Metallica: Kirk perdeu carro ao apostar que "Black Album" não venderia 6 milhões
Por Igor Miranda
Postado em 23 de dezembro de 2020
O guitarrista Kirk Hammett, do Metallica, não acreditava que o sexto álbum da banda, autointitulado "Metallica" e também conhecido como "Black Album", faria tanto sucesso. O disco, lançado em 1991, vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, sendo 16 milhões delas apenas nos Estados Unidos.
Em entrevista ao canal da Gibson no YouTube, com transcrição via Blabbermouth, Hammett revelou ter feito uma aposta com o gerente de turnês do Metallica na época em que o "Black Album" foi divulgado. O tour manager achava que o álbum venderia 6 milhões de cópias até uma data específica, que não foi revelada. O músico, por sua vez, dizia que não - e falou que daria o próprio carro ao amigo se a marca fosse conquistada.
"Quando o álbum começou a vender da forma como vendia, eu não conseguia acreditar. Até fiz uma aposta com nosso tour manager. Ele disse: 'vai vender 6 milhões de cópias até essa data'. E eu falei: 'eu te dou meu Porsche 911 Carrera se isso acontecer'. E adivinhe só? Isso aconteceu. E adivinhe só? Tive que dar a ele meu Porsche 911 Carrera", relembrou o guitarrista.
E por que Kirk Hammett não imaginava que "Black Album" faria tanto sucesso assim? Embora o Metallica fosse uma banda de ótima repercussão comercial antes daquele disco, tocando em grandes arenas pelo mundo todo, o músico não via nenhum grande hit em potencial naquele disco.
"'Enter Sandman' nunca me pareceu um hit. Nenhuma daquelas músicas me parecia um hit. Pareciam ser apenas muito boas e concisas, com períodos de peso alternando com melodia", comentou.
Apesar disso, o guitarrista sabia que o "Black Album" soava diferente. "A primeira vez que ouvi uma música dele na rádio, fiquei surpreso com a qualidade do som. 'One' (single do disco anterior '...And Justice For All') soava muito bem na rádio e na MTV, mesmo passando por tanta compressão, mas havia algo diferente com o 'Black Album'. Talvez seja pela grande presença da bateria, tão nítida, não sei, mas todas as músicas do 'Black Album' se destacavam na rádio, com muita presença", declarou.
O trabalho de Bob Rock na produção foi reconhecido por Kirk Hammett. "Quando ele chegou, ele disse que ninguém havia captado nossa energia nos palcos em uma gravação em estúdio. E ele estava certo. Esse foi o objetivo dele, e ele captou muita energia nossa em estúdio. Era muito diferente. Estarmos todos na mesma sala para gravar a bateria foi um marco para nós. Antes, apenas James (Hetfield, vocalista e guitarrista) participava junto de Lars (Ulrich, baterista). E sempre que estávamos todos tocando juntos, Lars sempre tocava melhor. Usar essa técnica provou esse ponto", afirmou.
A entrevista de Kirk Hammett ao canal da Gibson no YouTube pode ser ouvida na íntegra, em inglês e sem legendas, no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps