A banda que Dave Grohl diz que é impossível não amar, mas a verdade é que muitos odeiam
Por Bruce William
Postado em 01 de janeiro de 2025
Nos anos 1990, o rock britânico foi dominado pelo Oasis, uma banda que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo com sucessos como "Live Forever" e "Cigarettes and Alcohol". Enquanto isso, Dave Grohl, já reconhecido por seu trabalho no Nirvana, não poupava elogios à banda dos irmãos Gallagher. Ele afirmou em uma entrevista resgatada pela Far Out: "Eu amo o Oasis. Não tem como você não amar, porque eles fazem uma música tão incrível."
Apesar dos elogios de Grohl, a relação do Oasis com o público nunca foi unânime. A atitude confiante - frequentemente vista como arrogante - de Liam e Noel Gallagher dividia opiniões. Por um lado, muitos se identificavam com as letras autênticas sobre crescer em Manchester e sonhar com uma vida melhor; por outro, havia quem achasse os dois irmãos difíceis de lidar, tanto pela postura quanto pelos frequentes conflitos públicos.
A admiração de Grohl não foi um caso isolado. O álbum "Definitely Maybe" é frequentemente citado como um marco do britpop e um dos melhores álbuns de estreia da história. O disco capturou o espírito de uma geração, especialmente na Inglaterra, ao oferecer uma visão honesta e ambiciosa do que o rock poderia ser nos anos 1990, e que cativou até mesmo músicos famosos como Lars Ulrich, baterista do Metallica, se renderam ao álbum do Oasis:
"Eu estava dirigindo meu carro, ouvindo a estação de rádio Live 105, aqui em São Francisco [Califórnia, EUA], quando uma música tocou, [e era] diferente de todas as que eu já tinha ouvido antes. A atitude, o distanciamento e a vibração de não dar a mínima estavam saindo dos alto-falantes e, quando o primeiro ciclo de verso/ponte/coro terminou, eu estava convencido de que o que eu estava ouvindo devia ser aquela banda sobre a qual eu havia lido na Select algumas semanas antes. E, com certeza, eu estava certo. Era o Oasis e o single 'Supersonic'. Assim começou um relacionamento longo e muito gratificante com um som, uma abordagem e uma maneira de ver o mundo que teve um grande impacto sobre mim e ajudou a moldar quem eu sou hoje... se é que isso vale alguma coisa."
Entretanto, o sucesso do Oasis veio acompanhado de críticas, como seria de se esperar. O estilo direto das músicas e a postura provocadora dos Gallagher não agradaram a todos. Ainda assim, o impacto do grupo é inegável, mesmo entre aqueles que não eram fãs de sua atitude. Afinal, como Grohl disse: "Existem pouquíssimas bandas que tornam tão difícil odiá-las, simplesmente por serem tão boas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps