A frase incrível que fez a tribo Xavante aceitar participar de "Roots", do Sepultura
Por Igor Miranda
Postado em 02 de setembro de 2021
O Sepultura adotou uma abordagem mais ousada e experimental ao gravar "Roots" (1996), seu álbum de maior sucesso. O trabalho feito pela banda incluiu uma visita à tribo Xavante, localizada na região de Canarana, no Mato Grosso.
Sepultura - Mais Novidades
Os integrantes do Sepultura se deslocaram à região com uma equipe reduzida e mergulharam na cultura dos indígenas. Além de terem seus corpos pintados, os envolvidos adotaram os hábitos dos nativos, inclusive de alimentação. Ao longo desse período, eles gravaram a música "Itsári".

Em entrevista à BBC Brasil, Paulo Cipassé Xavante, cacique que recebeu o Sepultura em sua aldeia em 1996, contou como recebeu o convite para participar de "Roots". O nativo afirma que o contato veio através da jornalista Angela Pappiani, do Núcleo de Cultura Indígena, ONG de Ailton Krenak.
"Eu falei para a Angela: 'pega todo o material relacionado a eles e manda para nós, que eu coloco no ar para o pessoal aqui'", afirmou Cipassé, de início.

Uma frase dita pela jornalista ao cacique foi determinante para que ele e os demais integrantes da tribo aceitassem fazer a participação. "Ela falou: 'eles são iguais a vocês: cabeludos, tatuados e o pessoal tem preconceito com eles'. Ela mandou os álbuns e eu coloquei no ar no nosso conselho tradicional. O pessoal gostou e falou: 'se eles sofrem preconceito igual a nós, vamos fazer o trabalho'", revelou.
O Sepultura, então, foi aceito para a gravação - mas com uma condição. "A única coisa que eu pedi para comunicar a eles é que eu sabia que o pessoal que toca esse estilo de música fuma e bebe muito. Então pedi para eles não trazerem nada disso para fazermos um trabalho com respeito. Eles aceitaram", contou o cacique xavante.

A entrevista completa, que traz outras declarações do cacique e de Max Cavalera, ex-vocalista e guitarrista do Sepultura, pode ser conferida no site da BBC Brasil.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps