O astro do choro brazuca que tocou com John Paul Jones sem saber quem ele era
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de julho de 2022
O compositor e bandolinista Hamilton de Holanda é um dos grandes nomes do choro brasileiro e é reconhecido pelo seu trabalho tanto aqui quanto no exterior. Em entrevista ao canal Corredor 5, no YouTube, o músico relembrou uma divertida história de quando participou de um festival na França e acabou tocando com ninguém menos do que John Paul Jones, clássico baixista do Led Zeppelin.
"Teve outro lance que foi hilário e surpreendente! Eu estava no festival do Olivier Chabrol, de bandolim, lá no Sul da França. Eu estava dando um workshop e estava cheio de bandolinistas lá. Em uma hora, estava rolando uma música do Jacob do Bandolim chamada ‘Santa Morena’, que virou muito forte no choro. Tinha um baixo acústico no chão, aí peguei e comecei a tocar acompanhando a galera. Levantou um senhor e falou comigo com sotaque inglês: ‘Deixa que eu toco o baixo, assim os alunos vão te ver tocando bandolim. Vai ser melhor para eles. Eu falei que tudo bem. Aí no final da aula os alunos vieram falar comigo: ‘Bicho, esse cara tocando baixo é seu aluno? É o John Paul Jones! Baixista do Led Zeppelin! Eu não saquei! Ele já estava bem mais coroa. Tenho a imagem dele cabeludo. Eu não conheço tanto assim Led Zeppelin. Aí fui falar com ele e naquela noite tocamos juntos no festival. No meio de ‘Santa Morena’, abrimos para ele fazer um solo de improviso. Isso foi em 2004. Depois, ele botou no blog dele que ficou feliz por ter feito o primeiro solo de baixo acústico da vida dele!", disse.

Em outro ponto, Hamilton de Holanda comentou um pouco mais sobre suas experiências tocando no exterior com grandes personalidades.
"Toquei na Venezuela e foi fantástico! Outra coisa que foi um passo além foi tocar com a orquestra do Wynton Marsalis, foi formidável, músicos de jazz formidáveis. Também toquei no Festival de Montreux na Suíça algumas vezes e foi muito legal. Nessa ocasião, tive um frio na barriga nos ensaios! Comecei a ensaiar uns 8 meses antes. Fui decorando cada música da lista que me enviaram. Aí mudou tudo! E depois quando cheguei eram outras músicas! Só com harmonias cabeludas! Eles fizeram para me testar!", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Em trecho de nova biografia, Dave Mustaine fala sobre demissão de David Ellefson do Megadeth
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
David Ellefson diz que o Megadeth não existiria sem ele
Absolute Power, projeto heavy metal de Shane Embury (Napalm Death) anuncia álbum

A condição necessária ao Led Zeppelin para que atingissem a "quinta dimensão"
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A música do Led Zeppelin que mexeu com a cabeça do jovem Geddy Lee
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
A banda que Brian May chamou de "mágica" e gostaria de ter integrado
A música do Genesis em que Phil Collins tentou tocar como seu grande ídolo
O baixista que John Paul Jones considera perfeito e sempre soube tocar na hora certa
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
O disco onde Robert Plant superou o Led Zeppelin, nas palavras dele mesmo


