FBI torna público documento relacionado à investigação da morte de Kurt Cobain
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de maio de 2021
Kurt Cobain, guitarrista/vocalista/líder do NIRVANA, faleceu em 5 de abril de 1994. O músico, que tinha 27 anos, cometeu suicídio e até hoje, a sua morte gera curiosidade, sendo que existe quem acredite em outras teorias, como a de que o músico foi assassinado. Seja lá como for, estamos em maio de 2021 e nenhuma teoria foi comprovada.
Porém, o caso ganhou uma nova página nesta sexta-feira (7 de maio). Na verdade, não apenas uma, mas dez páginas. Este é o tamanho do documento relativo à investigação da morte de Kurt que o FBI divulgou. Segundo matéria publicada pelo site Blabbermouth, o documento contém cartas de dois indivíduos, solicitando que o FBI tratasse a morte de Cobain em 1994 como um assassinato em vez de suicídio.
Uma das páginas do documento mostra uma solicitação enviada ao FBI em 2003, onde é possível ler: "Acredito que uma grande injustiça possa ter sido cometida no caso de Kurt Cobain. Estou escrevendo na esperança de sua ajuda para pressionar por um reexame da morte do Sr. Cobain. Milhões de fãs em todo o mundo gostariam de ver as inconsistências em torno da morte esclarecidas de uma vez por todas. É triste pensar que uma injustiça desta natureza pode ser permitida nos Estados Unidos".
A resposta do FBI para todas as solicitações foi a mesma. "Agradecemos sua preocupação com o fato de o Sr. Cobain ter sido vítima de um homicídio. No entanto, a maioria das investigações de homicídio geralmente cai sob a jurisdição das autoridades estaduais ou locais. Para que o FBI inicie uma investigação de qualquer reclamação que recebamos, fatos específicos devem estar presentes para indicar que uma violação da lei federal dentro de nossa jurisdição investigativa foi ocorreu".
Também no documento divulgado, consta um fax que a empresa Cosgrove / Meurer Productions (CMP) enviou ao FBI em janeiro de 1997. A CMP produz a série de documentários "Unsolved Mysteries", que exibiu um episódio sobre Cobain em fevereiro do mesmo ano. A carta diz: "Pelo menos um investigador, Tom Grant, um investigador particular baseado em Los Angeles e ex-adjunto do xerife do condado de Los Angeles, está convencido de que a decisão oficial de suicídio foi um julgamento precipitado".
Os documentos completos (que obviamente, estão em inglês), podem ser conferidos neste link.
Kurt Donald Cobain é o maior símbolo do grunge, estilo musical surgido em Seattle no início dos anos 1990. Durante sua curta carreira, lançou três discos de estúdio, com destaque para "Nevermind" (1991), segundo álbum do NIRVANA e um dos trabalhos mais emblemáticos da música pesada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps