Charlie Brown Jr: Chorão fez dívida impagável com gravadora em 2005, diz filho
Por Igor Miranda
Postado em 26 de novembro de 2021
Alexandre Abrão, filho de Chorão, revelou em entrevista ao G1 que o pai deixou uma dívida impagável com a gravadora EMI, hoje incorporada à Sony. O débito foi criado em 2005 e está relacionado com a continuidade da banda sem o guitarrista Marcão Britto, o baixista Champignon e o baterista Renato Pelado, que saíram da formação todos ao mesmo tempo.
De acordo com Abrão, para dar continuidade ao Charlie Brown na época, Chorão adquiriu os direitos relacionados à banda que estavam ligados aos ex-integrantes. A partir dali, o grupo passaria a ser dele - mas com um alto custo.
Charlie Brown Jr - Mais Novidades
Inicialmente, não era exatamente o que o cantor queria. Ele já estava convencido a encerrar o CBJr e começar uma carreira solo, ainda segundo Alexandre.
"Em 2005, quando teve a ruptura do Charlie Brown e saiu o Champignon, Marcão e Pelado, meu pai queria fazer um projeto solo chamado Chorão Skate Vibe. Só que ele tinha um contrato muito pesado com a EMI", afirmou, em entrevista ao jornalista Rodrigo Ortega.
O empresário Marcos Maynard, presidente da EMI, foi o responsável por fazer Chorão dar sequência ao Charlie Brown Jr. "O Maynard falou: 'pô, você vai fazer projeto solo o c***lho; tu é o Charlie Brown, tu não é o Chorão'. Aí meu pai comprou dos outros músicos os direitos artísticos, de marca, de imagem. Através disso ele virou o dono da banda", disse.
Dívida impagável
Ao adquirir todos esses direitos, Chorão contraiu uma dívida impagável, nas palavras de Alexandre Abrão. "Desde que meu pai faleceu, uma das pessoas que trabalhava com o meu pai falava: 'o Chorão tem uma dívida impagável com a EMI'. Até hoje essa dívida impagável está aí. A gente paga de pouquinho em pouquinho, porque retém os direitos artísticos. Isso é uma coisa que ninguém sabia", explicou.
Rodrigo Ortega, que conduziu a entrevista, perguntou a Alexandre se essa dívida ainda é paga com parte dos direitos da obra de Chorão. "Na verdade não paga", respondeu o filho de Chorão. "A EMI simplesmente retém e a gente não vê esse dinheiro. As pessoas falam: 'Ah, chove dinheiro'. Não é assim. Para comprar, meu pai tomou uma dívida da EMI de advanceds (pagamentos adiantados de gravadoras aos músicos); para quitar a compra com o Marcão, o Champignon e o Pelado", afirmou.
A situação não envolveu o guitarrista Thiago Castanho, um dos grandes pivôs do recente rompimento dos músicos do Charlie Brown Jr com Alexandre Abrão, pois ele já estava fora há algum tempo. "O Thiago já tinha saído da banda antes. Com essa ruptura, para fazer voltar o Charlie Brown, ele chamou o Thiago de volta. Porém, como contratado. Todos os músicos que entraram no Charlie Brown Jr desde 2005 eram contratados", disse.
Outros problemas
Chorão não deixou apenas uma dívida com a EMI, de acordo com Alexandre. Outros problemas jurídicos permaneceram mesmo após a morte do cantor, em 2013.
"Não só dívida de advanced da EMI. A gente paga todos os problemas jurídicos. Porque o Charlie Brown tem problemas jurídicos da época do meu pai. Tem diversos processos", afirmou.
Por fim, Abrão destacou que não é o responsável por lidar com essa questão diretamente. "Cuido da parte bacana da coisa. Que fica aqui até não sei que horas editando vídeo para entrar no YouTube, no Instagram e no telão do show. A parte do dinheiro, para mim, sinceramente não faz muita diferença", concluiu.
A entrevista completa pode ser lida no site G1.
Charlie Brown Jr: Atritos entre membros da banda e o filho de Chorão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Malevolent Creation celebra 35 anos de "The Ten Commandments" em São Paulo

Charlie Brown Jr: Thiago e Marcão saem de tributo e citam "ego, vaidade e ganância"
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
Ninguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famosos
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
Kiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica
Bruce Dickinson revela por que saiu do Iron Maiden em 1993
Zakk Wylde e Dave Grohl: A treta por causa de canções para Ozzy


