Mick Jagger: Beatles melhores que Rolling Stones? A resposta dele a McCartney

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Beats 1 / Ultimate Guitar
Enviar Correções  

O vocalista Mick Jagger, dos Rolling Stones, respondeu a uma recente e curiosa declaração feita por Paul McCartney, dos Beatles, sobre as duas bandas. Para McCartney, o grupo dele era melhor que o de Jagger.

Grana: os astros do rock mais ricos do Reino Unido, segundo jornalRockstars: filhos de roqueiros seguindo os passos dos pais

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

McCartney havia comentado, anteriormente, em conversa com o radialista Howard Stern: "Eles (Rolling Stones) estão enraizados no blues. Quando eles compõem algo, têm que ter a ver com blues. Nós tivemos um pouco mais de influências. Keith (Richards, guitarrista dos Stones) chegou a dizer que tínhamos sorte por termos quatro cantores na banda. Há muitas diferenças e eu amo os Stones, mas estou contigo: os Beatles foram melhores".

Beatles: por que eles foram melhores que os Rolling Stones, segundo McCartneyBeatles
Por que eles foram melhores que os Rolling Stones, segundo McCartney

O cantor dos Rolling Stones, claro, discordou elegantemente do eterno Beatle. Em entrevista a Zane Lowe, do Beats 1, Mick Jagger disse que os Beatles não tiveram a oportunidade de promover uma comparação justa nos palcos, que é onde os Stones se destacam, na visão dele.

"Isso é tão engraçado! Ele é amável. Obviamente, não há competição" disse Mick, inicialmente, aos risos. "A diferença é - falando seriamente - que os Rolling Stones são uma grande banda de shows em outras décadas e outras áreas enquanto os Beatles nunca fizeram uma turnê de arenas", completou.

Jagger destacou que os Beatles nunca puderam tocar, por exemplo, em um local como Madison Square Garden - arena famosa em Nova York, nos Estados Unidos - com um "sistema de som decente". "Eles acabaram antes desse negócio de grandes turnês começar. Não começou antes do fim dos anos 1960. A primeira grande turnê foi lá em 1969", afirmou.

Por fim, o vocalista apontou a maior distinção entre Beatles e Rolling Stones, na visão dele. "Os Beatles faziam um ótimo show. Eu estive em um deles, no Shea Stadium (em Nova York). Mas quando os Stones seguiu, começamos a fazer shows em estádios nos anos 1970 e fazemos até hoje. A grande diferença entre essas duas bandas é: uma banda está, inacreditavelmente e com sorte, ainda tocando em estádios. E a outra banda não existe", concluiu.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jagger ainda fez um comentário à parte sobre o início das grandes turnês. "Acho que o Led Zeppelin e o Pink Floyd eram as outras duas bandas que faziam essas grandes turnês quase que no mesmo período. Zeppelin e nós fazíamos grandes shows em grandes arenas, Pink Flyod tocava em grandes estádios e assim por diante. Existiam outras bandas nesse sentido", disse.

Sem resposta para as 'influências exageradas'

Durante sua entrevista, Mick Jagger não foi perguntado sobre outras declarações que Paul McCartney fez em bate-papo com Howard Stern. O Beatle chegou a sugerir que os Rolling Stones se "inspiravam demais" na banda dele.

O assunto foi puxado por Howard Stern, que disse que os Rolling Stones tentaram fazer seu próprio "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), clássico dos Beatles, ao lançar "Their Satanic Majesties Request", no mesmo ano. "Começamos a perceber que tudo que fazíamos, os Stones tentavam fazer logo em seguida", respondeu McCartney.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O músico complementa: "Fomos à América e tivemos muito sucesso. Então, os Stones foram à América. Fizemos 'Sgt. Pepper', os Stones fizeram um disco psicodélico. Tem muito disso".

Apesar do comentário, Paul McCartney não busca qualquer tipo de treta com os Stones. "Fomos grandes amigos, meio que ainda somos. Temos uma admiração mútua. Os Stones são uma banda fantástica. Sempre vou assistir aos shows deles quando estão por aí. É uma grande banda", afirmou.

Mick Jagger não comentou nenhuma dessas declarações, já que não foi perguntado sobre elas. Veja, a seguir, a entrevista de Paul McCartney a Howard Stern.

Beatles: por que eles foram melhores que os Rolling Stones, segundo McCartneyBeatles
Por que eles foram melhores que os Rolling Stones, segundo McCartney

Rivalidade?

A saudável e musical "rivalidade" entre Beatles e Rolling Stones é uma das mais célebres da história do rock. Porém, vale destacar que a "rixa" nunca existiu de fato e que os próprios integrantes dos Beatles diziam que viam mais os Beach Boys em uma possível "competição", já que os Stones exploravam outra imagem e uma sonoridade diferente.

Rivalidade: Beatles versus Beach Boys

Beach Boys: "morríamos de inveja do sucesso dos Beatles"




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Grana: os astros do rock mais ricos do Reino Unido, segundo jornalGrana
Os astros do rock mais ricos do Reino Unido, segundo jornal

Beatles: Os cinquenta anos do álbum Let It Be (vídeo)

Little Richard: Que sua voz ecoe no mundo branco opressor conservador, diz Samuel RosaLittle Richard
"Que sua voz ecoe no mundo branco opressor conservador", diz Samuel Rosa

Little Richard: Paul McCartney, seu aluno mais célebre, lamenta morte nas redesLittle Richard
Paul McCartney, seu aluno mais célebre, lamenta morte nas redes

Little Richard: Mick Jagger, Ringo Starr, Jimmy Page e outros lamentam a morteLittle Richard
Mick Jagger, Ringo Starr, Jimmy Page e outros lamentam a morte

Little Richard: Ringo Starr e Pete Best, bateristas dos Beatles, lamentam falecimentoLittle Richard
Ringo Starr e Pete Best, bateristas dos Beatles, lamentam falecimento

Som de Peso: Let It Be, o fim dos Beatles (vídeo)Alta Fidelidade: 50 anos de Let it Be dos Beatles

Lars Ulrich: filhos do baterista mostram como fazer música pesada de verdadeLars Ulrich
Filhos do baterista mostram como fazer música pesada de verdade

Beatles: Paul McCartney chegou a achar que era rival de John LennonBeatles
Paul McCartney chegou a achar que era rival de John Lennon


Testament: Como alguém gosta de Sabbath e Led e odeia os Beatles?Testament
Como alguém gosta de Sabbath e Led e odeia os Beatles?

Por um triz: quando por pouco a história do Rock não foi a mesmaPor um triz
Quando por pouco a história do Rock não foi a mesma


Rockstars: filhos de roqueiros seguindo os passos dos paisRockstars
Filhos de roqueiros seguindo os passos dos pais

Big Four: astros da cena Heavy escolhem banda preferidaBig Four
Astros da cena Heavy escolhem banda preferida


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280