System of a Down: Para Dolmayan, governos criaram coronavírus para frear protestos
Por Igor Miranda
Fonte: Metal Injection
Postado em 03 de abril de 2020
O baterista John Dolmayan, do System of a Down, compartilhou teorias da conspiração a respeito da origem do novo coronavírus, causador da Covid-19. O músico falou sobre o assunto em entrevista ao podcast Metal Injection Livecast, com transcrição do Blabbermouth.
System Of a Down - Mais Novidades
Inicialmente, Dolmayan pontuou que há "coisas positivas" que podem sair da pandemia, mas que está preocupado com a economia. "Não quero ver níveis altos de desemprego. Tenho um negócio com 15 empregados e faço o que posso para mantê-los. Acho que não tenho tanto medo desse vírus quanto outras pessoas. Sinto que humanos foram feitos para combater vírus. Nosso corpo tem sistemas para combater isso", disse.
Em seguida, o baterista começou a falar sobre suas teorias. "Se há algo positivo para quem está no poder, é que esse vírus se livrou de muitas pessoas que estavam protestando. Eu me questiono, tenho minhas teorias e as pessoas acham que sou idiota por isso, mas tenho uma grande imaginação", afirmou.
Perguntado sobre quais protestos seriam esses, o baterista respondeu: "Houve protestos em Hong Kong, França, Itália, Líbano, Chile... no mundo todo, pessoas pediam mudanças de seus governantes. É conveniente o fato de haver um coronavírus e todos esses manifestantes desaparecerem. Eu escrevo por hobby e comecei a fazer minha própria história em quadrinhos que sairá daqui alguns meses. Tenho imaginação ativa e vejo razões nas coisas".
John Dolmayan reconheceu que pode "ser louco" ou que suas filosofias "podem ser reais" e, em seguida, deu um exemplo. "Acho que há coincidências interessantes e coisas convenientes que motivam outras coisas. A Primeira Guerra Mundial começou com uma tentativa de assassinato. Essa pessoa foi morta por pessoas que queriam a guerra? Há coisas na história que são interessantes e difíceis de se explicar", disse.
Voltando para o coronavírus, o baterista questionou uma informação que já foi esclarecida por autoridades da ciência. "De onde esses vírus saíram? Não veio de morcego e coisas assim. As pessoas na China comem morcego há milhares de anos", afirmou, citando o país onde foi registrado o primeiro caso do novo coronavírus.
Ele também entende que o governo da China agiu de forma calculada para atrapalhar a economia de todo o mundo. "A China não fez nada nas primeiras semanas para impedir pessoas de comprarem e consumirem produtos chineses. É a minha teoria: eles preferem que a economia do mundo todo fique ruim do que apenas a economia chinesa. O que acontece se não comprarmos da China por uma paralisação deles? Compramos em outros lugares, seus concorrentes. Então, as pessoas se acostumam a comprar de outros lugares e não necessariamente voltam a fazer negócios com a China", afirmou.
Por fim, John Dolmayan apontou que os poderosos "não se importam com alguns milhares de pessoas morrendo". "Não falo só da China, falo de governos em geral. Eles tendem a olhar para isso como uma colônia de formigas. É mais importante que a colônia de formigas sobreviva do que seus próprios membros, incluindo a rainha. É compreensível, embora não seja legal pensar nas coisas dessa forma", disse.
A entrevista pode ser ouvida, na íntegra (em inglês e sem tradução para português), no podcast Metal Injection Livecast.
Teorias da conspiração à parte, um estudo da Nature Medicine esclareceu, recentemente, que a pandemia foi causada por um vírus natural, não feito em laboratório. Conduzida por cientistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, a pesquisa aponta, ainda, que o vírus teria chegado dos animais aos humanos muito antes do primeiro caso confirmado, em Wuhan, na China.
No Brasil, balanço divulgado na última quinta-feira (2) aponta registro de 7.910 casos confirmados e 299 mortes pelo Covid-19. No mundo, já são mais de 1 milhão de casos, passando de 50 mil óbitos. O número real pode ser ainda maior, já que nem todos os pacientes estão sendo testados.
Coronavírus - Cancelamentos e problemas devido à pandemia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O primeiro disco de heavy metal do Judas Priest, segundo Ian Hill
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
O guitarrista do próprio país que The Edge acha que todo mundo deveria agradecer
A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Rob Halford não sabe como Judas Priest sobreviveu às gravações de "Screaming for Vengeance"
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain

Brian May: indignado por ter mais de 70 e ser obrigado a ficar isolado
Rush: Alex Lifeson se tranca em casa e maratona a Netflix por causa do coronavírus
REM: Pandemia do coronavírus fez com que clássico voltasse às paradas
Raul Seixas: Maluco Beleza previu pandemia do coronavírus em 1977?
Testament: Chuck Billy testa positivo para o Covid 19
Whitesnake lança "Cononavirus Blues", música nova
Rammstein: Till Lindemann está internado com coronavírus, diz imprensa alemã
Assista versão de quarentena que Metallica gravou para "Blackened"
Morre Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda Titãs, de Covid 19
Bruce Dickinson: a quarentena e o futuro da humanidade
COVID-19 impediu o lançamento de inéditas, diz gerente do Guns N' Roses
Death Angel: Em coma com COVID-19, baterista viu Satã e não o achou legal
Capital Inicial: coronavírus deixou Dinho Ouro Preto com edema nas cordas vocais
Serj Tankian: "países com mais casos de Covid são aqueles com líderes mais irracionais"
Sammy Hagar: ele prefere pegar Covid e morrer do que ter economia parada
Mikkey Dee: baterista do Scorpions pegou Covid-19, ficou mal e perdeu 15 kg
Ted Nugent: ele questiona por que o mundo não parou entre Covid-1 e Covid-18
Raimundos: Digão perdeu pai para Covid e não apoia político nenhum, diz Canisso
Steve Harris: ele largou tour com The Darkness por se opor a testes diários para Covid
Roger, do Ultraje a Rigor, sai em defesa de vacina contra Covid e discute com seguidores
Slash explica como Guns N' Roses evitou contrair COVID
O clássico do Dire Straits que Mark Knopfler diz não conseguir mais tocar por causa da Covid
System of a Down foi a banda de rock que mais vendeu ingressos na América do Sul em 2025
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
MC Lan apresenta seu lado rock em projeto com músicos do System of a Down e KoRn
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
Daron Malakian (System of a Down) revela medo que tinha do Kiss na infância
O jeito bizarro que Edu Falaschi testou olfato para saber se estava com covid
Grunge: 5 clássicos em versões "isoladas" para saborear na quarentena


