A música do Raul Seixas que é um protesto contra as músicas de protesto
Por Bruce William
Postado em 25 de agosto de 2022
Neste vídeo da série "Segundou com Raul!!", sob o título "Qual é a história de...", Júlio Ettore, youtuber e historiador do Rock Nacional, traz seis curiosidades sobre "... Eu também vou reclamar", música lançada por Raul Seixas no seu álbum de 1976, "Há 10 Mil Anos Atrás".
Logo no começo do vídeo Júlio explica que a música é um protesto contra as músicas de protesto, e um pouco adiante mostra trecho de um artigo que Paulo Coelho escreveu em 1976 para um jornal de música: "(...)uma visão da chatice insuportável da MPB, com todo mundo dizendo que é pra parar o mundo que eu quero descer, que é um pobre rapaz latino-americano, que é nuvem passageira e outras coisas mais".
Mas Júlio deixa claro que isto não quer dizer que Raul ou Paulo fossem contra as músicas de protesto - inclusive Raul se orgulhava de ter feito letras de protesto no passado - mas sim no sentido que naquele ano de 1976 isto havia "virado moda" o que, conforme Júlio, faz com que a coisa perca um pouco de sua legitimidade.
"Mais que isso, o que o Raul estava querendo dizer é que ele era um cara isolado dentro da música brasileira, que ele não participava de grupos". Esta foi a conclusão ao qual chegou Lucas Souza em sua Tese de Doutorado "Construção e autoconstrução de um mito: análise sociológica da trajetória artística de Raul Seixas", defendida na USP: "O grande ataque contra a música popular brasileira se encontra em 'Eu também vou reclamar'. A moda de protestar através da música, algo que, além de comum era bastante cobrado dos artistas nessa década de 1970, virou o alvo central das críticas de Raul Seixas nessa canção. Ao abrir fogo contra uma tendência importante da música popular, Raul Seixas reforça sua posição de artista 'solitário' nessa cena musical. E suas críticas a alguns artistas da MPB vão encorpar seus argumentos", diz o trecho da Tese exibido por Júlio, que por fim ainda mostra um trecho de uma declaração do próprio Raul dizendo: "você sabe que eu não pertenço a isso... a música popular brasileira, a tal MPB... eu não pertenço a isso(...) é uma gente muito séria, muito fechada, muito cheia de preconceito".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto



5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A chave oculta no disco do Led Zeppelin que Raul usou para abrir as portas do conhecimento
Raul Seixas - Perguntas e respostas e curiosidades


