Metallica: o que Bob Rock fez para mudar o som do baixo no Black Album
Por Igor Miranda
Postado em 24 de julho de 2020
O produtor Bob Rock disse, em entrevista ao Tone Talks, o que fez para mudar o som do baixo de Jason Newsted no álbum autointitulado do Metallica, também conhecido como "Black Album", de 1991. Foi o primeiro trabalho da banda com Bob, que tinha uma missão dura com relação ao baixo - o disco anterior, "...And Justice For All" (1988), é notável justamente por ter suprimido a sonoridade do instrumento.
A primeira mudança foi de mentalidade, segundo Bob Rock. "O que nós fizemos com o som de Jason... na pré-produção, ele tinha um timbre mais agudo, quase um som de guitarra. Começamos a fazê-lo tocar mais com a bateria, aumentando o fundo como baixista. Era para se tornar uma seção rítmica em vez de tê-lo apenas duplicando o som da guitarra", afirmou, conforme transcrito pelo Ultimate Guitar.
Para chegar a esse objetivo, foi necessário, inclusive, promover uma mudança no equipamento usado por Jason Newsted. "Tentamos todo baixo e todo amplificador existentes. Fizemos muitos testes. Adivinha com o que terminamos? Um Ampeg SVT (amplificador) e um baixo Fender Precision", contou o produtor, mencionando dois equipamentos bem famosos.
No fim das contas, Bob Rock conseguiu obter o resultado sem mudar tanto a essência de Jason Newsted. "Jason abraçou isso e, claro, ele já tinha uma coleção desses instrumentos. É curioso que tentamos tudo e que ele não fica só duplicando a guitarra no 'Black Album', mas ele também faz isso varias vezes. Só que, no fim, ele tocou como um baixista propriamente dito, amarrado com a bateria, o que preencheu o som. Há baixo naquele álbum", disse.
A produção de "...And Justice For All"
Em outra entrevista, concedida ao canal da Gibson no YouTube no início deste ano, Bob Rock chegou a dizer que a produção de "...And Justice For All", primeiro com Jason Newsted no baixo, não fazia sentido. A função é assumida por Flemming Rasmussen, em parceria com o baterista Lars Ulrich e o vocalista e guitarrista James Hetfield.
"Fui ver o The Cult abrindo um show do Metallica, fiquei para o show principal e o que vi ali não era o som do '...And Justice For All' - era uma grande banda, com peso e tamanho. O álbum não fazia sentido para mim. Sei que é um disco adorado por muitos, mas estou apenas sendo honesto", comentou, na ocasião. Pouco tempo depois, Bob acabou convidado pelo Metallica a gravar o disco seguinte, pois eles gostaram muito do resultado obtido por ele em "Dr. Feelgood" (1989), do Mötley Crüe.
Neste mesmo bate-papo, o produtor revelou uma pequena mudança que fez na sonoridade do Metallica logo nos primeiros dias de trabalho no "Black Album". Embora tenha curtido a música "Enter Sandman", ele estranhou o fato de todas as canções apresentadas da banda terem o mesmo tom: a nota mi (representada pela letra E).
"Perguntei o porquê e James, me olhando como se fosse me matar, disse: 'mi é a nota mais grave'. Então, falei: 'Black Sabbath e Mötley Crüe abaixaram suas afinações para ré (ou D)'. Perguntei se já haviam tentado isso e ele disse que não. Tentaram em 'Sad But True', tocaram uma vez e ficaram impressionados com o resultado. Eles começaram a gostar um pouco mais de mim naquele dia, apenas um pouco (risos)", disse.
Comente: Qual a sua opinião sobre o Black Album?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
Baterista aprende repertório em menos de 3 horas e faz show com o Arch Enemy
O significado da palavra escrita igual em inglês e português que Fernanda Lira usou na Crypta
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
Guitarrista fala sobre álbum ao vivo e música inédita do Type O Negative
A música que acabou fazendo Lemmy levar um pé na bunda
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan

Bob Rock diz que produção de "…And Justice For All", do Metallica, não faz sentido
James Hetfield beija a noiva Adriana Gillett durante jogo do Las Vegas Raiders
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman", do Metallica, em programa de TV
Joey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e Guns N' Roses


