Illuminandi: banda católica de Folk Metal da Polônia
Por Mario Alves
Fonte: Site da banda
Postado em 03 de março de 2016
Formada em 1998, na cidade polonesa de Debica, por Jan Trebacz (vocal e guitarra) e Aleksander Koziol (voz gutural e guitarra), o Illuminandi resulta de uma complexa mistura de metal sinfônico, gothic metal, folk metal europeu e medieval, música clássica e até alguns elementos de death/unblack metal. Formaram também a banda, Aleksander Kraszkiewicz (baixista), Antonina Witkowska (celo, mais tarde esposa de Kraszkiewicz), Patrycja Pyzinska (violino e vocal) e Szymon Grych (bateria), o que tornou a banda um sexteto. Sendo todos os seus integrantes católicos, a proposta do Illuminandi, desde o início, era compor cujas letras abordassem como temática o Cristianismo, a Bíblia e o altruísmo, servindo as composições como um meio de levar mensagens cristãs a seus fãs. A banda tornou-se mais conhecida em 2002, quando começou a se apresentar em diferentes festivais da Polônia. Em 2000 e 2002, duas demos foram lançadas, tendo esta última despertado uma grande aceitação por parte de fãs e da crítica. Os resultados foram tão positivos que o Illuminandi assinou um contrato com a gravadora Bombworks Records.
Em 2003, gravaram um registro ao vivo, intitulado "Koncert", e em 2005, suas demos foram relançadas na forma de uma compilação chamada "In Beginning". Por esta época, a banda apresentou-se em programas na TV polonesa, mais especificamente nos canais TVP1 e TV Polonia. Com suas composições sempre cantadas em polonês (apesar de, curiosamente, seus títulos aparecerem invariavelmente em inglês), a banda lançou, em 2006, o EP "Illumina Tenebreas Meas" (o nome, em latim, significa "Iluminando Minha Escuridão"), contendo 5 faixas. Tais músicas eram mais pesadas que as até então gravadas, além de serem também melhor trabalhadas e produzidas. Nesta fase, a banda ainda contava com o vocal extra de Rajmund "Melon" Jelén, dono de uma voz bastante agressiva, que combinava com o direcionamento musical do Illuminandi. Em 21 de abril de 2007, o Illuminandi apresentou-se em um festival de heavy metal na Suíça, realizando assim sua primeira apresentação fora da Polônia.
Os próprios integrantes da banda mostraram-se surpresos pelo fato de haverem conquistado fãs fora da sua terra natal, uma vez que suas músicas são cantadas em seu idioma pátrio. Ainda no mesmo ano, a banda passou por mudanças em sua formação, sendo a saída do vocalista Rajmund Jelén, por motivos pessoais, a mais marcante delas, bem como a da violinista Patrycja Pyzinska. A saída de Pyzinska deixou a banda sem vocal feminino, além de Antonina Kraszkiewicz ter de passar não apenas celo, mas violino.
Em 2009, a banda entrou em estúdio para gravar seu "primeiro álbum de fato". O trabalho, contendo dez composições, recebeu o nome de "In Via" (que, em latim, significa "No Caminho") e foi lançado oficialmente em 2010. Apesar de gravar esse álbum apenas quando já contava com doze anos de existência, não tendo portanto uma discografia extensa, o Illuminandi conseguiu a façanha de conquistar fãs em diversos países, apesar de suas músicas em polonês. Além disso, a banda apresentou-se em países como Alemanha, Ucrânia, República Tcheca e Suíça, além de diversos festivais em sua terra natal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps