System of a Down: Dolmayan critica comunismo e Bernie Sanders, que Serj apoia
Por Igor Miranda
Fonte: Instagram
Postado em 28 de fevereiro de 2020
O baterista John Dolmayam chamou atenção, nesta semana, ao expressar sua opinião sobre política nas redes sociais. O músico do System of a Down fez críticas a Bernie Sanders, pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, e também falou sobre comunismo.
System Of a Down - Mais Novidades
Visto como um candidato da esquerda política, Bernie Sanders teve suas ideias comentadas por John Dolmayan. "Cuidado às crianças: gratuito. Assistência médica: gratuita. Universidade: gratuita. F*da-se, se tudo é gratuito e tudo virá dos ricos de qualquer forma, por que trabalhar? Por que não viver do trabalho e dos lucros dos ricos? Sou milionário como Bernie, mas só tenho duas casas, então talvez eu possa compartilhar o 'acampamento de verão' desse hipócrita", disse.
Em seguida, o músico falou sobre ideologias de forma geral. "Não acredite na doutrinação, nas elites da música e de Hollywood ou que o comunismo disfarçado de social-democracia fará algo além de tirar suas liberdades e deixará todos igualmente destituídos. Venezuela, China, Coreia do Norte, Alemanha nazista, Camboja (Pol Pot), Itália (Mussolini), etc. Não funciona, não vai funcionar e sempre leva à pobreza da classe trabalhadora. As mesmas elites tentando implementar essa ideia estarão bem cuidadas enquanto o resto da população passa fome", afirmou.
Na seção de comentários, o público se dividiu. Houve quem criticasse a visão de John Dolmayan ao comparar o comunismo com nazismo e fascismo (embora o partido nazista fosse chamado Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, é consenso entre historiadores que o movimento era anticomunista e não tinha ligação com a esquerda) e quem lembrasse que o vocalista do System of a Down, Serj Tankian, tenha demonstrado apoio a Bernie Sanders.
Abaixo, uma publicação no Instagram em que Serj Tankian demonstra empolgação com a possibilidade de Bernie Sanders concorrer à presidência pelo Partido Democrata.
Com a aparente discordância política entre John Dolmayam e Serj Tankian, muitos fãs comentaram que os problemas do System of a Down nos últimos anos possam ter relação com a divergência de opiniões. Porém, os músicos nunca indicaram que as visões pessoais estariam impedindo o grupo, por exemplo, de fazer turnês maiores ou lançar um novo álbum.
Por que o System of a Down 'travou'
Em entrevista recente ao jornalista Eddie Trunk, John Dolmayan foi sincero ao especificar os motivos pelos quais o System of a Down está criativamente parado. Ele apontou que a banda é "disfuncional" e deveria estar mais focada no conjunto do que nos projetos paralelos.
"Você terá brigas e o resultado é: quanto maior a banda, mais as pessoas dizem que você é ótimo, que seu papel é o mais importante. Alguns ouvem isso mais do que outros e se apaixonam por suas próprias ideias. [...] Eu era amigo dos caras antes de estar na banda, mas como tudo na vida, quanto mais dinheiro e fama você tem, mais complicado isso se torna. De alguma forma, você perde a mentalidade que te fez chegar a isso, que é 'nós contra todos'. Acontece em toda banda", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps