AC/DC: "Em todo álbum tentamos fazer a mesma coisa", explica engenheiro de som

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruce William
Enviar Correções  

Mais um trecho da conversa de Mike Fraser, engenheiro de som de longa data do AC/DC, com o podcast AC/DCFans.Net sobre seu envolvimento no novo álbum do AC/DC. A atual formação da banda conta com Angus Young (guitarra), Brian Johnson (vocal), Phil Rudd (bateria), Cliff Williams (baixo) e Stevie Young (guitarra).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao ser perguntado sobre o processo de produção do novo álbum e se havia algum som em especial que eles queriam, Mike explicou: "Nunca discutimos a questão do som, pois eles tem esta sonoridade icônica, em todo álbum tentamos fazer a mesma coisa. Em todos os discos que fiz com eles sempre foram os mesmos amplificadores - Marshalls... depende apenas de como soa, às vezes ajustamos algum detalhe aqui e ali mas não tentamos inventar nada. Temos apenas que deixar tudo pronto, soando da melhor forma possível para que eles cheguem e simplesmente toquem, eles não vão ficar sentados esperando horas enquanto você ajusta o som, você tem que esta pronto pois quando começam a tocar, como engenheiro de gravação em tenho que estar pronto, apenas aguardando que digam pra eu apertar o botão. Então é isso, não nos preocupamos em planejar a coisa da sonoridade, pois eles já tem um som próprio, é apenas questão de capturar o que fazem".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fraser também conta quanto tempo levou para o AC/DC completar o álbum contando desde quando entraram no estúdio. "Acho que foram seis semanas para registrar todo o instrumental e vocal, e então voamos para Los Angeles onde ficamos por duas ou três semanas mixando. Depois Angus e Brendan (O' Brien, produtor) fizeram mais uma série de edições, acho que Brendan até remixou alguma coisa. Então foram oito semanas no total, talvez".

Daí ele explica por qual motivo o AC/DC levou mais de dois anos para revelar os primeiros detalhes sobre o álbum: Sei que no passado havia um período de espera antes do lançamento - acho que era quando ajustavam detalhes das turnês mundiais e outras coisas. Mas neste disco, em especial, houve o lance da COVID que atrasou tudo... o AC/DC não é o tipo de banda que lança um álbum e larga ali no streaming, eles saem para tocar ao vivo tanto quanto puderem, é o que sempre fizeram - gravavam um disco e caíam na estrada. Então por isto ficou esta coisa de 'Espere, vamos ver o que vai acontecer'. E, claro, parte dos problemas deles é que todo o projeto foi secreto, com certeza ter um disco pronto na agulha, sempre há a possibilidade de alguém dar com a língua nos dentes, não dá pra guardar um segredo destes portanto tempo, alguém vai contar".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Veja também:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


WhiFin Goo336 Goo728 Cli336 Goo336