Quando Renato Russo compôs hit inspirado em George Orwell e foi acusado de fascismo
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de abril de 2022
O compositor Renato Russo, da Legião Urbana, se inspirou em diversos temas ao longo de sua carreira na hora de escrever suas letras. Em um caso específico, o frontman acabou sendo acusado de ser fascista devido a parte dos fãs, que interpretaram a mensagem de forma errada.
Legião Urbana - Mais Novidades
Essa história foi contada pelo canal do Júlio Ettore, no YouTube, em uma série que analisa as músicas do álbum "As Quatro Estações". Na publicação sobre o clássico "Há Tempos", o youtuber explica que a canção marcou uma mudança de paradigma no estilo de composição das letras da banda.
"Essa foi uma das primeiras letras que ficaram prontas do álbum ‘As Quatro Estações’, foi um álbum complicado para ficar pronto. Ainda tinha o baixista Renato Rocha na formação. As letras estavam demorando muito para sair, por causa de uma crise criativa do Renato Russo. Um dos objetivos dessa faixa, que abria o disco, era deixar claro que a Legião Urbana tinha passado por uma transformação. A banda ainda estava marcada pelas músicas de protesto, como ‘Que País É Este’. Mas o Renato teve a ideia de fazer um disco mais leve", disse.
Em outro ponto, Júlio Ettore explicou que a música "Há Tempos" apresenta diversas inspirações por trás, incluindo o livro "1984", de George Orwell, que teria levado uma parcela dos fãs da Legião Urbana a acusar Renato Russo de fascista devido a associação dos termos "disciplina" e "liberdade".
"Essa música foi o primeiro single do disco, não tinha refrão e tem versos considerados rebuscados. Por isso o Renato dizia que consideravam ele o Olavo Bilac do Rock. Mas todos se identificaram e tocou no rádio".Essa letra fala sobre a depressão e qualquer estado de luto. É sobre os jovens que adoecem. O Renato disse que essa letra resume o álbum. Uma curiosidade é a parte da letra que diz ‘Disciplina é liberdade’. Existe uma frase de Aristóteles que é muito parecida. O Renato disse que, na verdade, se inspirou no livro ‘1984’, de George Orwell, para escrever essa frase. O livro conta a história de um mundo controlado totalmente por um partido político. O lema desse partido era ‘Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força’. Ainda assim, quando o disco foi lançado, muitos acusaram o Renato de ter escrito uma frase fascista, mas o Renato disse que não é. Ele diz que fala de autodisciplina. Ele não queria disciplinar outra pessoa", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Blaze Bayley se apresentará na América Latina em janeiro de 2027
O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison
Mastodon anuncia novo álbum e lança faixa com participação de Josh Homme
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
O álbum dos anos setenta que o Kiss achou que seria o último da carreira
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades

4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O que explica ausência total de parcerias entre Renato Russo e grandes nomes da MPB
O hit da Legião Urbana com pesadas críticas contra militares e inspirada em Tarot


