Black Sabbath: Briga sangrenta com skinheads quase cancelou gravação do Paranoid

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruce William
Enviar Correções  

A Kerrang! fez uma longa matéria falando sobre as gravações do "Paranoid", lançado no dia 13 de setembro de 1970, portanto completando exatos 50 anos agora em 2020. Confira a seguir o trecho que conta um violento incidente acontecido imediatamente antes do início das gravações, relatado por Tony Iommi.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Black Sabbath havia acabado de se apresentar no Winter Gardens Pavilion em Weston-Super-Mare, quando um problema envolvendo o cachê fez com que o baixista Geezer Butler saísse em busca do telefone público mais próximo para ligar para o empresário da banda. Mas, ao entrar na cabine telefônica, Geezer notou que estava cercado por uma galera skinhead que começou a botar pilha gritando "peguem o hippie", o que fez Geezer tremer nas bases.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Geezer geralmente é um cara de paz, mas eles o assustaram além da conta", diz Iommi, que prossegue: "Ele saiu da cabine e voltou correndo pra nos contar o que aconteceu. Parecia como se um membro de nossa gangue tivesse sido ameaçado, então todos fomos resolver o problema. Ozzy pegou alguma coisa para bater neles, mas eles também tinham tudo quanto é tipo de armas, eram uns idiotas e estavam prontos para uma luta", conta o guitarrista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não que a visão de Ozzy ensandecido empunhando algo parecido com um martelo tenha detido os skinheads, apesar dele ter feito bom uso da arma. "Havia muito sangue por lá", relembra Tony. "Foi uma luta bastante violenta. No começo eram meia dúzia deles, mas de repente foram chegando mais caras".

De algum jeito o quarteto - Tony, Ozzy, Geezer e Bill Ward - conseguiu voltar até a van, onde ficaram cuidando de seus ferimentos enquanto voltavam para a cidade natal, Birmingham. "Não sei ao certo como conseguimos, mas saímos de lá quase inteiros. Cheguei em casa e minha mãe me perguntou 'Como foram as coisas por lá?', e eu respondi 'Ah, foi tudo muito bem, valeu!', enquanto me olhava no espelho e contemplava meu olho roxo e sangue para tudo quanto é lado".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Três dias mais tarde o Black Sabbath estava no estúdio Regent Sound de Londres, para gravar o álbum que viria a se tornar o "Paranoid". O fotógrafo Chris Water registrou fotos da banda, e olhando atentamente para Iommi em mais de uma das fotos pode ser visto o olho direito roxo. Mas além das cicatrizes no corpo, aquela briga também inspirou a banda a fazer a letra de "Fairies Wear Boots", que originalmente seria uma canção sobre os perigos do abuso de drogas, mas ganhou este título em "homenagem" aos skinheads.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No livro "Black Sabbath: Doom Let Loose: An Illustrated History" de Martin Popoff, que saiu no Brasil sob o título "Destruição Desencadeada", ao ser perguntado sobre a origem de "Fairies Wear Boots", Geezer Butler explica: "Ozzy escreveu essa aí. Nós fomos perseguidos por uma gangue de skinheads. E os skinheads na Inglaterra costumavam usar uns coturnos enormes da Doc Marten. Quanto mais alto fosse o cano da bota, mais brutos eles eram. Então os skinheads costumavam usar coturnos Doc Marten que iam quase até a altura do joelho. Numa noite, fomos atacados por uns 24 deles, e nós demos uma surra neles. Éramos quatro ou cinco contra 25 ou 24 deles. Nós acabamos com eles, e os chamamos de um bando de fadinhas".

publicidade

Mas Ozzy, em sua autobiografia "I Am Ozzy", confessa que não se lembra disto. "Não tenho ideia sobre o que fala esta música, embora todos me digam que fui eu que escrevi a letra".

Veja também:

Black Sabbath: Geezer Butler e as tretas com os skinheadsBlack Sabbath
Geezer Butler e as tretas com os skinheads

FONTE: Kerrang!
https://www.kerrang.com/features/it-broke-down-barriers-tony...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


GooInArt Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 WhiFin Goo336