Gary Moore: você precisa conhecer um dos maiores guitarristas da história
Por Jorge Felipe Coelho
Fonte: Rádio Catedral do Rock
Postado em 12 de fevereiro de 2020
No último dia 6 completaram-se nove anos que o mundo da música perdeu Gary Moore. Irlandês de Belfast, desde o fim dos anos 60 o cara passeou por jazz rock e hard rock e, posteriormente, blues e baladas.
Colecionou fama de energético, mandão e briguento, mas até os seus desafetos reconheciam o talento genial de Moore como guitarrista. Dominava, como poucos, timbres limpos e pesados, o que lhe dava grande versatilidade de composição.
Sua primeira banda, ainda aos 18 anos, se chamava Skid Row (Não! Não é a famosa banda de Sebastian Bach), mas seu estilo peculiarmente exigente o levou para a carreira solo em 1973. Paralelamente era recrutado por seu parceiro Phil Lynott, líder do Thin Lizzy, em colaborações com a icônica banda de hard rock. A mais importante delas, a gravação do álbum Black Rose: A Rock Legend, um dos mais marcantes do grupo irlandês.
Foi ao lado de Lynott, com quem brigava muito, mas amava como se fosse um irmão, que Moore alçou o primeiro voo mais alto e agitou o mundo da música com Parisienne Walkways". O single, composto pela dupla, trouxe um riff de guitarra marcante e obteve ótimo desempenho nas paradas inglesas de 1979. Outra parceria de sucesso da dupla foi em 1985, com o ótimo hard rock de Out in the Field.
Devido ao talento que saltava aos olhos, Moore seguiu a carreira solo fazendo parcerias com músicos do calibre de Ozzy Osbourne, Glenn Hughes, Ian Paice (Deep Purple) e Greg Lake (Emerson, Lake and Palmer) até mergulhar de cabeça no blues lançando Still Got the Blues, em 1990. O álbum foi um tremendo sucesso comercial capitaneado pela faixa título, um blues lento que trouxe um dos solos de guitarra mais famosos da música. Albert King, Albert Collins e George Harrison tiveram colaborações dentro do disco.
After Hours, álbum que sucedeu o best seller de Moore em 1992, é considerado uma continuação de sua vertente blues. A participação de BB.King, duetos de vozes femininas e seções de metais embelezaram um ótimo repertório de canções, imprescindíveis em seus shows desde então, como Cold Day In Hell e Since I Met You Baby.
Para conhecer um dos maiores guitarristas da história, recomendo uma ótima coletânea chamada The Platinum Collection. Nela, encontramos três discos temáticos a saber: o disco 1 cobre a fase rock, o disco 2 cobre a fase blues e o disco 3 é todo composto de versões ao vivo.
Outra boa dica é assistir ao DVD Gary Moore & Friends: One Night In Dublin, concerto de 2005 que Moore realizou com membros do Thin Lizzy em Dublin. São tocados clássicos do Lizzy em homenagem ao falecido amigo Phil Lynott, que ganhou uma estátua na cidade.
O último lançamento, póstumo, de Gary Morre é recente e saiu em janeiro desse ano. Cobrindo o registro de uma apresentação intimista no London's Islington Academy, em 2 de Dezembro de 2009, Live From London captura um pouco da paixão com que Moore tocava ao vivo a cada noite. Observe você mesmo a linda versão de seu maior clássico, Still Got the Blues:
Leia mais no Boletim do JF, disponível no link abaixo:
http://radiocatedraldorock.com/news-56-boletim-do-jf
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock

O guitarrista que The Edge, do U2, admitiu nunca conseguir alcançar
Os melhores guitarristas com os quais Glenn Hughes trabalhou
A banda que iria se tornar milionária em alguns anos, mas o principal astro caiu fora antes
O guitarrista que Jack Bruce achava mais empolgante do que Eric Clapton
Blues Alright: 05 grandes músicos de rock que lançaram discos de blues


