The Who: Pete Townshend explica declaração polêmica sobre Keith Moon e John Entwistle
Por Igor Miranda
Fonte: Facebook
Postado em 28 de novembro de 2019
O guitarrista Pete Townshend reconsiderou algumas de suas declarações sobre seus ex-colegas de The Who, o baixista John Entwistle e o baterista Keith Moon. Em entrevista anterior à Rolling Stone, o músico deu "graças a Deus" por eles terem falecido.
"Ninguém sabe o quanto sinto falta de Keith e John, como amigos e como músicos", declarou Townshend, em retratação no Facebook. "A alquimia que compartilhávamos em estúdio está ausente do novo álbum e sempre parece errado tentar evocar isso sem eles, mas suponho que sempre tentaremos. Até hoje, sinto raiva de Keith e John por morrerem. Às vezes, isso é demonstrado. É egoísta, mas é como me sinto", afirmou.
O guitarrista disse ter gratidão pelo que fez com o The Who, seja com ou sem os dois falecidos músicos. "Eu agradeço a Deus por isso, mas estava sendo irônico, de forma britânica, ao sugerir que é algo que me deixa feliz. Sou grato por ser livre enquanto músico e compositor, mas triste por perder antigos amigos. É irônico e me deixa com raiva. No fim da vida de minha mãe Betty, ela me deixou louco e há um grande alívio quando ela finalmente nos deixou, mas sinto muita falta dela. O amor tem várias facetas", comentou.
Townshend também pontuou que é mais fácil compor e tocar só com o vocalista Roger Daltrey hoje em dia. "John e Keith eram excêntricos e individuais como músicos. Eles ocupavam muito espaço musical. Como guitarrista, nunca aprendi a solar rápido porque não havia espaço. [...] A vantagem é que nos divertíamos muito", concluiu ele, também pedindo perdão a familiares de Keith Moon e John Entwistle pelas manchetes.
Veja a declaração completa de Pete Townshend:
A declaração original de Pete Townshend
À Rolling Stone, o guitarrista e principal compositor do The Who havia gerado polêmica ao dar "graças a Deus" pelas mortes de Keith Moon e John Entwistle. "Isso não deixará os fãs de The Who muito felizes, mas graças a Deus eles se foram", comentou.
O motivo da declaração é ainda mais curioso. "Eles eram difíceis pra c*ralho de se tocar junto. Nunca conseguiram criar bandas para eles. Acho que minha disciplina musical, minha eficiência musical como guitarrista base, manteve a banda unida", afirmou Townshend.
Em seguida, o guitarrista chegou a criticar o trabalho de seus ex-colegas. "O som de baixo de John era como um órgão de (Olivier) Messiaen. Cada nota, cada harmônico no céu. Quando ele faleceu e fiz os primeiros shows sem ele, com Pino (Palladino) no baixo, ele estava tocando sem essas coisas todas... eu falei: 'uau, tenho um emprego'", disse, inicialmente, sobre Entwistle.
"Com Keith, meu trabalho era manter a marcação do tempo, já que ele não fazia isso. Quando ele faleceu, foi como: 'oh, não preciso ficar mais marcando o tempo'", completou, a respeito de Moon.
Por fim, Townshend destacou que, geralmente, não é afetado pela morte, mas que o falecimento de Alan Rogan, seu técnico de guitarra por 40 anos, o deixou abalado por se tratar de um "grande amigo e salvador". "Eu fiquei arrasado. Geralmente, não sou impactado pela morte. Minha mãe, meu pai, Keith Moon. Talvez porque ele (Alan Rogan) estava em um hospital e lutando de forma tão forte. Quando ele finalmente faleceu, eu pensei: 'p*rra'", afirmou.
Moon faleceu em 1978, aos 32 anos, em decorrência de uma overdose de medicamentos usados contra o alcoolismo. Entwistle, por sua vez, faleceu devido a um ataque cardíaco provocado por consumo de cocaína - embora estivesse em quantidade mínima no sangue, a droga provocou um problemas nas artérias coronárias, que já estavam prejudicadas por um problema cardíaco que não havia sido tratado.
The Who: A declaração infeliz de Pete Townsend sobre a morte de companheiros
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista
A melhor música de rock e metal nacional para cada ano de 1958 a 2025
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
Qual o patrimônio dos músicos do Guns N' Roses?
Brian Johnson não teve coragem de ver Axl Rose no palco com o AC/DC
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


O guitarrista que Angus Young disse ser "o mais imitado do mundo"
O músico que seria salvo pelo The Who, ficou a ver navios e David Bowie o tirou da lama
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O rockstar que sofreu na mão de Lemmy; "acho que ele não vai me perdoar"
A banda mais insana ao vivo para Jack Black, pois os caras alopravam no palco
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"



