Matérias Mais Lidas


A música do Thin Lizzy que Phil Lynott queria que fosse uma balada mas virou um "rockão"

Por Bruce William
Postado em 06 de julho de 2023

O Thin Lizzy, formado por Phil Lynott em Dublin em 1969, enfrentou anos de sucesso comercial relativo antes de alcançar o reconhecimento. Apenas dois momentos destacaram-se durante esse período difícil: o sucesso do single "Whiskey in the Jar" em 1973 e uma breve entrada nas paradas com o álbum "Fighting" em 1975. No entanto, tudo mudou com o lançamento do álbum "Jailbreak", que se tornou um grande sucesso, especialmente com o hit "The Boys Are Back in Town".

Então chegou a hora de preparar seu sucessor: "Johnny The Fox", lançado em 1976 e que dividiu opiniões, com alguns acreditando que ele mostrava sutileza, melodia e escopo musical ainda maiores, enquanto outros achando que ele não havia alcançado a qualidade de seu antecessor. Mas em um ponto a maioria concordava, que era sobre as qualidades positivas de uma das músicas: "Don't Believe a Word".

Thin Lizzy - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Escrita por Phil Lynott, "Don't Believe a Word" seria originalmente uma balada com a sua letra falando de um cara que, embora apaixonado, confessa para a sua amada que talvez ele não seja uma pessoa confiável, em trechos como: "Don't believe a word/ For Words are only spoken/ Your Heart is like a promise made to be broken" ("Não acredite em uma palavra/ Pois as palavras são apenas ditas/ E seu coração é como uma promessa feita para ser quebrada", em tradução livre) ou "Cos words can tell lies /And lies are no comfort /When there's tears in your eyes" ("Porque palavras podem contar mentiras/ E mentiras não servem de consolo/ Quando há lágrimas em seus olhos").

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O problema é que aquela versão lenta não agradou ao guitarrista Brian Robertson. Ele decide então adicionar um forte riff de guitarra e se junta ao baterista Brian Downey para refazer a parte musical, acelerando o ritmo e tornando a canção mais roqueira, além de incluir um faiscante solo de guitarra. Lynott se irritou e chegou a ficar alguns dias fora do estúdio, enquanto a banda prosseguia fazendo as partes que não precisavam do vocalista/baixista.

A partir dali Brian Robertson começou a perder seu espaço na banda, as diferenças criativas aumentaram muito e Brian estava também tendo problemas com bebidas a ponto de, durante uma briga em um bar, ele fraturar a mão e ter que ser substituído às pressas pelo velho amigo de Phil, Gary Moore, para uma turnê em 1977. Robertson ficou na banda até depois de "Bad Reputation", mas apareceu apenas em três músicas pois já estava basicamente de saída.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E já que falamos em Gary Moore, embora "Don't Believe a Word" tenha sido lançada com sucesso nesta versão mais rápida, a ponto de ter atingido o segundo posto das paradas de singles na Irlanda, Lynott nunca deixou de lado a sua versão original, e em 1978 o guitarrista gravou a versão lenta em seu álbum solo daquele ano, "Back On The Streets", contando com a participação especial do próprio Phil (clique aqui para ouvir) no baixo e vocal e também do baterista do Thin Lizzy, Brian Downey.

A versão lenta de "Don't Believe a Word" também foi lançada pelo Thin Lizzy no álbum "Live/Life" de 1983, em uma tocante reinterpretação ao vivo com as guitarras faiscantes de Scott Gorham e John Sykes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com informações do Wow-Vinyl e Glenn and Adrian's Rock Talk.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bandas: os dois lados dos rompimentos de formações clássicas

Capas: mais feias e ridículas feitas por artistas dos quadrinhos


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS