O astro do choro brazuca que tocou com John Paul Jones sem saber quem ele era
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de julho de 2022
O compositor e bandolinista Hamilton de Holanda é um dos grandes nomes do choro brasileiro e é reconhecido pelo seu trabalho tanto aqui quanto no exterior. Em entrevista ao canal Corredor 5, no YouTube, o músico relembrou uma divertida história de quando participou de um festival na França e acabou tocando com ninguém menos do que John Paul Jones, clássico baixista do Led Zeppelin.
"Teve outro lance que foi hilário e surpreendente! Eu estava no festival do Olivier Chabrol, de bandolim, lá no Sul da França. Eu estava dando um workshop e estava cheio de bandolinistas lá. Em uma hora, estava rolando uma música do Jacob do Bandolim chamada ‘Santa Morena’, que virou muito forte no choro. Tinha um baixo acústico no chão, aí peguei e comecei a tocar acompanhando a galera. Levantou um senhor e falou comigo com sotaque inglês: ‘Deixa que eu toco o baixo, assim os alunos vão te ver tocando bandolim. Vai ser melhor para eles. Eu falei que tudo bem. Aí no final da aula os alunos vieram falar comigo: ‘Bicho, esse cara tocando baixo é seu aluno? É o John Paul Jones! Baixista do Led Zeppelin! Eu não saquei! Ele já estava bem mais coroa. Tenho a imagem dele cabeludo. Eu não conheço tanto assim Led Zeppelin. Aí fui falar com ele e naquela noite tocamos juntos no festival. No meio de ‘Santa Morena’, abrimos para ele fazer um solo de improviso. Isso foi em 2004. Depois, ele botou no blog dele que ficou feliz por ter feito o primeiro solo de baixo acústico da vida dele!", disse.
Em outro ponto, Hamilton de Holanda comentou um pouco mais sobre suas experiências tocando no exterior com grandes personalidades.
"Toquei na Venezuela e foi fantástico! Outra coisa que foi um passo além foi tocar com a orquestra do Wynton Marsalis, foi formidável, músicos de jazz formidáveis. Também toquei no Festival de Montreux na Suíça algumas vezes e foi muito legal. Nessa ocasião, tive um frio na barriga nos ensaios! Comecei a ensaiar uns 8 meses antes. Fui decorando cada música da lista que me enviaram. Aí mudou tudo! E depois quando cheguei eram outras músicas! Só com harmonias cabeludas! Eles fizeram para me testar!", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps