System of a Down: Serj defende o cunhado Dolmayan após mensagens de ódio a ambos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

O vocalista Serj Tankian, do System of a Down, saiu em defesa do baterista da banda, John Dolmayan, em uma publicação no Instagram. Nos últimos dias, os dois têm compartilhado pontos de vista bastante diferentes sobre política - especialmente Dolmayan, que não se manifestava tanto sobre o assunto e, recentemente, surpreendeu ao mostrar que tem opiniões bem diferentes das de Tankian e até de muitas músicas do grupo.

Serj Tankian: "países com mais casos de Covid são aqueles com líderes mais irracionais"

Queen: uma interpretação da letra de "Bohemian Rhapsody"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar das diferenças, Serj Tankian disse que ama e respeita John Dolmayan e que esses pensamentos distintos ajudaram a transformar o System of a Down no que é hoje. O vocalista mencionou, ainda, o vínculo familiar entre os dois: o baterista é seu cunhado, já que as esposas deles (Angela e Diana Madatyan, casadas respectivamente com Tankian e Dolmayan) são irmãs.

"Meu baterista e cunhado John Dolmayan, que eu amo e respeito independentemente de nossos comentários e diferenças políticas extremamente polarizados, sempre foi meu aliado fiel nos esforços para o reconhecimento do genocídio armênio pelo System of a Down. A quantidade de ódio e estupidez online contra ele e contra mim é injustificável: as redes sociais criaram uma sociedade digital errônea que vive parcialmente a realidade", afirmou.

O cantor continuou: "Lembre-se, independentemente da posição, apenas artistas que realmente se importam com os fãs correm o risco de alienar sua base de admiradores pelo que consideram verdade. Nosso dilema e possível falácia é que temos duas pessoas assim na mesma banda".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por fim, concluiu: "Alguns podem considerar uma fraqueza, mas nossa dicotomia, se não 'quadricotomia' (palavra que não existe) artística, política e social fez o System of a Down o que é hoje. Obrigado a todos pela leitura. Todos devemos fazer mais leituras que não sejam online".

As diferenças de opinião no System of a Down

Desde o início do ano, John Dolmayan tem divulgado posições a respeito de política e sociedade que dividiram a opinião dos fãs do System of a Down. Em fevereiro, por exemplo, o baterista fez uma postagem criticando Bernie Sanders, então pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos - que era apoiado pelo vocalista Serj Tankian -, e também falou sobre comunismo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Cuidado às crianças: gratuito. Assistência médica: gratuita. Universidade: gratuita. F*da-se, se tudo é gratuito e tudo virá dos ricos de qualquer forma, por que trabalhar? Por que não viver do trabalho e dos lucros dos ricos? Sou milionário como Bernie, mas só tenho duas casas, então talvez eu possa compartilhar o 'acampamento de verão' desse hipócrita. Não acredite na doutrinação, nas elites da música e de Hollywood ou que o comunismo disfarçado de social-democracia fará algo além de tirar suas liberdades e deixará todos igualmente destituídos. Venezuela, China, Coreia do Norte, Alemanha nazista, Camboja (Pol Pot), Itália (Mussolini), etc", disse.

System of a Down: Dolmayan critica comunismo e Bernie Sanders, que Serj apoiaSystem of a Down
Dolmayan critica comunismo e Bernie Sanders, que Serj apoia

No início de abril, em entrevista ao podcast do Metal Injection, Dolmayan sugeriu que governos teriam criado o novo coronavírus para frear protestos contra suas gestões. Estudos já comprovaram que o vírus não foi criado em laboratório.

"Se há algo positivo para quem está no poder, é que esse vírus se livrou de muitas pessoas que estavam protestando. Eu me questiono, tenho minhas teorias e as pessoas acham que sou idiota por isso, mas tenho uma grande imaginação, Houve protestos em Hong Kong, França, Itália, Líbano, Chile... no mundo todo, pessoas pediam mudanças de seus governantes. É conveniente o fato de haver um coronavírus e todos esses manifestantes desaparecerem", afirmou.

System of a Down: Para Dolmayan, governos criaram coronavírus para frear protestosSystem of a Down
Para Dolmayan, governos criaram coronavírus para frear protestos

Pelas redes, no início deste mês de junho, o baterista saiu em defesa de Donald Trump em meio aos protestos contra a violência policial contra os negros, iniciados após a morte de George Floyd, sufocado pelos joelhos de um policial branco.

"Não vamos deixar que a narrativa que está sendo mostrada repetidamente nos faça esquecer a verdade desta afirmação. O presidente mais atacado da história e, ainda assim, o melhor amigo das minorias! Não acredita? Veja as estatísticas. Se não gosta, isso não muda a verdade", disse, sem mencionar quais estatísticas são essas. Trump tem sido criticado justamente por, na visão de parte da população americana, não trabalhar em prol da comunidade negra e latina nos Estados Unidos.

John Dolmayan: Trump é o presidente mais atacado e o melhor amigo das minoriasJohn Dolmayan
"Trump é o presidente mais atacado e o melhor amigo das minorias"

Diante das críticas nas redes sociais, o baterista ironizou os internautas que o chamavam de "racista simpatizante do nazismo" e apontavam que ele estava "gordo se comparado a 2006".

"Sou um 'boomer', então, estou completamente fora de contato com tudo por causa da minha idade, diferentemente de pessoas que eles concordam e que têm a mesma idade que eu, mas são iluminados", afirmou, usando a hashtag #getjohnoutofsoad (algo como "tire John do System of a Down"). "Por favor, por favor, não me tirem da banda. Desculpe por pensar diferente. Vou mudar, vou me conformar, eu prometo", completou, em tom sarcástico.

System of a Down: Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da bandaSystem of a Down
Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da banda

Em outra postagem, Dolmayan destacou que tem opiniões diferentes das de Serj Tankian - e, consequentemente, das que são expressas nas letras do System of a Down -, mas que os dois se respeitam muito. Vale lembrar que Tankian foi o único membro da banda a participar do recente álbum solo do baterista, "These Grey Men".

SOAD: John Dolmayan diz respeitar o que Serj pensa, mas não tem concordado muitoSOAD
John Dolmayan diz respeitar o que Serj pensa, mas não tem concordado muito

Por outro lado, Serj Tankian seguiu se manifestando, como já faz de forma costumeira, mas passou a mandar recados a fãs que estariam incomodados com letras do System of a Down.

Em entrevista ao podcast de Bryan Reesman, ele falou: "O que eu não entendo, e muitos fãs também dizem isso, é: vocês não deram atenção para as letras das músicas por 20 anos? Essas coisas são ditas nas minhas músicas o tempo todo. Vocês só ficam dançando essas músicas por serem dançantes? Não entenderam a mensagem? E está tudo bem também, pois as pessoas podem apenas gostar de música pesada. Nunca pensaram que 'B.Y.O.B.' é contra o imperialismo, talvez. Não sei... mas é interessante".

SOAD: Serj diz que fãs bravos com ideias políticas dele não repararam nas letrasSOAD
Serj diz que fãs bravos com ideias políticas dele não repararam nas letras

Pelas redes, o cantor divulgou uma demo antiga do System of a Down e disse que os apoiadores de Donald Trump que gostassem da canção seriam hipócritas, devido ao conteúdo da letra.

"Uma música bem antiga do System of a Down que estava em uma de nossas demos. A letra está abaixo. Se você gostar dessa música e ama Trump, você é um hipócrita - apenas um pequeno fato. Permitam-me acrescentar que, obviamente, essa música foi composta na década de 1990 e se refere à injustiça nos Estados Unidos e à injustiça cometida pelos Estados Unidos, por meio das sucessivas administrações democratas e republicanas (os dois principais partidos do país). Apenas acho a atual mais repugnante", disse.

SOAD: Serj posta demo antiga e diz que fãs de Trump que curtirem são hipócritasSOAD
Serj posta demo antiga e diz que fãs de Trump que curtirem são hipócritas

Questionado por fãs sobre as postagens de Tankian, John Dolmayan chegou a declarar, em resposta a um admirador no Instagram: "Espero que ele (Serj) tenha se enganado ao dizer aquilo. Não acho que ele pense daquela forma". A outro, que o questionou sobre as letras da banda serem tão diferentes de seus pensamentos, ele respondeu: "Concordo com algumas e discordo de outras. Tento tirar as melhores partes das coisas".

System of a Down: Dolmayan se manifesta após Serj postar provocação relacionada a TrumpSystem of a Down
Dolmayan se manifesta após Serj postar provocação relacionada a Trump




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Serj Tankian: países com mais casos de Covid são aqueles com líderes mais irracionaisSerj Tankian
"países com mais casos de Covid são aqueles com líderes mais irracionais"

System of a Down: casamento vai abaixo com Toxicity, vídeo viraliza e Serj divulgaSystem of a Down
Casamento vai abaixo com "Toxicity", vídeo viraliza e Serj divulga

System of a Down: Dolmayan se manifesta após Serj postar provocação relacionada a TrumpSystem of a Down
Dolmayan se manifesta após Serj postar provocação relacionada a Trump

SOAD: Serj posta demo antiga e diz que fãs de Trump que curtirem são hipócritasSOAD
Serj posta demo antiga e diz que fãs de Trump que curtirem são hipócritas

System of a Down: John Dolmayan não teme ser demitido por opiniões políticasSystem of a Down
John Dolmayan não teme ser demitido por opiniões políticas

System of a Down: Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da bandaSystem of a Down
Dolmayan ironiza perda de seguidores e pede que não o tirem da banda

SOAD: Serj diz que fãs bravos com ideias políticas dele não repararam nas letrasSOAD
Serj diz que fãs bravos com ideias políticas dele não repararam nas letras

SOAD: John Dolmayan diz respeitar o que Serj pensa, mas não tem concordado muitoSOAD
John Dolmayan diz respeitar o que Serj pensa, mas não tem concordado muito

System of a Down: banda nunca atingiu seu potencial por completo, diz DolmayanSystem of a Down
Banda nunca atingiu seu potencial por completo, diz Dolmayan

John Dolmayan: Trump é o presidente mais atacado e o melhor amigo das minoriasJohn Dolmayan
"Trump é o presidente mais atacado e o melhor amigo das minorias"


System Of A Down: Daron Malakian diz que nunca praticou guitarra na vidaSystem Of A Down
Daron Malakian diz que nunca praticou guitarra na vida

Taylander8: o triste fim do System of a DownTaylander8
O triste fim do System of a Down


Queen: uma interpretação da letra de Bohemian RhapsodyQueen
Uma interpretação da letra de "Bohemian Rhapsody"

A7X: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saibaA7X
Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280