Qual o significado da música "Lisbon", do Angra? Rafael Bittencourt explica
Por Igor Miranda
Postado em 30 de julho de 2020
A música "Lisbon" se tornou um dos grandes clássicos do Angra. A faixa saiu no álbum "Fireworks" (1998), último da banda com o vocalista Andre Matos e com o baixista Luis Mariutti, além de marcar a despedida do baterista Ricardo Confessori até 2009, quando deu início à sua passagem, durando até 2014.
Em um vídeo feito em seu canal de YouTube, o guitarrista Rafael Bittencourt explica o significado por trás de "Lisbon". O músico também trouxe uma rara filmagem que mostra a parte orquestral sendo gravada no lendário Abbey Road Studios, em Londres, na Inglaterra.
Ouça "Lisbon" a seguir:
Bittencourt conta, inicialmente, que o Angra buscava um diferencial em suas letras: a "sensibilidade para lidar com temas que não são extraordinários". "Não são guerreiros e vitórias de guerras impressionantes. São observações do cotidiano, ideias comuns e simples - mostrar que o extraordinário está na simplicidade e na visão que se tem do dia-a-dia", disse.
Em seguida, o guitarrista revelou a inspiração por trás da letra de "Lisbon", o que explica seu significado. "Essa música, o Andre escreveu sobre uma mendiga que estava no canto das ruas de Lisboa. Por isso, a palavra Lisboa. É uma ambientação, essa inspiração ambientada em Lisboa, não necessariamente falando da cidade, mas de um momento, de um retrato, uma imagem de um acontecimento do dia-a-dia das pessoas que pode passar batido, mas que sensibilizou o Andre", contou.
Por fim, o músico destaca que, além dos belos arranjos, "Lisbon" traz uma formatação curiosa: solos de três integrantes do Angra. "É um dos poucos momentos onde o Andre faz um solo de teclado de fato. Essa música tem três solos: um do Kiko, outro do Andre e um solo meu no final. Acho que é a única música que tem um solo dos três", concluiu.
Assista ao vídeo de Rafael Bittencourt na íntegra:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps