A banda brasileira que foi o "mais próximo da beatlemania", segundo Luiz Felipe Carneiro
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de julho de 2022
O youtuber e jornalista Luiz Felipe Carneiro, do canal Alta Fidelidade, soltou um vídeo em que comenta aspectos sobre o disco clássico "Revoluções Por Minuto", álbum de estreia do RPM lançado em 1985.
RPM - Mais Novidades
Os primórdios do RPM
"Paulo Ricardo e Luiz Schiavon se conheceram por acaso e montaram uma banda de jazz, que não deu em nada. Depois, fizeram uma banda de rock progressivo chamada Aura, mas eles nunca estavam satisfeitos e não gravaram nada. O Paulo Ricardo foi para a França com sua namorada, depois se separou e foi para Londres. Trabalhou como crítico musical, escutou os discos e retomou o contato com o Schiavon. Retornando ao Brasil, surgiu a ideia de montar uma banda no estilo new romantic, que fazia sucesso na Inglaterra. Recrutaram o guitarrista Fernando Deluqui e o baterista Moreno Júnior, de 15 anos de idade".
A troca do baterista
"Nesse momento, escreveram ‘Olhar 43’ e ‘Revoluções Por Minuto’, sem terem noção do que elas se transformariam. Foram gravadas em um compacto, mas a gravadora CBS achou pouco comercial. No ano seguinte, eles mudariam de ideia e contratariam a banda. ‘Louras Geladas’ então estourou. Isso foi entre 1984 e 1985. O baterista então saiu, entrou o Charles Gavin de maneira relâmpago, aí veio depois o Paulo Pagni, que entrou durante as gravações do disco. Por isso ele não aparece na capa".
O sucesso inesperado
"O álbum chegou em junho de 1985 com o lado A repleto de sucessos e o lado B mais sombrio. A gravadora imaginava vender 20 mil cópias e vendeu, de cara, 600 mil cópias. É um som que lembra o rock progressivo, mas vai para o pop também. Foram pelo menos 5 sucessos de cara. Tinha muito sintetizador e as letras inteligentes do Paulo Ricardo. Virou febre nacional, estavam toda hora na televisão".
O papel de Ney Matogrosso e Manoel Poladian: nova "beatlemania"
"O Ney Matogrosso falou para seu empresário Manoel Poladian que o RPM era uma mina de ouro. Aí ele entrou na jogada. Até 1987 foram 270 shows para um público de mais de 2 milhões de pessoas. A direção era do Ney e os quatro RPMs viraram rockstars. Em Belém, a banda só podia andar de carro blindado. Os fãs tentaram invadir o hotel pelo telhado. No Recife, 2 mil pessoas recepcionaram o conjunto no aeroporto. Em Brasília, o ônibus da banda foi virado de pernas para o ar pelos fãs. Provavelmente, foi o mais próximo de uma beatlemania que o Brasil teve".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

De RPM a Madonna: os álbuns que encalharam nas lojas brasileiras, segundo varejista
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
Os astros da música brasileira que quase superaram vendas do RPM, segundo Paulo Ricardo


