A música do Raul Seixas que é um protesto contra as músicas de protesto
Por Bruce William
Postado em 25 de agosto de 2022
Neste vídeo da série "Segundou com Raul!!", sob o título "Qual é a história de...", Júlio Ettore, youtuber e historiador do Rock Nacional, traz seis curiosidades sobre "... Eu também vou reclamar", música lançada por Raul Seixas no seu álbum de 1976, "Há 10 Mil Anos Atrás".
Logo no começo do vídeo Júlio explica que a música é um protesto contra as músicas de protesto, e um pouco adiante mostra trecho de um artigo que Paulo Coelho escreveu em 1976 para um jornal de música: "(...)uma visão da chatice insuportável da MPB, com todo mundo dizendo que é pra parar o mundo que eu quero descer, que é um pobre rapaz latino-americano, que é nuvem passageira e outras coisas mais".
Mas Júlio deixa claro que isto não quer dizer que Raul ou Paulo fossem contra as músicas de protesto - inclusive Raul se orgulhava de ter feito letras de protesto no passado - mas sim no sentido que naquele ano de 1976 isto havia "virado moda" o que, conforme Júlio, faz com que a coisa perca um pouco de sua legitimidade.
"Mais que isso, o que o Raul estava querendo dizer é que ele era um cara isolado dentro da música brasileira, que ele não participava de grupos". Esta foi a conclusão ao qual chegou Lucas Souza em sua Tese de Doutorado "Construção e autoconstrução de um mito: análise sociológica da trajetória artística de Raul Seixas", defendida na USP: "O grande ataque contra a música popular brasileira se encontra em 'Eu também vou reclamar'. A moda de protestar através da música, algo que, além de comum era bastante cobrado dos artistas nessa década de 1970, virou o alvo central das críticas de Raul Seixas nessa canção. Ao abrir fogo contra uma tendência importante da música popular, Raul Seixas reforça sua posição de artista 'solitário' nessa cena musical. E suas críticas a alguns artistas da MPB vão encorpar seus argumentos", diz o trecho da Tese exibido por Júlio, que por fim ainda mostra um trecho de uma declaração do próprio Raul dizendo: "você sabe que eu não pertenço a isso... a música popular brasileira, a tal MPB... eu não pertenço a isso(...) é uma gente muito séria, muito fechada, muito cheia de preconceito".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
A música lado B que salvou o AC/DC quando a banda estava perto de desistir
Robert Trujillo diz que foi "surreal" e "estranho" receber fortuna após entrar no Metallica
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
O hit que virou hino da Copa sem jabá nem marketing, segundo Regis Tadeu
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne


Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Como teria sido a carreira de Raul Seixas se não tivesse morrido? ChatGPT responde
A icônica reportagem de Glória Maria em que Raul Seixas disse que foi atropelado por onda


