AC/DC: Álbuns por seis décadas
Por Denison Souza Rosario
Postado em 22 de novembro de 2020
FONTE:Observação do próprio autor. Não há fonte.
OBSERVAÇÃO:Não há
PERMISSÃO:Sou o autor. Permito a publicação
Se formos considerar os trabalhos de estúdio, o DEEP PURPLE é a banda que mais décadas diferentes lançou álbuns. A banda gravou desde os anos 60 passando pelos anos 70, 80, 90, anos 2000, anos 10 e lançou, inclusive, seu disco dos anos 20: o álbum Whoosh!, em 7 de agosto de 2020, fechando sete décadas de registro. Logo atrás vem algumas poucas bandas clássicas como THE ROLLING STONES, a banda THE OUTLAWS e o AC/DC, com seis décadas de registro em estúdio. A grande maioria das bandas registraram seus trabalhos, no máximo, em quatro ou cinco décadas. E muitas, como o LED ZEPPELIN ou THE BEATLES apenas em uma década.
o PEARL JAM, que surgiu na mesma época do NIRVANA (que já se extinguiu), já está em sua quarta década de gravação, uma vez que lançou um álbum agora em 2020. então vamos contar: anos 90, 2000, anos 10 e 20. quatro décadas com registros. Imagine que para se igualar aos caras do DEEP PURPLE eles teriam que gravar nos anos 30, 40 e deixar seu último registro em 2050. Será que eles teriam pique?
Mas dentre essas bandas, uma que eu gostaria de comentar é o AC/DC, porque lançou disco recentemente. Ainda está quente o lançamento, exatamente como sua capa!
A importância do AC/DC lançar o álbum "Power Up" em 2020, além de ser uma homenagem ao irmão do Angus Young, morto de demência em 2017, é o fato de eles terem ao menos um disco lançado em seis décadas diferentes: década de 70, 80, 90, 2000, 2010 e 2020.
Todos sabemos que a década gloriosa do AC/DC foi a década de 70, sem dúvidas. A década de Bon Scott, marcante vocalista da banda. Mas Bon Scott morreu e os irmãos Young não queriam parar. Contrataram Brian Johnson como vocalista e deu vida ao único grande disco dos anos 80 da banda. O disco de rock mais vendido! Então os discos clássicos da banda são todos da década de 70 + o "Back in Black", de 1980, com destaque para o primeiro álbum da banda "High Voltage", também o "Let There Be Rock" e o último com Scott: "Highway to Hell". Gosto de todos, mas eu considero o melhor álbum da época o "Let There Be Rock".
Depois da morte de Scott, vem os anos 80 e a banda com Brian Johnson gravou o icônico "Back in Black", único disco incrível dos anos 80 da banda australiana. Os outros álbuns não são tão bons. A banda teve um hiato de criatividade. Nada produziu de marcante!
Os anos 90 trouxeram dois álbuns apenas, mas os dois lançamentos são discos bons, melhores que os da década de 80. Trouxeram novos hits permanentes aos shows, onde a música "Thunderstruck" foi uma surpresa que marcou. Uma esperança para a banda!
Agora no século XXI, por incrível que pareça, foi que o AC/DC acordou! Só lançou disco muito bom. Inclusive o álbum "Black Ice" considero um disco do nível de "Back in Black". Talvez o "Power Up", lançado esse mês, e o "Rock or Bust" podem estar um degrau abaixo do "Black Ice", mas a peteca não está caindo. Pelo contrário, a banda está em forma, no final, conseguindo escrever discos memoráveis em cada década de sua existência de quase 50 anos!
E por que entre os discos do Iron Maiden os melhores são os dos anos 80 ou do AC/DC os melhores são os dos anos 70, mesmo que décadas depois essas bandas tenham registrado bons e elogiados discos? A resposta é simples! Eles não mudaram tanto assim em sua linguagem artística e a música deles já não surtem os mesmos efeitos que na primeira década. Toda banda pertence a sua década de nascimento! Um disco como "Power Up" sendo lançado lã atrás nos anos 70 surtiria um efeito devastador e maravilhoso. Por outro lado, se o AC/DC fosse uma banda nova e lançasse "Let There Be Rock" agora em 2020 não surtiria o mesmo efeito que surtiu quando lançado nos anos 70. Damos um crédito a "Power Up" apesar da linguagem já conhecida, porque levamos em consideração que estamos ouvindo o AC/DC, aquela banda dos anos 70 e do "Back in Black".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim

A canção de natal do AC/DC que foi inspirada em Donald Trump
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Os 5 artistas e bandas de rock mais pesquisados no Google Brasil em 2025
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor música do clássico álbum "Powerage" do AC/DC, segundo Angus Young
Debate: "Highway to Hell" ou "Back in Black" - qual é o melhor álbum do AC/DC?
Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rock
Brian Johnson não teve coragem de ver Axl Rose no palco com o AC/DC


