Tony Iommi explica a diferença entre Dio e Ozzy no Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 07 de fevereiro de 2021
Tony Iommi bateu um papo com a Loudwire, falando especificamente sobre a "era Dio" do Black Sabbath, cujos dois clássicos álbuns - "Heaven and Hell" (1980) e "Mob Rules" (1981) - serão relançados em versões remasterizadas e expandidas:
Black Sabbath - Mais Novidades
Iommi começou contando quando ouviu Ronnie James Dio pela primeira vez: "Foi no Rainbow - provavelmente o primeiro álbum do Rainbow. Achei que era muito bom e Ronnie tinha uma grande voz", e depois conta se chegou a pensar em tê-lo na banda algum dia: "Antes de Ronnie entrar, eu estava desanimado com tudo, estava frustrado e queria trabalhar. Conheci Ronnie numa festa e conversamos sobre montar um projeto juntos. Então eu estava prestes a fazer algo com ele e quando Ozzy saiu eu disse pros outros caras 'Por que não tentamos Ronnie?' Nós o trouxemos para um ensaio e funcionou'.
Em seguida, Iommi fala das dificuldades iniciais de ter um norte-americano no grupo. "Éramos conhecidos como uma banda britânica, mas quando ouvimos Ronnie pensamos 'Esse é o cara'. Mas tivemos muitas barreiras a transpor com ele. Todos conheciam Ozzy e nunca tínhamos trabalhado com outro cantor, então trazer outra pessoa foi um grande desafio. Querer que os fãs aceitassem Ronnie foi outra dificuldade. Don Arden, nosso empresário na época, era contra Ronnie na banda, ele dizia 'Vocês não podem ter um anão cantando no Black Sabbath', e eu respondia 'Ele tem uma grande voz, está funcionando com que estamos fazendo', e por isso acabamos dispensando Don".
Depois de explicar que Geezer estava meio ausente por motivos pessoais e que a entrada de Ronnie deu um gás na banda, fazendo com que ele e Bill Ward tivessem que "trabalhar mais intensamente", Iommi fala da diferença de estilo entre o Sabbath com Ozzy e com Dio: "Foi difícil para Ronnie assumir o posto no Sabbath, ainda mais substituindo alguém como Ozzy, que era um showman. Ronnie estava mais para um vocalista profissional e Ozzy mais para algum tipo de animador de plateia".
A entrevista completa (em inglês) está neste link.
Veja também:
FONTE: Loudwire
https://loudwire.com/black-sabbath-tony-iommi-heaven-and-hell-mob-rules-2021-reissues-interview/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O artista que The Edge colocou ao lado dos Beatles; "mudou o rumo da música"
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999

Black Sabbath: "Heaven And Hell" e "Mob Rules" serão relançados com bônus
A diferença entre os vocais de Ozzy e Dio, segundo Tony Iommi, do Black Sabbath
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath
Keith Richards: Metallica e Black Sabbath são "grandes piadas"


