Matérias Mais Lidas


Jethro Tull
Stamp

AC/DC: a introdução de Thunderstruck pode ajudar a tocar melhor

Por Adrian Dragassakis
Fonte: Six String Recess
Postado em 07 de outubro de 2015

Todos nós temos uma fase ruim como músico, os quais as notas refletem esse estado de espírito. Sem sustain, sem afinação, sem confiança. Por isso, listamos algumas dicas para recuperar tudo isso e voltar aos palcos de cabeça erguida, utilizando a música Thunderstruck, clássico do AC/DC como exemplo.

Dica 1 – Use o reverb e delay com responsabilidade

Bom, então você acha que é o super-shredder virtuoso? Tente tocar com um som limpo em seu amplificador e ouça as diversas notas na trave, chiados e outras formas de poluição no seu som. É importante praticar com o som limpo sempre, para fazer com que as notas soem naturalmente, sem nenhum tipo de poluição ou ruído que não faça sentido.
Você pode até ignorar um pouco esse aspecto, uma vez que o Reverb e o Delay disfarçam um pouco os erros cometidos ao vivo. O público às vezes não percebe, ou até acredita que é proposital. Para o guitarrista, pode dar um "boost" de confiança, como se essas ferramentas realmente te fizessem tocar melhor.
Esses dois efeitos são bem poderosos e até viciantes. Alguns guitarristas simplesmente não vivem sem (vide o caso do The Edge, do U2). Mas para nós, seria interessante passar um tempo sem eles, ao menos no quarto, enquanto praticamos.
Saiba mais sobre equipamentos de guitarra em www.guitarpedia.com.br

AC/DC - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dica 2 – Uso de compressor, ganho e distorção

Alguns veteranos dizem que a distorção serve como um par de muletas para o guitarrista de heavy metal. Bom, sabemos que tocar com um alto ganho é diferente que tocar com um som limpo. Seria impossível um guitarrista de jazz soar bem se alguém, por ventura, aumentar o nível de ganho do amplificador no máximo.
Entretanto, o uso responsável do ganho pode lhe render um pouco de segurança, uma vez que ele ajuda a aumentar o sustain das notas. Um ponto importante é controlar a força da palhetada de acordo com nível de ganho. Quanto maior, menos força pode ser usada.
Compressão está intimamente ligado à distorção e ganho, mas é mais sutil. Se você não estiver familiarizado com um compressor, ele é um dispositivo que impede os sinais de ficarem muito altos. Você define um limite no compressor, impedindo que qualquer frequência ultrapasse a linha, o que pode fazer do seu som mais limpo e consistente.
Estes são apenas alguns dos artefatos que podem moldar o seu timbre e sua personalidade como guitarrista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dica 3 – O velho truque do abafador (apenas para gravações)

Você pode notar que alguns guitarristas usam abafadores na primeira casa da guitarra ao gravar um solo em estúdio (alguns até pegam a "xuxinha" da namorada emprestada para usar como abafador rs). Certamente ajuda, até certo ponto, a conseguir um som mais limpo, sem soar as cordas soltas indesejadas. O grande problema aqui é quando você precisa soar as cordas soltas.
Voltamos ao exemplo da música do AC/DC, ao qual o guitarrista Angus Young reproduz as notas através de ligados com a corda solta. O ideal aqui é praticar esse lick com a guitarra limpa, sem nenhum efeito, e depois de um tempo, adicioná-los para montar o timbre desejado, como citamos anteriormente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não se esqueça de usar o metrônomo!
Bons estudos!

Para mais artigos como esse, acesse www.guitarpedia.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Summer Breeze 2024
Bruce Dickinson


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Adrian Dragassakis

Nascido em 91, paulista, estudante de Jornalismo e músico nas horas vagas. Conheceu o Rock e o Metal com 11 anos de idade e até hoje carrega no sangue e nas veias bandas como Iron Maiden, Savatage, Dream Theater, Megadeth, entre outras...
Mais matérias de Adrian Dragassakis.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS