AC/DC: Álbuns por seis décadas
Por Denison Souza Rosario
Postado em 22 de novembro de 2020
FONTE:Observação do próprio autor. Não há fonte.
OBSERVAÇÃO:Não há
PERMISSÃO:Sou o autor. Permito a publicação
Se formos considerar os trabalhos de estúdio, o DEEP PURPLE é a banda que mais décadas diferentes lançou álbuns. A banda gravou desde os anos 60 passando pelos anos 70, 80, 90, anos 2000, anos 10 e lançou, inclusive, seu disco dos anos 20: o álbum Whoosh!, em 7 de agosto de 2020, fechando sete décadas de registro. Logo atrás vem algumas poucas bandas clássicas como THE ROLLING STONES, a banda THE OUTLAWS e o AC/DC, com seis décadas de registro em estúdio. A grande maioria das bandas registraram seus trabalhos, no máximo, em quatro ou cinco décadas. E muitas, como o LED ZEPPELIN ou THE BEATLES apenas em uma década.
o PEARL JAM, que surgiu na mesma época do NIRVANA (que já se extinguiu), já está em sua quarta década de gravação, uma vez que lançou um álbum agora em 2020. então vamos contar: anos 90, 2000, anos 10 e 20. quatro décadas com registros. Imagine que para se igualar aos caras do DEEP PURPLE eles teriam que gravar nos anos 30, 40 e deixar seu último registro em 2050. Será que eles teriam pique?
Mas dentre essas bandas, uma que eu gostaria de comentar é o AC/DC, porque lançou disco recentemente. Ainda está quente o lançamento, exatamente como sua capa!
A importância do AC/DC lançar o álbum "Power Up" em 2020, além de ser uma homenagem ao irmão do Angus Young, morto de demência em 2017, é o fato de eles terem ao menos um disco lançado em seis décadas diferentes: década de 70, 80, 90, 2000, 2010 e 2020.
Todos sabemos que a década gloriosa do AC/DC foi a década de 70, sem dúvidas. A década de Bon Scott, marcante vocalista da banda. Mas Bon Scott morreu e os irmãos Young não queriam parar. Contrataram Brian Johnson como vocalista e deu vida ao único grande disco dos anos 80 da banda. O disco de rock mais vendido! Então os discos clássicos da banda são todos da década de 70 + o "Back in Black", de 1980, com destaque para o primeiro álbum da banda "High Voltage", também o "Let There Be Rock" e o último com Scott: "Highway to Hell". Gosto de todos, mas eu considero o melhor álbum da época o "Let There Be Rock".
Depois da morte de Scott, vem os anos 80 e a banda com Brian Johnson gravou o icônico "Back in Black", único disco incrível dos anos 80 da banda australiana. Os outros álbuns não são tão bons. A banda teve um hiato de criatividade. Nada produziu de marcante!
Os anos 90 trouxeram dois álbuns apenas, mas os dois lançamentos são discos bons, melhores que os da década de 80. Trouxeram novos hits permanentes aos shows, onde a música "Thunderstruck" foi uma surpresa que marcou. Uma esperança para a banda!
Agora no século XXI, por incrível que pareça, foi que o AC/DC acordou! Só lançou disco muito bom. Inclusive o álbum "Black Ice" considero um disco do nível de "Back in Black". Talvez o "Power Up", lançado esse mês, e o "Rock or Bust" podem estar um degrau abaixo do "Black Ice", mas a peteca não está caindo. Pelo contrário, a banda está em forma, no final, conseguindo escrever discos memoráveis em cada década de sua existência de quase 50 anos!
E por que entre os discos do Iron Maiden os melhores são os dos anos 80 ou do AC/DC os melhores são os dos anos 70, mesmo que décadas depois essas bandas tenham registrado bons e elogiados discos? A resposta é simples! Eles não mudaram tanto assim em sua linguagem artística e a música deles já não surtem os mesmos efeitos que na primeira década. Toda banda pertence a sua década de nascimento! Um disco como "Power Up" sendo lançado lã atrás nos anos 70 surtiria um efeito devastador e maravilhoso. Por outro lado, se o AC/DC fosse uma banda nova e lançasse "Let There Be Rock" agora em 2020 não surtiria o mesmo efeito que surtiu quando lançado nos anos 70. Damos um crédito a "Power Up" apesar da linguagem já conhecida, porque levamos em consideração que estamos ouvindo o AC/DC, aquela banda dos anos 70 e do "Back in Black".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Coletânea do Eagles se torna o primeiro álbum a superar 40 milhões nos EUA


Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O guitarrista que Angus Young disse ser "o mais imitado do mundo"
A cantora que foi apelidada "Batgirl" pelo AC/DC
A curiosa relação entre Led Zeppelin e Nirvana feita por Malcolm Young
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
Lars Ulrich diz quem escolheria para substituí-lo no Metallica
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


