Matérias Mais Lidas

Lacuna Coil: banda fica em silêncio durante showLacuna Coil
Banda fica em silêncio durante show

Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloideMamonas Assassinas
A história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide

Helloween: confira trailer do vídeo de Skyfall, nova música da bandaHelloween
Confira trailer do vídeo de "Skyfall", nova música da banda

Alice Cooper: músico comentou sobre acusações contra Marilyn MansonAlice Cooper
Músico comentou sobre acusações contra Marilyn Manson

Iggor Cavalera: a música eletrônica que ele ouve é mais pesada que SlayerIggor Cavalera
A música eletrônica que ele ouve é mais pesada que Slayer

Metal Injection: 10 álbuns que são melhores do que o mais aclamado das bandaMetal Injection
10 álbuns que são melhores do que o mais aclamado das banda

Black Sabbath: Ozzy era ótimo no que fazia mas Dio era mais envolvidoBlack Sabbath
"Ozzy era ótimo no que fazia mas Dio era mais envolvido"

Mutantes: entre os 25 melhores álbuns de rock psicodélico em lista de site gringoMutantes
Entre os 25 melhores álbuns de rock psicodélico em lista de site gringo

Megadeth: David Ellefson diz com qual músico ele gostaria de ter tocado juntoMegadeth
David Ellefson diz com qual músico ele gostaria de ter tocado junto

Mike Portnoy: Quem é o baterista menos reconhecido, Peter Criss ou Ringo Starr?Mike Portnoy
Quem é o baterista menos reconhecido, Peter Criss ou Ringo Starr?

Guns N' Roses: como eles dividiram ganhos em Appetite - e por que Axl levou maisGuns N' Roses
Como eles dividiram ganhos em "Appetite" - e por que Axl levou mais

AC/DC: Bon Scott viu Brian Johnson e ficou impressionado, mas ainda não sabia a verdadeAC/DC
Bon Scott viu Brian Johnson e ficou impressionado, mas ainda não sabia a verdade

Metal: as melhores capas do rock e metal no mês de fevereiroMetal
As melhores capas do rock e metal no mês de fevereiro

Stryper: Michael Sweet diz que é questão de tempo até a Bíblia ser canceladaStryper
Michael Sweet diz que é "questão de tempo" até a Bíblia ser "cancelada"

Mamonas Assassinas: último show contou com público pequeno e crianças na plateiaMamonas Assassinas
último show contou com público pequeno e crianças na plateia


Stamp

John Dolmayan: ele diz estar em "lista negra" de Hollywood por ser de direita

Por Igor Miranda
Enviar Correção

O baterista John Dolmayan, do System of a Down, tem chamado atenção nas redes sociais por compartilhar algumas de suas opiniões sobre política nos últimos tempos. O músico não costumava se posicionar tanto, mas adotou uma postura diferente, em especial, após Donald Trump ter sido eleito presidente dos Estados Unidos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os posts de Dolmayan passaram a causar debate nas redes sociais, especialmente porque as opiniões do músico parecem ser diferentes das que são expressas nas músicas do System of a Down. Há, ainda, alguns comentários de tom mais controverso feito pelo baterista, que chegou a endossar teorias da conspiração ao abordar a pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista ao podcast "Cancelled with Rob Rosen and Desma Simon", que conversa com personalidades "canceladas" pelo público, o músico revelou acreditar que seu nome foi incluído em uma espécie de "lista negra" de Hollywood, cidade americana famosa por sua produção cinematográfica, devido às suas opiniões consideradas "de direita". A transcrição das falas foi realizada pelo Consequence of Sound.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

John Dolmayan chegou a essa conclusão porque, segundo ele, nenhum estúdio de Hollywood mostrou interesse em adaptar sua saga de histórias em quadrinhos "Ascencia" em um filme ou série de TV. O baterista ainda associou essa suposta ação contra ele como uma espécie de novo "macarthismo", que retrata um período onde o governo dos Estados Unidos adotava uma política de repressão contra o comunismo.

"Fui vítima disso (de 'cancelamento'). Vamos dizer que 'Ascencia' poderia facilmente se tornar um filme ou série de TV e eu tinha uma agência trabalhando nisso comigo. E essa agência teve que pular fora. Já fui vítima disso e não é diferente e não é melhor do que aconteceu nos anos 1950 com o macarthismo. Não acredito em comunismo, nem em socialismo - acredito em programas sociais. Porém, não condeno ninguém, não coloco ninguém na cadeia por suas crenças", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em outra passagem da entrevista, transcrita pela Metal Hammer, ele falou um pouco mais sobre o trabalho com a agência de Hollywood. "A agência com a qual trabalho tem pessoas muito boas, mas eles têm uma companhia maior na qual precisam pensar. Eu não deveria falar sobre isso, mas sempre faço isso comigo mesmo. No fim das contas, podemos acabar trabalhando juntos. Se não, não deu. Mas eu entendo de onde eles vêm. Eles precisam proteger seus interesses", disse.

O músico também fez críticas ao Black Lives Matter, movimento ativista que luta contra a desigualdade racial. Para ele, a organização é "hipócrita" e age como "uma ferramenta de arrecadação de fundos para uma agenda comunista".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Não gosto da organização Black Lives Matter. Muitos dos fundadores são comunistas. Acho que muita gente pensa diferente do real movimento. Acho que eles não dão a mínima para as vidas negras. Acho que são uma ferramenta de arrecadação de fundos de uma agenda comunista. Se eles ligassem para as vidas negras, eles se preocupariam com a violência contra os negros em nossas cidades de interior", afirmou.

Outros posicionamentos de John Dolmayan

Nos últimos tempos, John Dolmayan tem se manifestado mais sobre assuntos relacionados a política e sociedade nas redes sociais. As posições têm dividido a opinião dos fãs do System of a Down por serem diferentes das que são expressadas nas letras das músicas e das que o vocalista Serj Tankian costuma publicar em seus perfis pessoais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

System of a Down: Serj defende o cunhado Dolmayan após mensagens de ódio a ambosSystem of a Down
Serj defende o cunhado Dolmayan após mensagens de ódio a ambos

Em fevereiro de 2020, por exemplo, Dolmayan fez uma postagem criticando Bernie Sanders, então pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos - que era apoiado pelo vocalista Serj Tankian -, e também falou sobre comunismo.

"Cuidado às crianças: gratuito. Assistência médica: gratuita. Universidade: gratuita. F*da-se, se tudo é gratuito e tudo virá dos ricos de qualquer forma, por que trabalhar? [...] Não acredite na doutrinação, nas elites da música e de Hollywood ou que o comunismo disfarçado de social-democracia fará algo além de tirar suas liberdades e deixará todos igualmente destituídos. Venezuela, China, Coreia do Norte, Alemanha nazista, Camboja (Pol Pot), Itália (Mussolini), etc", disse.

System of a Down: Dolmayan critica comunismo e Bernie Sanders, que Serj apoiaSystem of a Down
Dolmayan critica comunismo e Bernie Sanders, que Serj apoia

Em abril de 2020, durante entrevista ao podcast do Metal Injection, Dolmayan sugeriu que governos teriam criado o novo coronavírus para frear protestos contra suas gestões. Estudos já comprovaram que o vírus não foi criado em laboratório.

"Se há algo positivo para quem está no poder, é que esse vírus se livrou de muitas pessoas que estavam protestando. Eu me questiono, tenho minhas teorias e as pessoas acham que sou idiota por isso, mas tenho uma grande imaginação, Houve protestos em Hong Kong, França, Itália, Líbano, Chile... no mundo todo, pessoas pediam mudanças de seus governantes. É conveniente o fato de haver um coronavírus e todos esses manifestantes desaparecerem", afirmou.

System of a Down: Para Dolmayan, governos criaram coronavírus para frear protestosSystem of a Down
Para Dolmayan, governos criaram coronavírus para frear protestos

Pelas redes, em junho de 2020, o baterista saiu em defesa de Donald Trump em meio aos protestos contra a violência policial contra os negros, iniciados após a morte de George Floyd, sufocado pelos joelhos de um policial branco.

"Não vamos deixar que a narrativa que está sendo mostrada repetidamente nos faça esquecer a verdade desta afirmação. O presidente mais atacado da história e, ainda assim, o melhor amigo das minorias! Não acredita? Veja as estatísticas. Se não gosta, isso não muda a verdade", disse, sem mencionar quais estatísticas são essas. Trump tem sido criticado justamente por, na visão de parte da população americana, não trabalhar em prol da comunidade negra e latina nos Estados Unidos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

John Dolmayan: Trump é o presidente mais atacado e o melhor amigo das minoriasJohn Dolmayan
"Trump é o presidente mais atacado e o melhor amigo das minorias"

Diante das críticas nas redes sociais, o baterista ironizou os internautas que o chamavam de "racista simpatizante do nazismo" e apontavam que ele estava "gordo se comparado a 2006".

"Sou um 'boomer', então, estou completamente fora de contato com tudo por causa da minha idade, diferentemente de pessoas que eles concordam e que têm a mesma idade que eu, mas são iluminados", afirmou, usando a hashtag #getjohnoutofsoad (algo como "tire John do System of a Down"). "Por favor, por favor, não me tirem da banda. Desculpe por pensar diferente. Vou mudar, vou me conformar, eu prometo", completou, em tom sarcástico.

publicidade

System of a Down: Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da bandaSystem of a Down
Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da banda

No mês de julho, John Dolmayan voltou a falar sobre o movimento Black Lives Matter e afirmou que não existe racismo estrutural nos Estados Unidos. "O suposto movimento em prol das vidas negras nunca teve legitimidade na minha visão e sempre foi uma ferramenta de propaganda e de arrecadação de dinheiro do Partido Democrata. Juntamente do antifa, eles se mostraram inimigos do povo e adotaram a ilegalidade com apoio de uma mídia sensacionalista e das elites idiotas de Hollywood. Eles serão julgados, mas quando? Quantos outros inocentes precisam ser mortos antes?, disse, na ocasião.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nesta ocasião, um internauta questionou a postagem do baterista, apontando que ele nunca se manifesta sobre casos de injustiça racial, e afirmou que "o racismo estrutural nos Estados Unidos é um jogo perigoso". Dolmayan, então, respondeu: "Não existe racismo estrutural nos Estados Unidos. Cite um exemplo".

John Dolmayan: ele critica Black Lives Matter e diz não haver racismo estrutural nos EUAJohn Dolmayan
Ele critica Black Lives Matter e diz não haver racismo estrutural nos EUA

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal


SOAD: Serj Tankian não gosta da palavra DeusSOAD
Serj Tankian não gosta da palavra "Deus"

SOAD: teremos músicas novas em 2021? Serj Tankian responde...SOAD
Teremos músicas novas em 2021? Serj Tankian responde...

SOAD: Serj Tankian solta o verbo contra o Deus da vingança e as religiões opressorasSOAD
Serj Tankian solta o verbo contra o "Deus da vingança" e as religiões opressoras

SOAD: Serj afirma que a pandemia foi devastadora para ele de várias formasSOAD
Serj afirma que a pandemia foi devastadora para ele de várias formas

System of a Down: trecho de Chop Suey! tem passagens aleatórias de livros, diz SerjSystem of a Down
Trecho de "Chop Suey!" tem passagens aleatórias de livros, diz Serj

BBB: Juliette tenta cantar SOAD mas não consegue, Projota vai lá e mostra como se fazBBB
Juliette tenta cantar SOAD mas não consegue, Projota vai lá e mostra como se faz

SOAD: John Dolmayan solta o verbo e diz que a cultura do cancelamento é destrutivaSOAD
John Dolmayan solta o verbo e diz que a cultura do cancelamento é destrutiva

SOAD: baterista defende atriz que foi demitida por se comparar com vítimas do HolocaustoSOAD
Baterista defende atriz que foi demitida por se comparar com vítimas do Holocausto

SOAD: confira vídeo do jovem Serj Tankian tocando teclado em sua primeira bandaSOAD
Confira vídeo do jovem Serj Tankian tocando teclado em sua primeira banda

Rick Rubin: produtor paga multa de US$ 1 mil por violar quarentena no HavaíRick Rubin
Produtor paga multa de US$ 1 mil por violar quarentena no Havaí

SOAD: baixista afirma que banda não grava disco novo por diferenças entre integrantesSOAD
Baixista afirma que banda não grava disco novo por diferenças entre integrantes

Serj Tankian: novo EP será lançado em março; confira tracklist e arte da capaSerj Tankian
Novo EP será lançado em março; confira tracklist e arte da capa

Serj Tankian: confira vídeo oficial de Elasticity, faixa-título de próximo EPSerj Tankian
Confira vídeo oficial de "Elasticity", faixa-título de próximo EP

John Dolmayan: ele diz estar em lista negra de Hollywood por ser de direitaJohn Dolmayan
Ele diz estar em "lista negra" de Hollywood por ser de direita

System Of A Down: confira vídeo oficial de Genocidal HumanoidzSystem Of A Down
Confira vídeo oficial de "Genocidal Humanoidz"


System Of A Dilma: mashup de SOAD e discurso da presidenteSystem Of A Dilma
Mashup de SOAD e discurso da presidente

Heavy Metal: dez músicas que você pode mostrar pra quem não gosta do gêneroHeavy Metal
Dez músicas que você pode mostrar pra quem não gosta do gênero

Maiores Cantores de Metal: eleição feita por revista turcaMaiores Cantores de Metal
Eleição feita por revista turca


Metal: Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gêneroMetal
Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gênero

Bruce Dickinson: Ele lamenta não ter dado um soco em Axl RoseBruce Dickinson
Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.