Charlie Brown Jr: filho de Chorão fala pela 1ª vez sobre acusações de Thiago e Marcão
Por Igor Miranda
Postado em 01 de novembro de 2021
O perfil oficial do Charlie Brown Jr no Instagram, gerenciado por Alexandre Abrão, filho do falecido vocalista Chorão, divulgou um comunicado sobre o recente rompimento com os guitarristas Thiago Castanho e Marcão Britto. Os músicos anunciaram a saída da turnê "Chorão 50", que reuniria quase todos os ex-membros vivos da banda, e fizeram acusações contra Alexandre.
Charlie Brown Jr - Mais Novidades
Leia o texto na íntegra a seguir, conforme transcrito pelo Whiplash.Net.
"Lamentamos que a recente saída do Marcão e do Thiago do projeto da turnê comemorativa de 30 anos do Charlie Brown Jr tenha sido anunciada com tantos ataques, mentiras e rumores nas redes sociais.
A nossa história nunca deixou de ser pautada pelo carinho e pelo respeito a cada um daqueles que integraram as diferentes fases da banda. Por isso, desejamos ao Thiago e ao Marcão nada mais do que sucesso em seus trabalhos pessoais.
Porém, independentemente do nosso respeito a cada um, não será amparada nem admitida qualquer tentativa de se tomar à força o nome e os projetos do Charlie Brown Jr.
A conduta desleal vista nos últimos dias e as manifestações ofensivas publicadas na internet são o resultado de manobras irresponsáveis incentivadas por pessoas que pretendem valer-se de acusações falsas para iniciar a promoção de um projeto CBJR paralelo, desrespeitando o legado, os direitos e a memória de Chorão. Isso jamais será aceito, seja de quem for.
Agradecemos as inúmeras mensagens de apoio e alertamos a todos de que divulgações não autorizadas sobre celebrações e perfis paralelos não representam o Charlie Brown Jr. Seguimos firmes no propósito de proteger aquilo que sempre cultivamos, celebrando a música, o skate, o rock e a vida."
A versão de Thiago e Marcão
No último dia 24 de outubro, Thiago Castanho e Marcão Britto divulgaram uma nota conjunta para anunciar a saída da turnê "Chorão 50" e de qualquer outro projeto vinculado a Alexandre Abrão. Os músicos atribuíram a decisão a "ego, vaidade e ganância" por parte do filho de Chorão.
"Não concordamos com atitudes imaturas e irresponsáveis de quem diz estar a frente do negócio, o mesmo que provoca e debocha de pessoas e importantes veículos de comunicação, fazendo respingar sujeira na imagem de todos que estavam ali e inclusive na memória do Chorão", disseram os músicos.
Em seguida, Thiago e Marcão dizem que "várias transações foram realizadas" sem o conhecimento deles. "Estavam longe de serem transparentes como era nosso acordo, inclusive assuntos relacionados a shows. Apesar da existência de todos os discos que gravamos e sermos também os compositores da grande maioria das músicas, essa pessoa e seus representantes estão alegando que nunca fomos integrantes da banda, menosprezando o valor da nossa arte e ignorando toda a nossa história", declaram.
Os guitarristas destacaram que Chorão, falecido em 2013, "nunca fez carreira solo". "Independente dos desentendimentos que rolaram nos 21 anos que estivemos juntos, compartilhando deste sonho, ele era um cara que com todo seu talento sabia reconhecer o valor dos que estavam ali com ele. Era muito diferente do que vem sendo contado por aí agora, inclusive pelas redes sociais do Charlie Brown Jr (que não nos representam), tentando transformar de forma velada o CBJr em uma banda de um homem só, escondendo nossa imagem, nossa importância na construção e criação do que vocês conhecem como a banda", afirmam.
Thiago e Marcão declaram, ainda, que estão sendo "ameaçados e coagidos por pessoas que nunca fizeram parte da banda e que quase nunca participaram do convívio pessoal e profissional ao longo da existência do Charlie Brown Jr". Os músicos não deixam claro no que consistem tais intimidações.
Por fim, a dupla diz que irá celebrar os 30 anos do Charlie Brown Jr com outra turnê. "Apesar do reconhecimento da banda ter se expandido até fora do país, Charlie Brown, legalmente, é um importante personagem de uma grande empresa americana. Então, para realizarmos essa turnê, em 2022 sairemos na estrada com o 'C. Brown Jr - Tour Celebração 30 anos'. Juntos com vocês, que são os que nos movem, e com todo respeito que temos aos nossos brothers que não estão mais aqui com a gente, vamos manter vivo esse legado... e dessa vez deixa a história ser contada por quem realmente viveu ela", conclui a nota.
Dias após o comunicado ser divulgado, o projeto C. Brown Jr ganhou um perfil no Instagram. A foto de perfil da página traz todos os músicos que estavam envolvidos com a turnê anterior: Thiago, Marcão, os bateristas Bruno Graveto e André Pinguim Ruas, o baixista Heitor Gomes e o vocalista Egypcio. Com exceção do último, que integrava o Tihuana, todos os citados fizeram parte do Charlie Brown Jr.
A mesma foto foi compartilhada por todos os músicos citados. Apesar da ausência de um comunicado oficial que confirme a mudança de Gomes, Graveto, Ruas e Egypcio para o projeto de Castanho e Britto, a postagem da imagem por todos os músicos fala por si só. Além disso, uma publicação do site Uol atesta que os artistas citados "estão do lado de Thiago e Marcão e farão parte do projeto, deixando a turnê anunciada no perfil oficial do Charlie Brown Jr, em fevereiro, desfalcada".
Na época em que a tour anterior foi confirmada, Alexandre Abrão e Thiago Castanho haviam divulgado em suas redes que se reaproximaram.
O guitarrista teve um desentendimento público com o filho do vocalista, em 2019, após ter sido confirmado um show usando o nome da banda - devido à confusão, Xande e os músicos envolvidos com essa iniciativa (Marcão, Heitor e Pinguim) vieram a público explicar que se tratava de um tributo, não do retorno do grupo.
Charlie Brown Jr: Atritos entre membros da banda e o filho de Chorão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Ex-Metallica, Jason Newsted fala sobre vício em analgésicos
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Tommy Clufetos não ficou magoado com exclusão de álbum do Black Sabbath
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Freedom of Expression: o tema do Globo Repórter
A imensa diferença de tempo que o Metallica e Iron Maiden levam para se preparar para a turnê
O álbum clássico do Pink Floyd que Roger Waters já não aguenta mais ouvir

Charlie Brown Jr: Thiago e Marcão saem de tributo e citam "ego, vaidade e ganância"
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas
Eddie Vedder diz que tomar soco de Paul McCartney foi "um grande momento"
A lista de clássicos do Rock que foram regravados em versões pesadas pelo Iron Maiden
Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeram
A poética forma como Renato Russo "contou" pra mãe de Cazuza que também tinha AIDS
Stairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin



