Carta aberta: músicos exigem que políticos peçam autorização antes de usar canções
Por Igor Miranda
Postado em 31 de julho de 2020
Vários artistas de rock e outros estilos divulgaram uma carta aberta exigindo que políticos dos Estados Unidos passem a pedir autorização antes de utilizar suas músicas em eventos nesse sentido. A iniciativa foi mobilizada pela organização Artist Rights Alliance (ARA), que não tem fins lucrativos.
O apelo foi feito aos comitês representantes dos partidos Democrata e Republicano. A Ara pede que sejam estabelecidas "políticas claras que exigem que os responsáveis pelas campanhas busquem o consentimento de artistas, compositores e donos dos direitos autorais antes de usar publicamente suas músicas em um cenário político".
Rolling Stones - Mais Novidades
Nomes como Mick Jagger e Keith Richards (ambos Rolling Stones), Steven Tyler e Joe Perry (ambos Aerosmith), Elton John, Lionel Richie, R.E.M., Green Day, Panic! at the Disco, Blondie, Linkin Park, Sheryl Crow, Sia, Lorde, Elvis Costello e Cyndi Lauper, entre outros, assinaram o texto feito pela ARA. São mais de 50 artistas e bandas solicitando atenção neste ponto.
"Como artistas, ativistas e cidadãos, pedimos que vocês se comprometam que todos os candidatos que vocês apoiam buscarão o consentimento dos artistas e compositores creditados antes de usar suas músicas em campanhas e cenários políticos. É a única maneira de proteger efetivamente seus candidatos contra riscos legais, controvérsias públicas desnecessárias e complicações morais resultantes de reivindicar ou implicar falsamente o apoio de um artista ou distorcer a expressão de um artista de maneira pública", diz trecho da carta.
Os artistas apontam que todo ciclo eleitoral causa frustração a eles, pois sempre descobrem que há políticos utilizando suas músicas sem autorização - o que sugere que eles estariam demonstrando apoio àqueles candidatos. "Ser trazido à política dessa forma pode comprometer os valores pessoais de um artista, além de desapontar e alienar fãs, o que traz grande custo moral e econômico. Já para artistas que escolhem ser engajados politicamente em campanhas e outros contextos, esse tipo de uso público sem autorização traz confusão às suas mensagens e prejudica a eficácia", afirma.
Por fim, o texto destaca que a utilização de músicas nesse contexto sem autorização de seus criadores e intérpretes corresponde a violação de direitos autorais, além de impactar nos direitos dos criadores de publicidade e marca. Tudo isso pode mobilizar ações judiciais.
Veja, abaixo, todos os artistas e bandas que assinaram o texto:
Aerosmith
Alanis Morissette
Amanda Shires
Ancient Future
Andrew McMahon
Artist Rights Alliance
B-52s
Beth Nielsen Chapman
Blondie
Butch Walker
CAKE
Callie Khouri
Courtney Love
Cyndi Lauper
Dan Navarro
Daniel Martin Moore
Duke Fakir
Elizabeth Cook
Elton John
Elvis Costello
Erin McKeown
Fall Out Boy
Grant-Lee Phillips
Green Day
Gretchen Peters
Ivan Barias
Jason Isbell
Jewel
Joe Perry
John McCrea
John Mellencamp
Keith Richards
Kurt Cobain estate
Lera Lynn
Lionel Richie
Linkin Park
Lorde
Lykke Li
Maggie Vail
Mary Gauthier
Matt Nathanson
Matthew Montfort
Michelle Branch
Mick Jagger
Okkervil River
Pearl Jam
Panic! At The Disco
Patrick Carney
R.E.M.
Regina Spektor
Rosanne Cash
Sheryl Crow
Sia
Steven Tyler
T Bone Burnett
Tift Merritt
Thomas Manzi
Train
A carta aberta destaca que esse problema com políticos é antigo, já que acontece em todo ciclo eleitoral. Porém, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - cujo nome não é citado no texto -, tem chamado atenção de artistas nos últimos anos pelo uso de músicas sem autorização.
Diversos músicos e bandas já se posicionaram para criticar a veiculação de suas canções em campanhas de Donald Trump. Entre eles, estão Guns N' Roses, Ozzy Osbourne, Aerosmith, Linkin Park, Twisted Sister, R.E.M. e Neil Young.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Jennifer Finch, baixista da L7, morre aos 59 anos devido a um câncer cerebral
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
O disco do rock nacional que "custa mais que o seu carro", segundo Sérgio Martins
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O profundo significado de "alvo e artilharia" em "Teatro dos Vampiros" da Legião Urbana
Lobão faz ranking com seus cinco melhores bateristas de todos os tempos
A severa opinião de Paulo Ricardo sobre atual RPM com outro vocalista no cargo
Rolling Stones: ameaçando processar Donald Trump após uso de música em campanha
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
Mick Jagger diz que ser um rockstar deixa a mente permanentemente danificada
Os dois Beatles que poderiam ter entrado nos Rolling Stones segundo Keith Richards
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Mick Jagger revela quem deveria interpretá-lo em um filme sobre os Rolling Stones
John Lennon recomendou que Mick Jagger não conhecesse Elvis Presley
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo
Cinco clássicos do Rock que você provavelmente não aguenta mais ouvir



