Nirvana: breve análise de quase todas as canções - "Escalator to Hell"
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 17 de junho de 2020
Como um adolescente de 11 anos que vivenciou aquela época e começou a escutar rock e grunge em 1991, posso dizer sem dúvida que este foi o último grande pico na história do rock, onde a música atuava em poder global de transformação cultural e cognitiva na sociedade - só lembrando que no caso do NIRVANA, apenas atingiu um arco que ia desde crianças inocentes ainda brincando de carrinho e empregadas domésticas, até empresários e playboys.
Ajuda, é claro, o fato de que algumas daquelas bandas não existam mais (com hiatos ou vocalistas falecidos), então, elas nunca tiveram a chance de apresentar novas sonoridades e tudo o que fizeram assumiu o status de um fóssil precioso.
Em relação ao NIRVANA e considerando que as composições de Kurt Cobain ficaram melhores à medida que os anos passavam durante a sua vivência - e dadas as boas músicas com as quais ele estava mexendo em 1994 e que poderiam entrar num futuro álbum do NIRVANA - numa análise de mundo perfeito e musicalmente falando, creio que eles tinham anos de grandeza pela frente.
É uma tragédia que nunca saberemos no que iria dar, mas é uma bênção para todos aqueles que foram tocados pela mistura única de poder, fragilidade, paixão e dor de Kurt Cobain, acompanhado por Dave Grohl na bateria e Krist Novoselic no baixo - em relação à formação clássica da banda.
Então, aqui estão quase todas as canções (originais e covers) que o NIRVANA e o grupo anterior de Cobain, FECAL MATTER, lançaram e que eu pude encontrar, onde criei breves resenhas para os fãs.
Só destacando que as músicas lançadas no disco solo póstumo de Kurt Cobain em 2015, "Montage of Heck", foram descartadas, porque reconheço que para muitos fãs do NIRVANA alguns não conseguem aguentar.
Sem nenhuma ordem qualitativa ou cronológica, segue o breve parecer sobre a faixa "Escalator to Hell", pela banda FECAL MATTER.
Música: "Escalator to Hell"
Fita Cassete: "Illiteracy Will Prevail" (demo, 1986)
Há um comentário no YouTube de um fã sobre esta faixa: "Eu amo praticamente todos os sons que Kurt Cobain já fez com vocal, guitarra, violão, baixo e até bateria. Isso, no entanto, não me interessa nem um pouco..." Ele sabia do que estava falando, mas não se enganem, esta faixa não foi lançada no disco "Montage of Heck".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O profundo significado de "Quicksand Jesus", balada inesquecível do Skid Row
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu

Como uma brincadeira entre Michael Stipe e Kurt Cobain foi parar em sucesso do R.E.M.
A música do Guns N' Roses em que Axl Rose queria algo de "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Como Kurt Cobain teve a ideia de escrever "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A curiosa diferença entre Nirvana e Soundgarden no começo da carreira
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
Loudwire: as dez melhores bandas da era Grunge


