AC/DC: a introdução de Thunderstruck pode ajudar a tocar melhor
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Six String Recess
Postado em 07 de outubro de 2015
Todos nós temos uma fase ruim como músico, os quais as notas refletem esse estado de espírito. Sem sustain, sem afinação, sem confiança. Por isso, listamos algumas dicas para recuperar tudo isso e voltar aos palcos de cabeça erguida, utilizando a música Thunderstruck, clássico do AC/DC como exemplo.
Dica 1 – Use o reverb e delay com responsabilidade
Bom, então você acha que é o super-shredder virtuoso? Tente tocar com um som limpo em seu amplificador e ouça as diversas notas na trave, chiados e outras formas de poluição no seu som. É importante praticar com o som limpo sempre, para fazer com que as notas soem naturalmente, sem nenhum tipo de poluição ou ruído que não faça sentido.
Você pode até ignorar um pouco esse aspecto, uma vez que o Reverb e o Delay disfarçam um pouco os erros cometidos ao vivo. O público às vezes não percebe, ou até acredita que é proposital. Para o guitarrista, pode dar um "boost" de confiança, como se essas ferramentas realmente te fizessem tocar melhor.
Esses dois efeitos são bem poderosos e até viciantes. Alguns guitarristas simplesmente não vivem sem (vide o caso do The Edge, do U2). Mas para nós, seria interessante passar um tempo sem eles, ao menos no quarto, enquanto praticamos.
Saiba mais sobre equipamentos de guitarra em www.guitarpedia.com.br
Dica 2 – Uso de compressor, ganho e distorção
Alguns veteranos dizem que a distorção serve como um par de muletas para o guitarrista de heavy metal. Bom, sabemos que tocar com um alto ganho é diferente que tocar com um som limpo. Seria impossível um guitarrista de jazz soar bem se alguém, por ventura, aumentar o nível de ganho do amplificador no máximo.
Entretanto, o uso responsável do ganho pode lhe render um pouco de segurança, uma vez que ele ajuda a aumentar o sustain das notas. Um ponto importante é controlar a força da palhetada de acordo com nível de ganho. Quanto maior, menos força pode ser usada.
Compressão está intimamente ligado à distorção e ganho, mas é mais sutil. Se você não estiver familiarizado com um compressor, ele é um dispositivo que impede os sinais de ficarem muito altos. Você define um limite no compressor, impedindo que qualquer frequência ultrapasse a linha, o que pode fazer do seu som mais limpo e consistente.
Estes são apenas alguns dos artefatos que podem moldar o seu timbre e sua personalidade como guitarrista.
Dica 3 – O velho truque do abafador (apenas para gravações)
Você pode notar que alguns guitarristas usam abafadores na primeira casa da guitarra ao gravar um solo em estúdio (alguns até pegam a "xuxinha" da namorada emprestada para usar como abafador rs). Certamente ajuda, até certo ponto, a conseguir um som mais limpo, sem soar as cordas soltas indesejadas. O grande problema aqui é quando você precisa soar as cordas soltas.
Voltamos ao exemplo da música do AC/DC, ao qual o guitarrista Angus Young reproduz as notas através de ligados com a corda solta. O ideal aqui é praticar esse lick com a guitarra limpa, sem nenhum efeito, e depois de um tempo, adicioná-los para montar o timbre desejado, como citamos anteriormente.
Não se esqueça de usar o metrônomo!
Bons estudos!
Para mais artigos como esse, acesse www.guitarpedia.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"

A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Os indicativos de que o show do AC/DC no Brasil pode estar mesmo confirmado
A melhor faixa do pior disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne preferia Bon Scott; "o melhor cantor que o AC/DC já teve"
"Para mim, o AC/DC sempre foi Bon Scott", diz o baterista Phil Rudd
As duas últimas grandes músicas de rock, segundo Angus Young do AC/DC em 1977
A canção do AC/DC que Angus Young diz ser melhor que "Satisfaction" dos Stones
Os 100 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Classic Rock
David Coverdale, ex-Deep Purple, conta como eles expulsaram o AC/DC do palco em 1974
A incrível banda onde Brian May gostaria de tocar, mas ele não tem tamanho pra isso


