Rock Gótico: Pequeno guia de bandas contemporâneas
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 15 de março de 2019
Rock gótico (por vezes conhecido simplesmente como gótico, música gótica ou por suas nomenclaturas em inglês: gothic rock e goth rock) é um gênero musical que emergiu do pós-punk no final da década de 1970. Suas raízes estão no culto da sonoridade sombria e melancólica de bandas britânicas como Joy Division, Bauhaus, Siouxsie & the Banshees, The Cure, The Damned e The Sisters of Mercy.
É incerto definir qual foi o primeiro grupo ou trabalho que deu origem ao gênero. É notório que o disco The Scream, de Siouxsie and the Banshees, lançado em 1978, possui uma faixa intitulada "Switch", que já carregava atmosfera melancólica. A canção "She's Lost Control", de Joy Division, do aclamado disco Unknown Pleasures de 1979, também é bastante citada, enquanto a canção "Bela Lugosi's Dead", de Bauhaus, lançada no mesmo ano, é frequentemente creditada como a primeira obra do gênero.
O rock gótico se destacou devido a sua sonoridade mais soturna, com acordes menores, reverbs e melodias dramáticas, tendo inspirações na literatura gótica aliados a temas como tristeza, existencialismo, romantismo, tragédia, melancolia e morbidez. Estes temas muitas vezes são abordados de forma poética. As sensibilidades do gênero levaram as letras a representarem o romantismo literário, o mal do século, o existencialismo e a idealização romântica e melancólica da morte e do imaginário sobrenatural. Alguns grupos (como Inkubus Sukkubus e Nosferatu) podem ainda incluir temas como paganismo e vampirismo em suas letras.
O rock gótico deu origem a uma subcultura mais ampla que inclui clubes, moda e publicações desde a década de 1980 e ainda produzindo muitos artistas e bandas. Selecionamos alguns nomes, facilmente acessíveis, no Bandcamp:
Cursed Moon (EUA)
Death Comes Crawling (Austrália)
Del Judas (EUA)
Deth Crux (EUA)
Fotocrime
Glaare (EUA)
Let’s Pet (EUA)
Priest (Suécia)
Publicist UK
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
O roqueiro que se assustou na "A Fazenda": "Irmã morreu e ela continuou no reality"
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI


Kiko Loureiro: Afastamento do Angra começou antes do Megadeth
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
A banda lendária que Keith Richards odeia: "Faz jus ao próprio nome, nunca decolou"
Iron Maiden: o vocal que quase substituiu Bruce Dickinson em 93
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
O significado de "moro com a minha mãe, mas meu pai vem me visitar" em "Pais e Filhos"


