As cinco músicas gravadas pela Legião Urbana nunca lançadas que permanecem inéditas
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de janeiro de 2024
Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore comentou sobre as cinco músicas gravadas pela Legião Urbana que ainda não foram lançadas: "O Grande Inverno da Rússia", "Setor de Diversões Sul", "Juízo Final", "1977" e "Rapazes Católicos".
"Há músicas gravadas pela Legião que nunca foram lançadas. Isso segundo o Marcelo Fróes, maior conhecedor do acervo da banda. A primeira chama-se ‘1977’, escrita em 1983. Tem uma gravação com o Renato, Bonfá e Dado. Ela seria lançada em 2015, quando uma versão comemorativa do disco de estreia sairia com raridades. O plano era esse, mas a empresa do herdeiro do Renato alegou que ele era o único autor e, portanto, era contra o lançamento. O Dado já comprovou que os três são os autores.
Legião Urbana - Mais Novidades

A outra é ‘O Grande Inverno da Rússia’, que é instrumental. Ela é do Renato e do Ico Ouro-Preto. Chegou a ser cogitada para o ‘Dois’ e ‘Que País É Este’, mas o Renato disse que ela saiu por ser experimental demais. A terceira é ‘Juízo Final’, do Nelson Cavaquinho. A Legião ia gravar um cover para o ‘Dois’. Eles precisaram tirar uma música, mas seria uma levada pós-punk. Os diretos autorais pesaram também. A quarta é ‘Setor de Diversões Sul’, da época da ‘A Tempestade’. Ela faz referência a um setor de Brasília e é a única que quase ninguém ouviu. O Renato queria uma música para falar de Brasília. Alguns trechos aparecem em livros.
A ‘Mônica’ e o ‘Eduardo’ aparecem na música. Acabou que ficou de fora do disco e o Dado não colocou também no álbum ‘Uma Outra Estação’. Acharam que era pesada demais. Teriam outras gravações por aí, segundo o Gróes. Em entrevista dos anos 2000, ele disse que há demos acústicas no acervo e rascunhos no teclado eletrônico. Existem shows e gravações de ensaio, como sobras do ‘As Quatro Estações’. Há a possibilidade de uma quinta faixa inédita chamada ‘Rapazes Católicos’, versão de ‘Feedback Song for a Dying Friend’".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
Greta Van Fleet retoma atividades e mostra trecho de nova música
O guitarrista que Eddie Van Halen achava ser melhor do que ele, e isto se revelou um problema
Como Paul McCartney fez Ringo Starr mudar ideia sobre os quatros novos filmes dos Beatles
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Anika Nilles dedica até seis horas diárias à preparação para turnê do Rush
"Alison Hell", o clássico do thrash metal inspirado em uma história perturbadora
Dado Villa-Lobos lança single inspirado nos netos, anuncia álbum e celebra 40 anos de "Dois"
Killswitch Engage faz post sobre Bangers Open Air e escolhe Legião Urbana como trilha sonora
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
A história por trás de "Pais e Filhos", a canção da Legião Urbana que muitos não entendem


