System of a Down: "Prison Song" expõe a hipocrisia do sistema
Por Helton Grunge
Postado em 14 de fevereiro de 2026
Um dos grandes nomes do New Metal, o System of a Down nunca teve medo de expor suas ideias e atacar quem fosse. Essa situação fica bem clara quando falamos da música Prison Song, a faixa de abertura do álbum Toxicity (2001), um dos melhores já lançados pela banda.
A música traz uma abertura diferenciada, causando tensão e expectativa no ouvinte. Mas, o mais impactante da música (claro, além de sua intensidade) é sua crítica ferrenha ao sistema, uma vez que muitos são encarcerados por comprarem e venderem "substâncias ilícitas", as mesmas facilmente conseguidas (e, obviamente, sem punição alguma) pelos poderosos de Hollywood. A letra é direta expondo tal hipocrisia, principalmente por existirem cadeias lotadas de pessoas que praticam os mesmos atos de famosos da TV e do cinema, porém, enquanto os poderosos se divertem cada vez mais e estão livres, quem não faz parte do "grupo" acaba se tornando mais um presidiário.
System Of a Down - Mais Novidades

Mas, além dessa crítica direta, podemos também entender o tema central como uma prisão psicológica, uma vez que os poderosos que dominam o sistema também dominam a mídia e criam histórias, desenhos, séries e filmes para passar suas ideologias, para lucrarem e para nos fazerem de fantoches. Sim, estamos em uma prisão e nem estamos nos dando conta disso.
A intensidade da música, os questionamentos abordados pela banda e a sonoridade apresentada pelo System of a Down, além de sua postura, mostram que a banda não tem medo de abordar temas polêmicos e defende suas ideias. O sistema tem se mostrado cada vez mais "podre" e, com certeza, o que nos foi apresentado até agora com os casos mais recentes não passa da ponta de um grande iceberg de escândalos ainda maiores.
Sem dúvida, estamos em uma prisão e somos meros fantoches na mão de um sistema corrupto, sem escrúpulos e sem o menor senso de justiça. Quando acordaremos para sair desta tal "prisão"? Talvez seja essa a pergunta central colocada pela banda.
O canal Blog do Helton Grunge resumiu bem esses questionamentos. Confira abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Mastodon anuncia novo álbum e lança faixa com participação de Josh Homme
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Existe alguma banda melhor que o Iron Maiden ao vivo? Steve Harris e Bruce Dickinson respondem

"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
Baixista da banda pré-System of a Down foi demitido por "não ser revoltado"
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
"Chop Suey!", do System of a Down, ultrapassa 2 bilhões de streams no Spotify
System of a Down: "a maior banda do planeta é o Iron Maiden"


