Qual o significado da música "Lisbon", do Angra? Rafael Bittencourt explica
Por Igor Miranda
Postado em 30 de julho de 2020
A música "Lisbon" se tornou um dos grandes clássicos do Angra. A faixa saiu no álbum "Fireworks" (1998), último da banda com o vocalista Andre Matos e com o baixista Luis Mariutti, além de marcar a despedida do baterista Ricardo Confessori até 2009, quando deu início à sua passagem, durando até 2014.
Em um vídeo feito em seu canal de YouTube, o guitarrista Rafael Bittencourt explica o significado por trás de "Lisbon". O músico também trouxe uma rara filmagem que mostra a parte orquestral sendo gravada no lendário Abbey Road Studios, em Londres, na Inglaterra.
Ouça "Lisbon" a seguir:
Bittencourt conta, inicialmente, que o Angra buscava um diferencial em suas letras: a "sensibilidade para lidar com temas que não são extraordinários". "Não são guerreiros e vitórias de guerras impressionantes. São observações do cotidiano, ideias comuns e simples - mostrar que o extraordinário está na simplicidade e na visão que se tem do dia-a-dia", disse.
Em seguida, o guitarrista revelou a inspiração por trás da letra de "Lisbon", o que explica seu significado. "Essa música, o Andre escreveu sobre uma mendiga que estava no canto das ruas de Lisboa. Por isso, a palavra Lisboa. É uma ambientação, essa inspiração ambientada em Lisboa, não necessariamente falando da cidade, mas de um momento, de um retrato, uma imagem de um acontecimento do dia-a-dia das pessoas que pode passar batido, mas que sensibilizou o Andre", contou.
Por fim, o músico destaca que, além dos belos arranjos, "Lisbon" traz uma formatação curiosa: solos de três integrantes do Angra. "É um dos poucos momentos onde o Andre faz um solo de teclado de fato. Essa música tem três solos: um do Kiko, outro do Andre e um solo meu no final. Acho que é a única música que tem um solo dos três", concluiu.
Assista ao vídeo de Rafael Bittencourt na íntegra:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP

O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Criação do Angra passa por influências que vão de Helloween a Tom Jobim
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
Teoria aponta que hiato do Angra pode ter sido estratégia para impulsionar show no Bangers
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Saída do Kiko do Angra custou muito, mas não pela razão que todos imaginam
O dia que Calcinha Preta deu strike no Angra após Bittencourt tocar sua própria música


