A música do Raul Seixas que é um protesto contra as músicas de protesto
Por Bruce William
Postado em 25 de agosto de 2022
Neste vídeo da série "Segundou com Raul!!", sob o título "Qual é a história de...", Júlio Ettore, youtuber e historiador do Rock Nacional, traz seis curiosidades sobre "... Eu também vou reclamar", música lançada por Raul Seixas no seu álbum de 1976, "Há 10 Mil Anos Atrás".
Logo no começo do vídeo Júlio explica que a música é um protesto contra as músicas de protesto, e um pouco adiante mostra trecho de um artigo que Paulo Coelho escreveu em 1976 para um jornal de música: "(...)uma visão da chatice insuportável da MPB, com todo mundo dizendo que é pra parar o mundo que eu quero descer, que é um pobre rapaz latino-americano, que é nuvem passageira e outras coisas mais".
Mas Júlio deixa claro que isto não quer dizer que Raul ou Paulo fossem contra as músicas de protesto - inclusive Raul se orgulhava de ter feito letras de protesto no passado - mas sim no sentido que naquele ano de 1976 isto havia "virado moda" o que, conforme Júlio, faz com que a coisa perca um pouco de sua legitimidade.
"Mais que isso, o que o Raul estava querendo dizer é que ele era um cara isolado dentro da música brasileira, que ele não participava de grupos". Esta foi a conclusão ao qual chegou Lucas Souza em sua Tese de Doutorado "Construção e autoconstrução de um mito: análise sociológica da trajetória artística de Raul Seixas", defendida na USP: "O grande ataque contra a música popular brasileira se encontra em 'Eu também vou reclamar'. A moda de protestar através da música, algo que, além de comum era bastante cobrado dos artistas nessa década de 1970, virou o alvo central das críticas de Raul Seixas nessa canção. Ao abrir fogo contra uma tendência importante da música popular, Raul Seixas reforça sua posição de artista 'solitário' nessa cena musical. E suas críticas a alguns artistas da MPB vão encorpar seus argumentos", diz o trecho da Tese exibido por Júlio, que por fim ainda mostra um trecho de uma declaração do próprio Raul dizendo: "você sabe que eu não pertenço a isso... a música popular brasileira, a tal MPB... eu não pertenço a isso(...) é uma gente muito séria, muito fechada, muito cheia de preconceito".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
"Não dá para fazer uma lista de músicas do Judas Priest sem incluir 'Painkiller'", diz Ian Hill
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
Quando George Harrison e um Ringo bêbado salvaram Eric Clapton de uma saia justa no Cream
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Ian Hill comenta aposentadoria e declara que "não tinha escolha"
A rockstar que quase perdeu a perna na turnê do AC/DC: "Não vai fazer esse show"



"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
A curiosa história da quase parceria entre Lobão e Raul Seixas nos anos 1970
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O profundo significado do "Trem" nas letras de Raul Seixas, segundo o próprio


