The Who: Pete Townshend explica declaração polêmica sobre Keith Moon e John Entwistle
Por Igor Miranda
Fonte: Facebook
Postado em 28 de novembro de 2019
O guitarrista Pete Townshend reconsiderou algumas de suas declarações sobre seus ex-colegas de The Who, o baixista John Entwistle e o baterista Keith Moon. Em entrevista anterior à Rolling Stone, o músico deu "graças a Deus" por eles terem falecido.
"Ninguém sabe o quanto sinto falta de Keith e John, como amigos e como músicos", declarou Townshend, em retratação no Facebook. "A alquimia que compartilhávamos em estúdio está ausente do novo álbum e sempre parece errado tentar evocar isso sem eles, mas suponho que sempre tentaremos. Até hoje, sinto raiva de Keith e John por morrerem. Às vezes, isso é demonstrado. É egoísta, mas é como me sinto", afirmou.
O guitarrista disse ter gratidão pelo que fez com o The Who, seja com ou sem os dois falecidos músicos. "Eu agradeço a Deus por isso, mas estava sendo irônico, de forma britânica, ao sugerir que é algo que me deixa feliz. Sou grato por ser livre enquanto músico e compositor, mas triste por perder antigos amigos. É irônico e me deixa com raiva. No fim da vida de minha mãe Betty, ela me deixou louco e há um grande alívio quando ela finalmente nos deixou, mas sinto muita falta dela. O amor tem várias facetas", comentou.
Townshend também pontuou que é mais fácil compor e tocar só com o vocalista Roger Daltrey hoje em dia. "John e Keith eram excêntricos e individuais como músicos. Eles ocupavam muito espaço musical. Como guitarrista, nunca aprendi a solar rápido porque não havia espaço. [...] A vantagem é que nos divertíamos muito", concluiu ele, também pedindo perdão a familiares de Keith Moon e John Entwistle pelas manchetes.
Veja a declaração completa de Pete Townshend:
A declaração original de Pete Townshend
À Rolling Stone, o guitarrista e principal compositor do The Who havia gerado polêmica ao dar "graças a Deus" pelas mortes de Keith Moon e John Entwistle. "Isso não deixará os fãs de The Who muito felizes, mas graças a Deus eles se foram", comentou.
O motivo da declaração é ainda mais curioso. "Eles eram difíceis pra c*ralho de se tocar junto. Nunca conseguiram criar bandas para eles. Acho que minha disciplina musical, minha eficiência musical como guitarrista base, manteve a banda unida", afirmou Townshend.
Em seguida, o guitarrista chegou a criticar o trabalho de seus ex-colegas. "O som de baixo de John era como um órgão de (Olivier) Messiaen. Cada nota, cada harmônico no céu. Quando ele faleceu e fiz os primeiros shows sem ele, com Pino (Palladino) no baixo, ele estava tocando sem essas coisas todas... eu falei: 'uau, tenho um emprego'", disse, inicialmente, sobre Entwistle.
"Com Keith, meu trabalho era manter a marcação do tempo, já que ele não fazia isso. Quando ele faleceu, foi como: 'oh, não preciso ficar mais marcando o tempo'", completou, a respeito de Moon.
Por fim, Townshend destacou que, geralmente, não é afetado pela morte, mas que o falecimento de Alan Rogan, seu técnico de guitarra por 40 anos, o deixou abalado por se tratar de um "grande amigo e salvador". "Eu fiquei arrasado. Geralmente, não sou impactado pela morte. Minha mãe, meu pai, Keith Moon. Talvez porque ele (Alan Rogan) estava em um hospital e lutando de forma tão forte. Quando ele finalmente faleceu, eu pensei: 'p*rra'", afirmou.
Moon faleceu em 1978, aos 32 anos, em decorrência de uma overdose de medicamentos usados contra o alcoolismo. Entwistle, por sua vez, faleceu devido a um ataque cardíaco provocado por consumo de cocaína - embora estivesse em quantidade mínima no sangue, a droga provocou um problemas nas artérias coronárias, que já estavam prejudicadas por um problema cardíaco que não havia sido tratado.
The Who: A declaração infeliz de Pete Townsend sobre a morte de companheiros
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Myles Kennedy fala da pressão de substituir vocal do Guns N' Roses no Rock Hall
Problemas vocais de Axl Rose surgiram em turnê com o Iron Maiden
O hit diferentão do Led Zeppelin que John Bonham detestava: "Muito chato"


O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
O maior cantor de todos os tempos, segundo Roger Daltrey do The Who
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
O dia que Elton John desencorajou Rod Stewart para depois aceitar o mesmo convite
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
As cinco músicas que Pete Townshend, do The Who, coloca no topo da própria carreira



