a arrecadação'. Eu disse 'não, obrigado' (risos). Então, como fica este negócio de dinheiro? Em outras palavras, você repassa tudo que ganha e depois briga pra ter sua parte de volta? Estão de brincadeira, não dá pra fazer uma turnê nestes termos".
Depois Dickinson comenta as acusações de nepotismo que seu filho Austin sofreu de haters online que o acusavam de ter assinado contrato com uma gravadora graças à ajuda do pai.
"Austin está em uma banda chamada As Lions, e eles assinaram com a Eleven Seven Records. Na verdade meu filho esteve aqui recentemente, em New Jersey, ele está gravando o álbum aqui. Ele fará 25 anos em 23 de setembro. E Griff (Griffin Dickinson, o outro filho) está em uma banda chamada Shvpes (pronuncia-se 'shapes'), que assinou com a Spinefarm".
Continua Bruce: "Austin esteve em uma banda chamada Rise To Remain, e eles assinaram com a EMI. E assim como acontece com muitas bandas, implodiram e começaram algo totalmente novo. Mas ele teve que usar todas as suas forças para lidar com os haters e trolls e os idiotas do Blabbermouth (site), que diziam coisas tipo 'Oh, bem, claro, ele pediu água pois não é tão bom quanto o pai'. Mas ele superou tudo, e tenho muito orgulho dele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Maior canal de crítica musical do mundo se pergunta: "Onde estão os metaleiros?"
As músicas do Kiss com letras safadinhas que Paul Stanley acha que ficaram datadas
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
A opinião de Mikkey Dee sobre o saudoso Lemmy Kilmister do Motörhead
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Graham Bonnet confirma que Bruce Dickinson já gravou sua parte em música colaborativa
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
Steve Harris não sabia o que esperar quando Bruce Dickinson e Adrian Smith voltaram ao Iron Maiden
O álbum dos anos 80 que para Bruce Dickinson é "simplesmente perfeito"
Iron Maiden: quinze canções que definem a banda


