O astro do choro brazuca que tocou com John Paul Jones sem saber quem ele era
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de julho de 2022
O compositor e bandolinista Hamilton de Holanda é um dos grandes nomes do choro brasileiro e é reconhecido pelo seu trabalho tanto aqui quanto no exterior. Em entrevista ao canal Corredor 5, no YouTube, o músico relembrou uma divertida história de quando participou de um festival na França e acabou tocando com ninguém menos do que John Paul Jones, clássico baixista do Led Zeppelin.
"Teve outro lance que foi hilário e surpreendente! Eu estava no festival do Olivier Chabrol, de bandolim, lá no Sul da França. Eu estava dando um workshop e estava cheio de bandolinistas lá. Em uma hora, estava rolando uma música do Jacob do Bandolim chamada ‘Santa Morena’, que virou muito forte no choro. Tinha um baixo acústico no chão, aí peguei e comecei a tocar acompanhando a galera. Levantou um senhor e falou comigo com sotaque inglês: ‘Deixa que eu toco o baixo, assim os alunos vão te ver tocando bandolim. Vai ser melhor para eles. Eu falei que tudo bem. Aí no final da aula os alunos vieram falar comigo: ‘Bicho, esse cara tocando baixo é seu aluno? É o John Paul Jones! Baixista do Led Zeppelin! Eu não saquei! Ele já estava bem mais coroa. Tenho a imagem dele cabeludo. Eu não conheço tanto assim Led Zeppelin. Aí fui falar com ele e naquela noite tocamos juntos no festival. No meio de ‘Santa Morena’, abrimos para ele fazer um solo de improviso. Isso foi em 2004. Depois, ele botou no blog dele que ficou feliz por ter feito o primeiro solo de baixo acústico da vida dele!", disse.

Em outro ponto, Hamilton de Holanda comentou um pouco mais sobre suas experiências tocando no exterior com grandes personalidades.
"Toquei na Venezuela e foi fantástico! Outra coisa que foi um passo além foi tocar com a orquestra do Wynton Marsalis, foi formidável, músicos de jazz formidáveis. Também toquei no Festival de Montreux na Suíça algumas vezes e foi muito legal. Nessa ocasião, tive um frio na barriga nos ensaios! Comecei a ensaiar uns 8 meses antes. Fui decorando cada música da lista que me enviaram. Aí mudou tudo! E depois quando cheguei eram outras músicas! Só com harmonias cabeludas! Eles fizeram para me testar!", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
Baterista do Linkin Park tenta tocar Paralamas e é detonado: "João Barone dá de mil nele"
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
Site indica que Pantera fará turnê latino-americana em 2027
Bill Ward não quis participar da turnê de despedida do Black Sabbath
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
O disco dos anos 70 que David Ellefson considera perfeito
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
Jet anuncia show em São Paulo para abril de 2027

O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
O baterista que tocou com dois membros do Led Zeppelin sem saber quem eles eram
O grande baterista que John Paul Jones jamais colocaria para tocar no Led Zeppelin
A canção dos anos 60 que John Bonham via como uma espécie de modelo para o Led Zeppelin
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
A música do Led Zeppelin que fez Jimmy Page sentir que tinha morrido e ido ao céu
O integrante que Jimmy Page responsabiliza pelos plágios do Led Zeppelin: "A culpa é dele!"
O hit do Led Zeppelin com mais de 10 minutos de duração que foi escrito numa única noite


