A opinião do guitarrista Gary Moore sobre a queda do nu metal
Por André Garcia
Postado em 19 de setembro de 2022
O rock nos anos 90 começou com o domínio do grunge — que em meados da década deu lugar ao brit pop —, e terminou com a mistura de metal industrial e rap. Batizado nu metal, aquela nova onda foi encabeçada pelo Korn chegando ao topo das paradas com "Follow the Leader" (1998) e "Issues" (1999); e também pelo Limp Bizkit, que chegou ao topo com "Significant Other" (1999) e fez ainda mais sucesso no ano seguinte com "Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavored Water".
Gary Moore - Mais Novidades
Entretanto, já em meados da primeira década dos anos 2000 aquele novo estilo entrou em baixa, perdendo espaço para a concorrência. Tal trajetória foi observada pelo lendário guitarrista irlandês Gary Moore, que em vídeo disponível no YouTube, na época apontou o motivo da queda do nu metal.
"O rock é cíclico", disse o ex-Thin Lizzy. "Acho que esse lance do nu metal já passou de seu auge agora. Dá para sentir quando um artista [lança] um álbum que não realmente acontece, aí a fundação da coisa meio que começa a ruir. O último disco do Korn não foi muito bem, aparentemente. As pessoas ficaram surpresas, mas aquilo ficou tão saturado por todo tipo de imitadores..."
"Todos os caras que embarcaram naquilo abaixaram a afinação da guitarra e pensaram "Podemos tentar fazer isso". Até porque não é lá tecnicamente muito difícil tocar a maioria daquelas coisas. Tinha muitos aspirantes, copiadores e tudo. Acho que as pessoas ficaram de saco cheio daquele tipo de som. [Atualmente] está mais para o som de garagem, tipo White Stripes, Yeah Yeah Yeahs, e tal. Mudou... mas ainda assim é rock, o que é bom! Ainda é baseado na guitarra", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Wolfgang Van Halen se tornou menos espiritual após a morte de Eddie
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
O guitarrista que The Edge, do U2, admitiu nunca conseguir alcançar
Os melhores guitarristas com os quais Glenn Hughes trabalhou
A banda que iria se tornar milionária em alguns anos, mas o principal astro caiu fora antes
Plágios ou Coincidências: cinco músicas famosas para você julgar


