Charlie Brown Jr: Chorão fez dívida impagável com gravadora em 2005, diz filho
Por Igor Miranda
Postado em 26 de novembro de 2021
Alexandre Abrão, filho de Chorão, revelou em entrevista ao G1 que o pai deixou uma dívida impagável com a gravadora EMI, hoje incorporada à Sony. O débito foi criado em 2005 e está relacionado com a continuidade da banda sem o guitarrista Marcão Britto, o baixista Champignon e o baterista Renato Pelado, que saíram da formação todos ao mesmo tempo.
De acordo com Abrão, para dar continuidade ao Charlie Brown na época, Chorão adquiriu os direitos relacionados à banda que estavam ligados aos ex-integrantes. A partir dali, o grupo passaria a ser dele - mas com um alto custo.
Charlie Brown Jr - Mais Novidades
Inicialmente, não era exatamente o que o cantor queria. Ele já estava convencido a encerrar o CBJr e começar uma carreira solo, ainda segundo Alexandre.
"Em 2005, quando teve a ruptura do Charlie Brown e saiu o Champignon, Marcão e Pelado, meu pai queria fazer um projeto solo chamado Chorão Skate Vibe. Só que ele tinha um contrato muito pesado com a EMI", afirmou, em entrevista ao jornalista Rodrigo Ortega.
O empresário Marcos Maynard, presidente da EMI, foi o responsável por fazer Chorão dar sequência ao Charlie Brown Jr. "O Maynard falou: 'pô, você vai fazer projeto solo o c***lho; tu é o Charlie Brown, tu não é o Chorão'. Aí meu pai comprou dos outros músicos os direitos artísticos, de marca, de imagem. Através disso ele virou o dono da banda", disse.
Dívida impagável
Ao adquirir todos esses direitos, Chorão contraiu uma dívida impagável, nas palavras de Alexandre Abrão. "Desde que meu pai faleceu, uma das pessoas que trabalhava com o meu pai falava: 'o Chorão tem uma dívida impagável com a EMI'. Até hoje essa dívida impagável está aí. A gente paga de pouquinho em pouquinho, porque retém os direitos artísticos. Isso é uma coisa que ninguém sabia", explicou.
Rodrigo Ortega, que conduziu a entrevista, perguntou a Alexandre se essa dívida ainda é paga com parte dos direitos da obra de Chorão. "Na verdade não paga", respondeu o filho de Chorão. "A EMI simplesmente retém e a gente não vê esse dinheiro. As pessoas falam: 'Ah, chove dinheiro'. Não é assim. Para comprar, meu pai tomou uma dívida da EMI de advanceds (pagamentos adiantados de gravadoras aos músicos); para quitar a compra com o Marcão, o Champignon e o Pelado", afirmou.
A situação não envolveu o guitarrista Thiago Castanho, um dos grandes pivôs do recente rompimento dos músicos do Charlie Brown Jr com Alexandre Abrão, pois ele já estava fora há algum tempo. "O Thiago já tinha saído da banda antes. Com essa ruptura, para fazer voltar o Charlie Brown, ele chamou o Thiago de volta. Porém, como contratado. Todos os músicos que entraram no Charlie Brown Jr desde 2005 eram contratados", disse.
Outros problemas
Chorão não deixou apenas uma dívida com a EMI, de acordo com Alexandre. Outros problemas jurídicos permaneceram mesmo após a morte do cantor, em 2013.
"Não só dívida de advanced da EMI. A gente paga todos os problemas jurídicos. Porque o Charlie Brown tem problemas jurídicos da época do meu pai. Tem diversos processos", afirmou.
Por fim, Abrão destacou que não é o responsável por lidar com essa questão diretamente. "Cuido da parte bacana da coisa. Que fica aqui até não sei que horas editando vídeo para entrar no YouTube, no Instagram e no telão do show. A parte do dinheiro, para mim, sinceramente não faz muita diferença", concluiu.
A entrevista completa pode ser lida no site G1.
Charlie Brown Jr: Atritos entre membros da banda e o filho de Chorão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Anette Olzon explica o que a fez voltar a cantar músicas do Nightwish
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
Soundgarden começa mixagem do último trabalho de inéditas da carreira
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Floor Jansen salvou a carreira do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
Anette Olzon tentou contato com Tuomas Holopainen antes de shows cantando Nightwish

Charlie Brown Jr: Thiago e Marcão saem de tributo e citam "ego, vaidade e ganância"

7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Garoto de 10 anos destrói com "Enter Sandman", do Metallica, em programa de TV
Quem é a verdadeira Sopa onde pousou a Mosca da canção de Raul Seixas
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado
Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa


