System of a Down: Dolmayan critica comunismo e Bernie Sanders, que Serj apoia
Por Igor Miranda
Fonte: Instagram
Postado em 28 de fevereiro de 2020
O baterista John Dolmayam chamou atenção, nesta semana, ao expressar sua opinião sobre política nas redes sociais. O músico do System of a Down fez críticas a Bernie Sanders, pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, e também falou sobre comunismo.
System Of a Down - Mais Novidades
Visto como um candidato da esquerda política, Bernie Sanders teve suas ideias comentadas por John Dolmayan. "Cuidado às crianças: gratuito. Assistência médica: gratuita. Universidade: gratuita. F*da-se, se tudo é gratuito e tudo virá dos ricos de qualquer forma, por que trabalhar? Por que não viver do trabalho e dos lucros dos ricos? Sou milionário como Bernie, mas só tenho duas casas, então talvez eu possa compartilhar o 'acampamento de verão' desse hipócrita", disse.
Em seguida, o músico falou sobre ideologias de forma geral. "Não acredite na doutrinação, nas elites da música e de Hollywood ou que o comunismo disfarçado de social-democracia fará algo além de tirar suas liberdades e deixará todos igualmente destituídos. Venezuela, China, Coreia do Norte, Alemanha nazista, Camboja (Pol Pot), Itália (Mussolini), etc. Não funciona, não vai funcionar e sempre leva à pobreza da classe trabalhadora. As mesmas elites tentando implementar essa ideia estarão bem cuidadas enquanto o resto da população passa fome", afirmou.
Na seção de comentários, o público se dividiu. Houve quem criticasse a visão de John Dolmayan ao comparar o comunismo com nazismo e fascismo (embora o partido nazista fosse chamado Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, é consenso entre historiadores que o movimento era anticomunista e não tinha ligação com a esquerda) e quem lembrasse que o vocalista do System of a Down, Serj Tankian, tenha demonstrado apoio a Bernie Sanders.
Abaixo, uma publicação no Instagram em que Serj Tankian demonstra empolgação com a possibilidade de Bernie Sanders concorrer à presidência pelo Partido Democrata.
Com a aparente discordância política entre John Dolmayam e Serj Tankian, muitos fãs comentaram que os problemas do System of a Down nos últimos anos possam ter relação com a divergência de opiniões. Porém, os músicos nunca indicaram que as visões pessoais estariam impedindo o grupo, por exemplo, de fazer turnês maiores ou lançar um novo álbum.
Por que o System of a Down 'travou'
Em entrevista recente ao jornalista Eddie Trunk, John Dolmayan foi sincero ao especificar os motivos pelos quais o System of a Down está criativamente parado. Ele apontou que a banda é "disfuncional" e deveria estar mais focada no conjunto do que nos projetos paralelos.
"Você terá brigas e o resultado é: quanto maior a banda, mais as pessoas dizem que você é ótimo, que seu papel é o mais importante. Alguns ouvem isso mais do que outros e se apaixonam por suas próprias ideias. [...] Eu era amigo dos caras antes de estar na banda, mas como tudo na vida, quanto mais dinheiro e fama você tem, mais complicado isso se torna. De alguma forma, você perde a mentalidade que te fez chegar a isso, que é 'nós contra todos'. Acontece em toda banda", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
Hoobastank anuncia cancelamento de turnê pelo Brasil que aconteceria em novembro
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
As 10 melhores músicas do R.E.M., segundo os leitores da Rolling Stone
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
Massacration: por que a morte de Fausto Fanti impressionou tanto Bruno Sutter
Cinco curiosidades sobre Teemu Mäntysaari, o novo guitarrista do Megadeth
Kisser relembra bastidores do "Big Four" e medo de Lars de entrar no camarim do Slayer

System of a Down: dinheiro, fama e bajuladores travaram a banda, diz Dolmayan
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
System of a Down ganha primeiro disco de diamante da carreira com "Chop Suey!"
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
System of a Down: propaganda com baixista foi banida nos EUA



