Michael Jackson: para ele, Elvis não era rei e Beatles não eram melhores que negros

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

Uma carta inédita de Michael Jackson, cantor pop falecido em 2009, traz comentários sobre Elvis Presley, Beatles e Bruce Springsteen. O texto foi redigido pelo artista em junho de 1987 e descoberto só agora, conforme publicado pelo site do tabloide The Sun.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A carta tem o racismo como tema principal. "Ao longo da história, homens brancos sempre marcaram a história colocando os brancos acima de negros, como Elvis sendo o rei do rock, Springsteen sendo o 'chefe' ('the boss') e Beatles sendo os melhores", reflete Michael, inicialmente.

Little Richard: Paul McCartney, seu aluno mais célebre, lamenta morte nas redesLittle Richard
Paul McCartney, seu aluno mais célebre, lamenta morte nas redes

Em seguida, o Rei do Pop questiona os "títulos" oferecidos a esses artistas. Ele diz que Elvis Presley "não era rei" e que iria mostrar a Bruce Springsteen "quem é o chefe", em referência ao apelido dele, "The Boss" ("O Chefe").

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O artista reconhece, ainda, que os Beatles "eram bons, mas não eram melhores cantores ou dançarinos do que os negros". Críticas são feitas à imprensa, que "fazem o público acreditar em tudo o que a mídia deseja".

Racismo não!: Beatles se recusavam a tocar só para brancos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Motivado a fazer a diferença, Michael Jackson afirma que irá "mudar tudo" a partir daquele momento, usando o poder de suas músicas, dança, visual e total reclusão em um mundo misterioso. "Vou governar como o Rei", afirma.

O objetivo de Michael em se tornar "o Rei" era para que "crianças brancas pudessem ter heróis negros, para que não se tornassem preconceituosas no futuro". "Meu intuito é ficar muito grande, muito poderoso. Virar um herói e acabar com o preconceito. Fazer essas crianças brancas me amarem por ter vendido 200 milhões de álbuns", diz.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jackson pontua, ainda, que existe muita desigualdade no mercado fonográfico e que a MTV evitava ter artistas negros em sua programação. Também não era possível, de acordo com ele, emplacar cantores negros em revistas e jornais de brancos. Ele alega que já falaram para ele: "não colocamos negros nas capas, pois negros não sorriem".

Elvis Presley: Conheça a dimensão da obra do Rei do RockElvis Presley
Conheça a dimensão da obra do Rei do Rock

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em busca de reconhecimento de todas as pessoas, o cantor prometeu que iria fazer com que negros e brancos o amassem, fazendo com que aparecesse na capa de publicações como a "Time", a "Life" e a "Newsweek". "Fiz isso pela raiva. Para descontar. Para me provar. Amo brancos, negros, todas as raças. Quero que seja justo. Agora, é hora da minha realeza para sempre. Quero que todas as raças se amem como uma só", conclui.

A imagem da carta manuscrita pode ser conferida no site do The Sun.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Sepultura: Andreas Kisser explica por que nunca rolará reuniãoSepultura
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião

Black Sabbath: avó de Iommi era brasileira e pais eram católicosBlack Sabbath
Avó de Iommi era brasileira e pais eram católicos


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 GooInArt