As cinco músicas gravadas pela Legião Urbana nunca lançadas que permanecem inéditas
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de janeiro de 2024
Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore comentou sobre as cinco músicas gravadas pela Legião Urbana que ainda não foram lançadas: "O Grande Inverno da Rússia", "Setor de Diversões Sul", "Juízo Final", "1977" e "Rapazes Católicos".
"Há músicas gravadas pela Legião que nunca foram lançadas. Isso segundo o Marcelo Fróes, maior conhecedor do acervo da banda. A primeira chama-se ‘1977’, escrita em 1983. Tem uma gravação com o Renato, Bonfá e Dado. Ela seria lançada em 2015, quando uma versão comemorativa do disco de estreia sairia com raridades. O plano era esse, mas a empresa do herdeiro do Renato alegou que ele era o único autor e, portanto, era contra o lançamento. O Dado já comprovou que os três são os autores.
Legião Urbana - Mais Novidades

A outra é ‘O Grande Inverno da Rússia’, que é instrumental. Ela é do Renato e do Ico Ouro-Preto. Chegou a ser cogitada para o ‘Dois’ e ‘Que País É Este’, mas o Renato disse que ela saiu por ser experimental demais. A terceira é ‘Juízo Final’, do Nelson Cavaquinho. A Legião ia gravar um cover para o ‘Dois’. Eles precisaram tirar uma música, mas seria uma levada pós-punk. Os diretos autorais pesaram também. A quarta é ‘Setor de Diversões Sul’, da época da ‘A Tempestade’. Ela faz referência a um setor de Brasília e é a única que quase ninguém ouviu. O Renato queria uma música para falar de Brasília. Alguns trechos aparecem em livros.
A ‘Mônica’ e o ‘Eduardo’ aparecem na música. Acabou que ficou de fora do disco e o Dado não colocou também no álbum ‘Uma Outra Estação’. Acharam que era pesada demais. Teriam outras gravações por aí, segundo o Gróes. Em entrevista dos anos 2000, ele disse que há demos acústicas no acervo e rascunhos no teclado eletrônico. Existem shows e gravações de ensaio, como sobras do ‘As Quatro Estações’. Há a possibilidade de uma quinta faixa inédita chamada ‘Rapazes Católicos’, versão de ‘Feedback Song for a Dying Friend’".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar

As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
As cinco músicas gravadas pela Legião Urbana nunca lançadas que permanecem inéditas
Por que Renato Russo não gostava de estudantes barbudos, revolucionários e marxistas


