Mick Jagger: Beatles melhores que Rolling Stones? A resposta dele a McCartney
Por Igor Miranda
Fonte: Beats 1 / Ultimate Guitar
Postado em 26 de abril de 2020
O vocalista Mick Jagger, dos Rolling Stones, respondeu a uma recente e curiosa declaração feita por Paul McCartney, dos Beatles, sobre as duas bandas. Para McCartney, o grupo dele era melhor que o de Jagger.
Rolling Stones - Mais Novidades
McCartney havia comentado, anteriormente, em conversa com o radialista Howard Stern: "Eles (Rolling Stones) estão enraizados no blues. Quando eles compõem algo, têm que ter a ver com blues. Nós tivemos um pouco mais de influências. Keith (Richards, guitarrista dos Stones) chegou a dizer que tínhamos sorte por termos quatro cantores na banda. Há muitas diferenças e eu amo os Stones, mas estou contigo: os Beatles foram melhores".
O cantor dos Rolling Stones, claro, discordou elegantemente do eterno Beatle. Em entrevista a Zane Lowe, do Beats 1, Mick Jagger disse que os Beatles não tiveram a oportunidade de promover uma comparação justa nos palcos, que é onde os Stones se destacam, na visão dele.
"Isso é tão engraçado! Ele é amável. Obviamente, não há competição" disse Mick, inicialmente, aos risos. "A diferença é - falando seriamente - que os Rolling Stones são uma grande banda de shows em outras décadas e outras áreas enquanto os Beatles nunca fizeram uma turnê de arenas", completou.
Jagger destacou que os Beatles nunca puderam tocar, por exemplo, em um local como Madison Square Garden - arena famosa em Nova York, nos Estados Unidos - com um "sistema de som decente". "Eles acabaram antes desse negócio de grandes turnês começar. Não começou antes do fim dos anos 1960. A primeira grande turnê foi lá em 1969", afirmou.
Por fim, o vocalista apontou a maior distinção entre Beatles e Rolling Stones, na visão dele. "Os Beatles faziam um ótimo show. Eu estive em um deles, no Shea Stadium (em Nova York). Mas quando os Stones seguiu, começamos a fazer shows em estádios nos anos 1970 e fazemos até hoje. A grande diferença entre essas duas bandas é: uma banda está, inacreditavelmente e com sorte, ainda tocando em estádios. E a outra banda não existe", concluiu.
Jagger ainda fez um comentário à parte sobre o início das grandes turnês. "Acho que o Led Zeppelin e o Pink Floyd eram as outras duas bandas que faziam essas grandes turnês quase que no mesmo período. Zeppelin e nós fazíamos grandes shows em grandes arenas, Pink Flyod tocava em grandes estádios e assim por diante. Existiam outras bandas nesse sentido", disse.
Sem resposta para as 'influências exageradas'
Durante sua entrevista, Mick Jagger não foi perguntado sobre outras declarações que Paul McCartney fez em bate-papo com Howard Stern. O Beatle chegou a sugerir que os Rolling Stones se "inspiravam demais" na banda dele.
O assunto foi puxado por Howard Stern, que disse que os Rolling Stones tentaram fazer seu próprio "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), clássico dos Beatles, ao lançar "Their Satanic Majesties Request", no mesmo ano. "Começamos a perceber que tudo que fazíamos, os Stones tentavam fazer logo em seguida", respondeu McCartney.
O músico complementa: "Fomos à América e tivemos muito sucesso. Então, os Stones foram à América. Fizemos 'Sgt. Pepper', os Stones fizeram um disco psicodélico. Tem muito disso".
Apesar do comentário, Paul McCartney não busca qualquer tipo de treta com os Stones. "Fomos grandes amigos, meio que ainda somos. Temos uma admiração mútua. Os Stones são uma banda fantástica. Sempre vou assistir aos shows deles quando estão por aí. É uma grande banda", afirmou.
Mick Jagger não comentou nenhuma dessas declarações, já que não foi perguntado sobre elas. Veja, a seguir, a entrevista de Paul McCartney a Howard Stern.
Rivalidade?
A saudável e musical "rivalidade" entre Beatles e Rolling Stones é uma das mais célebres da história do rock. Porém, vale destacar que a "rixa" nunca existiu de fato e que os próprios integrantes dos Beatles diziam que viam mais os Beach Boys em uma possível "competição", já que os Stones exploravam outra imagem e uma sonoridade diferente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico

Beatles: por que eles foram melhores que os Rolling Stones, segundo McCartney
De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
O guitarrista que recusou os Rolling Stones e trabalhou com os Sex Pistols
O artista que Paul McCartney e Mick Jagger apontaram como o maior no palco
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
Cinco bandas com mais de cinquenta anos de história
Mick Jagger: a surpreendente banda Punk favorita do cantor


