O guitarrista que The Edge, do U2, admitiu nunca conseguir alcançar
Por Bruce William
Postado em 09 de setembro de 2025
The Edge sempre foi lembrado por criar atmosferas únicas com sua guitarra, usando efeitos e delay para definir a identidade do U2. Em vez de buscar a imagem do típico "guitar hero" que domina com solos velozes, ele preferiu trilhar um caminho próprio. Ainda assim, nunca deixou de admirar aqueles que seguiam a rota tradicional do virtuosismo.
Na juventude, Edge tentava tocar como os grandes nomes do progressivo, como Steve Howe (Yes) e Steve Hackett (Genesis). Ao mesmo tempo, cresceu em uma época em que o arquétipo de guitarrista de rock ainda era moldado por nomes do blues, como Eric Clapton, David Gilmour e, claro, Jimi Hendrix. A busca pelo solo marcante parecia ser quase obrigatória, mas não seria por aí que ele se destacaria.

Embora tivesse seus momentos de brilho técnico, a maior parte de sua força estava em construir texturas, como em "Where the Streets Have No Name", relembra a Far Out. Mas quando se deparou com o talento de Gary Moore, Edge percebeu seus próprios limites. "Não seria nem competição me colocar contra um guitarrista rápido como Gary Moore. Eu não poderia sequer começar a fazer algo parecido", reconheceu.
Para ele, a virtuosidade impressionava, mas não era o que realmente importava. "Muito cedo decidi que isso era irrelevante para mim. Talvez empolgasse os ouvintes, mas era algo que já tinha sido feito. Então, foquei minha energia em compor músicas", explicou. Em vez de tentar repetir fórmulas, preferiu investir na sonoridade inovadora que, desde os anos 1980, tornaria o U2 reconhecível em segundos.
Gary Moore era capaz de fazer a guitarra soar como se chorasse, transmitindo emoção em cada frase. Já The Edge explorava outras possibilidades: podia soar torturado, confiante ou delicado, sempre de acordo com a canção. No fim, o guitarrista irlandês entendeu que não precisava competir. Enquanto os virtuosos tinham seu espaço no rock, sua missão era empurrar a música para frente, e nisso ele se tornou marcante e único.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
Oasis confirma primeiras datas da segunda turnê após reunião
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Augusto Licks sobre circunstâncias da saída dos Engenheiros do Hawaii: "Foram injustas"
A melhor fase do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar

Quando The Edge pensou em abandonar o U2 por causa dos egos inflamados
A música de 1971 que incendiou Bono e mudou sua forma de enxergar o mundo
O álbum de 1987 que Noel Gallagher vai te chamar de nome feio se você não gostar
Oasis x U2: Quem emplacou mais hits no topo das paradas de sucesso?
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
O disco do U2 que vocalista do Creed deixou no toca-fitas do carro por dois anos
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
A banda de rock que vendeu mais ingressos de shows na história, segundo duas fontes
A vergonha que Bono sofre ao ver vídeos do U2 perante 1,5 bilhão de pessoas no Live Aid


