A música do Raul Seixas que é um protesto contra as músicas de protesto
Por Bruce William
Postado em 25 de agosto de 2022
Neste vídeo da série "Segundou com Raul!!", sob o título "Qual é a história de...", Júlio Ettore, youtuber e historiador do Rock Nacional, traz seis curiosidades sobre "... Eu também vou reclamar", música lançada por Raul Seixas no seu álbum de 1976, "Há 10 Mil Anos Atrás".
Logo no começo do vídeo Júlio explica que a música é um protesto contra as músicas de protesto, e um pouco adiante mostra trecho de um artigo que Paulo Coelho escreveu em 1976 para um jornal de música: "(...)uma visão da chatice insuportável da MPB, com todo mundo dizendo que é pra parar o mundo que eu quero descer, que é um pobre rapaz latino-americano, que é nuvem passageira e outras coisas mais".
Mas Júlio deixa claro que isto não quer dizer que Raul ou Paulo fossem contra as músicas de protesto - inclusive Raul se orgulhava de ter feito letras de protesto no passado - mas sim no sentido que naquele ano de 1976 isto havia "virado moda" o que, conforme Júlio, faz com que a coisa perca um pouco de sua legitimidade.
"Mais que isso, o que o Raul estava querendo dizer é que ele era um cara isolado dentro da música brasileira, que ele não participava de grupos". Esta foi a conclusão ao qual chegou Lucas Souza em sua Tese de Doutorado "Construção e autoconstrução de um mito: análise sociológica da trajetória artística de Raul Seixas", defendida na USP: "O grande ataque contra a música popular brasileira se encontra em 'Eu também vou reclamar'. A moda de protestar através da música, algo que, além de comum era bastante cobrado dos artistas nessa década de 1970, virou o alvo central das críticas de Raul Seixas nessa canção. Ao abrir fogo contra uma tendência importante da música popular, Raul Seixas reforça sua posição de artista 'solitário' nessa cena musical. E suas críticas a alguns artistas da MPB vão encorpar seus argumentos", diz o trecho da Tese exibido por Júlio, que por fim ainda mostra um trecho de uma declaração do próprio Raul dizendo: "você sabe que eu não pertenço a isso... a música popular brasileira, a tal MPB... eu não pertenço a isso(...) é uma gente muito séria, muito fechada, muito cheia de preconceito".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
A banda alemã da qual John Lydon (Sex Pistols) tentou fazer parte
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Michael Sweet recusa King Diamond, mas aceita tocar junto
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
A controversa música "pró-Israel" gravada por Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
Como o Dead Kennedys influenciou o Slayer, segundo Dave Lombardo


A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Raul Seixas: cadáver do cantor não havia se decomposto até 2012, segundo biógrafo
As aventuras de Raul Seixas na academia: "Sapato, meia social e bermuda agarradinha"


