System of a Down: Para Dolmayan, governos criaram coronavírus para frear protestos
Por Igor Miranda
Fonte: Metal Injection
Postado em 03 de abril de 2020
O baterista John Dolmayan, do System of a Down, compartilhou teorias da conspiração a respeito da origem do novo coronavírus, causador da Covid-19. O músico falou sobre o assunto em entrevista ao podcast Metal Injection Livecast, com transcrição do Blabbermouth.
System Of a Down - Mais Novidades
Inicialmente, Dolmayan pontuou que há "coisas positivas" que podem sair da pandemia, mas que está preocupado com a economia. "Não quero ver níveis altos de desemprego. Tenho um negócio com 15 empregados e faço o que posso para mantê-los. Acho que não tenho tanto medo desse vírus quanto outras pessoas. Sinto que humanos foram feitos para combater vírus. Nosso corpo tem sistemas para combater isso", disse.
Em seguida, o baterista começou a falar sobre suas teorias. "Se há algo positivo para quem está no poder, é que esse vírus se livrou de muitas pessoas que estavam protestando. Eu me questiono, tenho minhas teorias e as pessoas acham que sou idiota por isso, mas tenho uma grande imaginação", afirmou.
Perguntado sobre quais protestos seriam esses, o baterista respondeu: "Houve protestos em Hong Kong, França, Itália, Líbano, Chile... no mundo todo, pessoas pediam mudanças de seus governantes. É conveniente o fato de haver um coronavírus e todos esses manifestantes desaparecerem. Eu escrevo por hobby e comecei a fazer minha própria história em quadrinhos que sairá daqui alguns meses. Tenho imaginação ativa e vejo razões nas coisas".
John Dolmayan reconheceu que pode "ser louco" ou que suas filosofias "podem ser reais" e, em seguida, deu um exemplo. "Acho que há coincidências interessantes e coisas convenientes que motivam outras coisas. A Primeira Guerra Mundial começou com uma tentativa de assassinato. Essa pessoa foi morta por pessoas que queriam a guerra? Há coisas na história que são interessantes e difíceis de se explicar", disse.
Voltando para o coronavírus, o baterista questionou uma informação que já foi esclarecida por autoridades da ciência. "De onde esses vírus saíram? Não veio de morcego e coisas assim. As pessoas na China comem morcego há milhares de anos", afirmou, citando o país onde foi registrado o primeiro caso do novo coronavírus.
Ele também entende que o governo da China agiu de forma calculada para atrapalhar a economia de todo o mundo. "A China não fez nada nas primeiras semanas para impedir pessoas de comprarem e consumirem produtos chineses. É a minha teoria: eles preferem que a economia do mundo todo fique ruim do que apenas a economia chinesa. O que acontece se não comprarmos da China por uma paralisação deles? Compramos em outros lugares, seus concorrentes. Então, as pessoas se acostumam a comprar de outros lugares e não necessariamente voltam a fazer negócios com a China", afirmou.
Por fim, John Dolmayan apontou que os poderosos "não se importam com alguns milhares de pessoas morrendo". "Não falo só da China, falo de governos em geral. Eles tendem a olhar para isso como uma colônia de formigas. É mais importante que a colônia de formigas sobreviva do que seus próprios membros, incluindo a rainha. É compreensível, embora não seja legal pensar nas coisas dessa forma", disse.
A entrevista pode ser ouvida, na íntegra (em inglês e sem tradução para português), no podcast Metal Injection Livecast.
Teorias da conspiração à parte, um estudo da Nature Medicine esclareceu, recentemente, que a pandemia foi causada por um vírus natural, não feito em laboratório. Conduzida por cientistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, a pesquisa aponta, ainda, que o vírus teria chegado dos animais aos humanos muito antes do primeiro caso confirmado, em Wuhan, na China.
No Brasil, balanço divulgado na última quinta-feira (2) aponta registro de 7.910 casos confirmados e 299 mortes pelo Covid-19. No mundo, já são mais de 1 milhão de casos, passando de 50 mil óbitos. O número real pode ser ainda maior, já que nem todos os pacientes estão sendo testados.
Coronavírus - Cancelamentos e problemas devido à pandemia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps