System of a Down: Dolmayan critica comunismo e Bernie Sanders, que Serj apoia
Por Igor Miranda
Fonte: Instagram
Postado em 28 de fevereiro de 2020
O baterista John Dolmayam chamou atenção, nesta semana, ao expressar sua opinião sobre política nas redes sociais. O músico do System of a Down fez críticas a Bernie Sanders, pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, e também falou sobre comunismo.
System Of a Down - Mais Novidades
Visto como um candidato da esquerda política, Bernie Sanders teve suas ideias comentadas por John Dolmayan. "Cuidado às crianças: gratuito. Assistência médica: gratuita. Universidade: gratuita. F*da-se, se tudo é gratuito e tudo virá dos ricos de qualquer forma, por que trabalhar? Por que não viver do trabalho e dos lucros dos ricos? Sou milionário como Bernie, mas só tenho duas casas, então talvez eu possa compartilhar o 'acampamento de verão' desse hipócrita", disse.
Em seguida, o músico falou sobre ideologias de forma geral. "Não acredite na doutrinação, nas elites da música e de Hollywood ou que o comunismo disfarçado de social-democracia fará algo além de tirar suas liberdades e deixará todos igualmente destituídos. Venezuela, China, Coreia do Norte, Alemanha nazista, Camboja (Pol Pot), Itália (Mussolini), etc. Não funciona, não vai funcionar e sempre leva à pobreza da classe trabalhadora. As mesmas elites tentando implementar essa ideia estarão bem cuidadas enquanto o resto da população passa fome", afirmou.
Na seção de comentários, o público se dividiu. Houve quem criticasse a visão de John Dolmayan ao comparar o comunismo com nazismo e fascismo (embora o partido nazista fosse chamado Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, é consenso entre historiadores que o movimento era anticomunista e não tinha ligação com a esquerda) e quem lembrasse que o vocalista do System of a Down, Serj Tankian, tenha demonstrado apoio a Bernie Sanders.
Abaixo, uma publicação no Instagram em que Serj Tankian demonstra empolgação com a possibilidade de Bernie Sanders concorrer à presidência pelo Partido Democrata.
Com a aparente discordância política entre John Dolmayam e Serj Tankian, muitos fãs comentaram que os problemas do System of a Down nos últimos anos possam ter relação com a divergência de opiniões. Porém, os músicos nunca indicaram que as visões pessoais estariam impedindo o grupo, por exemplo, de fazer turnês maiores ou lançar um novo álbum.
Por que o System of a Down 'travou'
Em entrevista recente ao jornalista Eddie Trunk, John Dolmayan foi sincero ao especificar os motivos pelos quais o System of a Down está criativamente parado. Ele apontou que a banda é "disfuncional" e deveria estar mais focada no conjunto do que nos projetos paralelos.
"Você terá brigas e o resultado é: quanto maior a banda, mais as pessoas dizem que você é ótimo, que seu papel é o mais importante. Alguns ouvem isso mais do que outros e se apaixonam por suas próprias ideias. [...] Eu era amigo dos caras antes de estar na banda, mas como tudo na vida, quanto mais dinheiro e fama você tem, mais complicado isso se torna. De alguma forma, você perde a mentalidade que te fez chegar a isso, que é 'nós contra todos'. Acontece em toda banda", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A curiosa história por trás de uma das frases mais ofensivas da carreira do Slayer

System of a Down: dinheiro, fama e bajuladores travaram a banda, diz Dolmayan
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Baixista se considera grato e abençoado por música do System of a Down
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
As bandas que formam o "Big 4" do metal dos anos 2000, segundo a Loudwire
Bandas de rock que lançaram poucos discos, mas continuam fazendo muito sucesso


