Bruce Dickinson te enganou em shows do Iron Maiden no Brasil em 2019 e você nem percebeu
Por Igor Miranda
Postado em 02 de agosto de 2021
O Iron Maiden fez shows apoteóticos no Brasil em 2019. Foram realizadas três apresentações, de sua turnê "Legacy of the Beast", em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro - na Cidade Maravilhosa, inclusive, a performance rolou no festival Rock in Rio e foi transmitida, em vídeo, para todo o mundo.
Com justiça, a banda acabou sendo muito elogiada por esses shows, com destaque ao vocalista Bruce Dickinson, que, então com 61 anos e um câncer devidamente superado, impressionou com sua performance enérgica. Ele não só estava cantando muito bem, como, também, movimentava-se por todo o palco, com trocas de figurino e interação com elementos teatrais.
Tudo isso acaba de ficar ainda mais impressionante, agora, devido a uma informação revelada pelo próprio. Em recente entrevista à revista Kerrang, o vocalista contou que estava com problemas físicos durante aqueles shows - e deu um jeito de "enganar" o público com relação a isso, já que ninguém percebeu nada de diferente com ele.
Inicialmente, ele contou que gravou as duas ultimas músicas de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, com a perna imobilizada. Ele havia acabado de lesionar o tendão de Aquiles e precisou passar por uma cirurgia na época em que o disco estava sendo registrado, em meados de 2019.
"Gravei as duas últimas músicas de 'Senjutsu' usando muletas, com uma daquelas botas grandes que você tem que usar para imobilizar sua perna. Machuquei no final de abril. Trinta e seis horas depois, eu estava tendo a perna costurada. E então, 24 horas após a operação, eu estava no estúdio, cantando, com minha perna do tamanho de uma p*rra de um balão", afirmou.
Dickinson destacou que sua perna ficou imobilizada com a bota durante um mês. Depois, ele passou por duas semanas de reabilitação e precisou de quatro meses para, segundo ele, "aprender a andar novamente".
O problema é que a agenda de turnê do Iron Maiden não permitiria que ele tivesse esses quatro meses. Em julho daquele ano, a banda voltou à estrada para uma turnê pela América do Norte, com quase 40 shows até o fim de setembro. Depois, em outubro, veio a turnê pela América do Sul, com três apresentações no Brasil, uma na Argentina e duas no Chile.
Foi necessário, então, jogar com as cartas que tinha. Bruce locomovia-se pelos palcos de forma menos convencional, adaptando-se para cada ocasião - e fazendo de uma forma que ninguém notasse o problema.
"Aquela turnê pela América do Norte e América do Sul, todos aqueles grandes shows, eu não conseguia andar direito, então eu apenas fingia. Ninguém percebeu", afirmou o vocalista.
Por fim, ele explicou como "fingia" movimentar-se normalmente pelo palco. "Eu estava correndo, mas corria de forma diferente. Aprendi a me mover sem usar os músculos da panturrilha, o que é difícil, mas eu não conseguia fazer nada convencional. Então, eu não conseguia pular e não conseguia correr. Andar rápido era um problema. Mas se você andasse como um caranguejo, estava tudo bem", pontuou.
Percalços à parte, o Maiden concluiu a turnê, sem grandes problemas, justamente na América do Sul. A ideia era voltar à estrada em 2020, em uma nova etapa da tour "Legacy of the Beast" pela Europa, mas a pandemia do novo coronavírus fez com que a banda adiasse seus shows - inicialmente, para 2021; depois, 2022.
Como o novo álbum, "Senjutsu", será lançado no próximo mês de setembro, tudo indica que a turnê mesclará o conceito da "Legacy of the Beast" com músicas inéditas. Resta esperar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Vocalista se afasta por tempo indeterminado do Dragonforce, que anuncia substituto
A música do The Cure que decepcionou Robert Smith ao virar seu maior sucesso
A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
O melhor riff de guitarra do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
Edição nacional de "Senjutsu", novo álbum do Iron Maiden, está em pré-venda no Brasil
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
O filme dos anos 30 que inspirou a música mais tocada pelo Iron Maiden ao vivo
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
Metallica: Robert Trujillo e seus primos, membros de gangues
Fotos de Infância: Dave Mustaine, do Megadeth


