Michael Jackson: para ele, Elvis não era rei e Beatles não eram melhores que negros
Por Igor Miranda
Postado em 24 de agosto de 2020
Uma carta inédita de Michael Jackson, cantor pop falecido em 2009, traz comentários sobre Elvis Presley, Beatles e Bruce Springsteen. O texto foi redigido pelo artista em junho de 1987 e descoberto só agora, conforme publicado pelo site do tabloide The Sun.
Michael Jackson - Mais Novidades
A carta tem o racismo como tema principal. "Ao longo da história, homens brancos sempre marcaram a história colocando os brancos acima de negros, como Elvis sendo o rei do rock, Springsteen sendo o 'chefe' ('the boss') e Beatles sendo os melhores", reflete Michael, inicialmente.
Em seguida, o Rei do Pop questiona os "títulos" oferecidos a esses artistas. Ele diz que Elvis Presley "não era rei" e que iria mostrar a Bruce Springsteen "quem é o chefe", em referência ao apelido dele, "The Boss" ("O Chefe").
O artista reconhece, ainda, que os Beatles "eram bons, mas não eram melhores cantores ou dançarinos do que os negros". Críticas são feitas à imprensa, que "fazem o público acreditar em tudo o que a mídia deseja".
Motivado a fazer a diferença, Michael Jackson afirma que irá "mudar tudo" a partir daquele momento, usando o poder de suas músicas, dança, visual e total reclusão em um mundo misterioso. "Vou governar como o Rei", afirma.
O objetivo de Michael em se tornar "o Rei" era para que "crianças brancas pudessem ter heróis negros, para que não se tornassem preconceituosas no futuro". "Meu intuito é ficar muito grande, muito poderoso. Virar um herói e acabar com o preconceito. Fazer essas crianças brancas me amarem por ter vendido 200 milhões de álbuns", diz.
Jackson pontua, ainda, que existe muita desigualdade no mercado fonográfico e que a MTV evitava ter artistas negros em sua programação. Também não era possível, de acordo com ele, emplacar cantores negros em revistas e jornais de brancos. Ele alega que já falaram para ele: "não colocamos negros nas capas, pois negros não sorriem".
Em busca de reconhecimento de todas as pessoas, o cantor prometeu que iria fazer com que negros e brancos o amassem, fazendo com que aparecesse na capa de publicações como a "Time", a "Life" e a "Newsweek". "Fiz isso pela raiva. Para descontar. Para me provar. Amo brancos, negros, todas as raças. Quero que seja justo. Agora, é hora da minha realeza para sempre. Quero que todas as raças se amem como uma só", conclui.
A imagem da carta manuscrita pode ser conferida no site do The Sun.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Nazareth: um elogio à pertinácia
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
As 11 melhores colaborações do rock nos anos 2020 (até agora), segundo a Loudwire
Little Richard: Paul McCartney, seu aluno mais célebre, lamenta morte nas redes
Elvis Presley: Conheça a dimensão da obra do Rei do Rock
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Veja o teaser oficial de "Michael", cinebiografia de Michael Jackson
Anika Nilles do Rush lembra o início na bateria: "Michael Jackson me manteve firme"
Dee Snider: ele relembra, impressionado, seu encontro com Michael Jackson
Michael Jackson e Freddie Mercury, vocalista do Queen, gravaram juntos


