Max Cavalera: como ele desistiu de detonar o Sepultura em "Eye for an Eye", do Soulfly
Por Igor Miranda
Postado em 12 de maio de 2021
A música "Eye for an Eye", responsável por abrir o álbum de estreia homônimo do Soulfly, de 1998, é uma das mais viscerais da carreira do vocalista e guitarrista Max Cavalera. Não só pela sonoridade, como, também, pelo conteúdo da letra.
Em entrevista à Metal Hammer, o frontman do Soulfly revelou que o conteúdo de "Eye for an Eye" seria ainda mais intenso, pois a ideia era criticar diretamente o Sepultura, banda da qual havia saído em 1996, na composição. O músico, que cita essa faixa como uma das 10 que descrevem sua vida, comentou que foi convencido pelo produtor Ross Robinson a não fazer isso.
Inicialmente, Max destacou que "Eye for an Eye" salvou a vida dele. "Ao lidar com a morte de Dana (enteado de Max, falecido em um acidente de carro em 1996) e romper com o Sepultura, sentia que estava farto da música. Estava com o coração partido, com raiva, com muitas decepções. Gloria (esposa e empresária) tentava me levantar, me colocar no pensamento certo e me fazer compor contra isso", afirmou.
Um jantar com o ídolo Ozzy Osbourne fez com que Max Cavalera voltasse a sentir paixão pela música. "Lembro que estávamos em um jantar na casa de Ozzy e ele me disse que quando foi expulso do Black Sabbath, ficou muito desanimado, mas cabia a ele voltar a se levantar. Por ter vindo de Ozzy, foi algo alucinante, tipo: 'preciso fazer isso'", disse.
Foi nesse contexto que rolou a criação de "Eye for an Eye", a partir de seus riffs básicos de guitarra. "Eu realmente amo o riff. É simples, pode ser tocado com uma corda apenas. E tem um refrão bem cativante, o que é difícil de fazer", comentou.
Críticas ao Sepultura na letra original
Ao compor a letra de "Eye for an Eye", Max Cavalera fez um verdadeiro desabafo. Os versos originais eram, segundo ele, "bem mais pesados e totalmente direcionados ao Sepultura".
Ross Robinson, que estava produzindo o álbum de estreia do Soulfly e havia trabalhado com o Sepultura no disco "Roots" (1996), convenceu Cavalera a adotar uma postura diferente na composição. Dessa forma, nasceu a letra que todos conhecemos.
"O produtor me fez mudar de ideia e transformar aquilo em algo mais positivo, em vez de falar m*rda sobre aqueles caras. Era tipo: 'ok, vou seguir o melhor caminho e ser mais diplomático'. Fiz com que 'Eye for an Eye' fosse mais sobre mim do que sobre eles", pontuou.
Por fim, Max revelou que a faixa em questão foi a responsável por conseguir um contrato com a gravadora Roadrunner para o Soulfly. "Fomos a Nova York e nos encontramos com Monte Connor (chefe de A&R da Roadrunner). Mostramos essa e outra música para ele e ele assinou com o Soulfly na hora. É uma daquelas músicas que eu nunca mais vou conseguir compor de novo", concluiu.
As 10 músicas escolhidas por Max Cavalera, da própria carreira, para descrever sua vida são:
1. Sepultura - "Arise" (1991)
2. Sepultura - "Refuse/Resist" (1993)
3. Nailbomb - "Wasting Away" (1994)
4. Sepultura - "Roots Bloody Roots" (1996)
5. Deftones - "Headup" (1997)
6. Soulfly - "Eye for an Eye" (1998)
7. Soulfly - "Prophecy" (2004)
8. Cavalera Conspiracy - "Inflikted" (2008)
9. Killer Be Killed - "Face Down" (2014)
10. Go Ahead and Die - "Truckload Full of Bodies" (2021)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
Adrian Smith comenta mudança de cenários físicos para telas digitais na nova turnê do Maiden

Das discordâncias ao enterro apressado de enteado, por que Max Cavalera saiu do Sepultura
Iggor Cavalera, ex-Sepultura, revela como voltou a falar com o irmão Max
Max Cavalera conta por que segue sem manter contato com ex-colegas do Sepultura
Sepultura: como eles obtiveram espaço no Brasil com o cover de "Orgasmatron"
Andreas Kisser pensou em mudar o nome do Sepultura após saída de Max Cavalera
Soulfly - Mike DeLeon fala sobre o novo álbum, "Chama"
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Max Cavalera conta como os primeiros discos do Soulfly inspiraram a criação de "Chama"
Max Cavalera: disputa com o "inimigo" Sarcófago ainda rende


