AC/DC: Álbuns por seis décadas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Denison Souza Rosario
Enviar Correções  

FONTE:Observação do próprio autor. Não há fonte.

OBSERVAÇÃO:Não há

PERMISSÃO:Sou o autor. Permito a publicação

Se formos considerar os trabalhos de estúdio, o DEEP PURPLE é a banda que mais décadas diferentes lançou álbuns. A banda gravou desde os anos 60 passando pelos anos 70, 80, 90, anos 2000, anos 10 e lançou, inclusive, seu disco dos anos 20: o álbum Whoosh!, em 7 de agosto de 2020, fechando sete décadas de registro. Logo atrás vem algumas poucas bandas clássicas como THE ROLLING STONES, a banda THE OUTLAWS e o AC/DC, com seis décadas de registro em estúdio. A grande maioria das bandas registraram seus trabalhos, no máximo, em quatro ou cinco décadas. E muitas, como o LED ZEPPELIN ou THE BEATLES apenas em uma década.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

o PEARL JAM, que surgiu na mesma época do NIRVANA (que já se extinguiu), já está em sua quarta década de gravação, uma vez que lançou um álbum agora em 2020. então vamos contar: anos 90, 2000, anos 10 e 20. quatro décadas com registros. Imagine que para se igualar aos caras do DEEP PURPLE eles teriam que gravar nos anos 30, 40 e deixar seu último registro em 2050. Será que eles teriam pique?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas dentre essas bandas, uma que eu gostaria de comentar é o AC/DC, porque lançou disco recentemente. Ainda está quente o lançamento, exatamente como sua capa!

A importância do AC/DC lançar o álbum "Power Up" em 2020, além de ser uma homenagem ao irmão do Angus Young, morto de demência em 2017, é o fato de eles terem ao menos um disco lançado em seis décadas diferentes: década de 70, 80, 90, 2000, 2010 e 2020.

Todos sabemos que a década gloriosa do AC/DC foi a década de 70, sem dúvidas. A década de Bon Scott, marcante vocalista da banda. Mas Bon Scott morreu e os irmãos Young não queriam parar. Contrataram Brian Johnson como vocalista e deu vida ao único grande disco dos anos 80 da banda. O disco de rock mais vendido! Então os discos clássicos da banda são todos da década de 70 + o "Back in Black", de 1980, com destaque para o primeiro álbum da banda "High Voltage", também o "Let There Be Rock" e o último com Scott: "Highway to Hell". Gosto de todos, mas eu considero o melhor álbum da época o "Let There Be Rock".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Depois da morte de Scott, vem os anos 80 e a banda com Brian Johnson gravou o icônico "Back in Black", único disco incrível dos anos 80 da banda australiana. Os outros álbuns não são tão bons. A banda teve um hiato de criatividade. Nada produziu de marcante!

Os anos 90 trouxeram dois álbuns apenas, mas os dois lançamentos são discos bons, melhores que os da década de 80. Trouxeram novos hits permanentes aos shows, onde a música "Thunderstruck" foi uma surpresa que marcou. Uma esperança para a banda!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora no século XXI, por incrível que pareça, foi que o AC/DC acordou! Só lançou disco muito bom. Inclusive o álbum "Black Ice" considero um disco do nível de "Back in Black". Talvez o "Power Up", lançado esse mês, e o "Rock or Bust" podem estar um degrau abaixo do "Black Ice", mas a peteca não está caindo. Pelo contrário, a banda está em forma, no final, conseguindo escrever discos memoráveis em cada década de sua existência de quase 50 anos!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E por que entre os discos do Iron Maiden os melhores são os dos anos 80 ou do AC/DC os melhores são os dos anos 70, mesmo que décadas depois essas bandas tenham registrado bons e elogiados discos? A resposta é simples! Eles não mudaram tanto assim em sua linguagem artística e a música deles já não surtem os mesmos efeitos que na primeira década. Toda banda pertence a sua década de nascimento! Um disco como "Power Up" sendo lançado lã atrás nos anos 70 surtiria um efeito devastador e maravilhoso. Por outro lado, se o AC/DC fosse uma banda nova e lançasse "Let There Be Rock" agora em 2020 não surtiria o mesmo efeito que surtiu quando lançado nos anos 70. Damos um crédito a "Power Up" apesar da linguagem já conhecida, porque levamos em consideração que estamos ouvindo o AC/DC, aquela banda dos anos 70 e do "Back in Black".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


CliHo Goo336 GooInArt Cli336 Goo336 Goo336 Cli336